Elemento, ID no CSS.

12/03/2016

0

Pergunta simples e direta, em resumo o css muda todos os elementos da página(HTML), em base, tudo se resume aos elementos html e id´s criados?
Marluce Neves

Marluce Neves

Responder

Post mais votado

12/03/2016

Vou ser direto: o post esta confuso e sinceramente não entendi a pergunta.

O CSS afeta a todos os elementos do HTML independentes se tenham ou não ID´s. Afinal não é obrigatório criar "Names e IDs" para todos os controles de uma página.

A forma mais produtiva de utilizar-se do CSS é através de "classes" (class), pois ao utilizar-se class fica mais dinâmico e reaproveita melhor o estilo criado. Podendo ser aplicado ao um controle ou em vário controles de uma mesma página. Se usar ID, para criar um estilo, só poderá ter um controle sendo afetado por aquele estilo por página.

Claro que dependendo do que se deseja é melhor alterar as características do controle por ID ou invés utilizar class.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

12/03/2016

Marluce Neves

O melhor é classes em vez de id, queria uma forma de "centralizar" os estudos, alem dos elementos html.
Responder

13/03/2016

Marcelo Pastore

Marluce, uma apostila de CSS geralmente não é muito extensa e acredito que pegue o principal.
Responder

14/03/2016

Jothaz

Sempre digo que não existem soluções pré-definidas nem roteiros, pois desenvolvimento baseia-se fundamentalmente em criatividade.
Então na minha humilde opinião o importante é absorver amplamente todos os conceitos para usá-los nos cenário adequados.

Quando você "centraliza", corre-se o risco de deixar muito conteúdo importante de fora.

Claro que existem recomendações e melhores práticas, mas tudo depende do cenário e do objetivo.

O usdo de classe permite uma abordagem mais dinâmica e reaproveitar melhor o estilo gerado.

Por exemplo usando o jQuery Mask Plugin, definindo os estilos como classe, fica mais simples e pode ser utilizado em qualquer campo com qualquer ID em todo o seu projeto. Com isto seu estilo e reaproveitado de forma mais completa. Se fosse usar ID teria de criar um estilo para cada ID o que seria muito mais trabalhoso.

  $('.data').mask('00/00/0000');
  $('.hora').mask('00:00:00');
  $('.data_hora').mask('00/00/0000 00:00:00');
  $('.cep').mask('00000-000');
  $('.fone').mask('0000-0000');
  $('.fone_com_ddd').mask('(00) 0000-0000');
  $('.fone_us').mask('(000) 000-0000');


Em outros casos o idela é criar um estilo único para um controle do HTML. Por exemplo você pode definir que o <H3> (cabeçalho padrão) tenha o seguinte estilo:

h3 {
	font-size: 2.3em;
	line-height: 1.3em;
	margin: 15px 0;
	text-align: center;
	font-weight: 300;
}


Assim em qualquer lugar que você utilizar o controle <H3> este estilo será aplicado o que facilita e simplifica a codificação.

Outra forma é definir um estilo para um ID, mas quando usar esta solução?
A resposta seria quando você achar necessário, você como o desenvolvedor é quem conhece o cenário plenamente e portanto cabe a você decidir-se.

Mas você pode utilizar ID's, por exemplo, para partes únicas da estrutura de seu layout, como: cabeçalho, rodapé, topo, menu.

Finalizando siga o seu bom senso, seja critica e use sua criatividade. E tente ver a questão de todos os ângulos, sei que é mais trabalhoso que seguir roteiros e soluções pré-definidas, mas vai liberar seu processo criativo.

E ninguém falou que seria fácil. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder

14/03/2016

Marluce Neves

Marluce, uma apostila de CSS geralmente não é muito extensa e acredito que pegue o principal.


Estou dando uma passa apenas, tentar responder as questões!
Fazendo um isso e acompanhando com video aulas Marcelo.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar