excel para o gridview

22/05/2011

0

Galera, tenho uma planilha em excel e quero importar ela pra o meu gridview e então salva-la no meu banco de dados, mas não sei como fazer. Alguem pode me ajudar? Estou usando c#
Cintia Ribeiro

Cintia Ribeiro

Responder

Posts

15/07/2011

Ronaldo Alves

Primeiro vc deve conectar a esta planinha, vou postar um exemplo que uso para pegar um xls, importar para grid e imprimir etiquetas a partir  da grid.

private void btnxls_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            if(string.IsNullOrEmpty(tBnomePlanilha.Text))
            {
                MessageBox.Show("Entre com o nome da planilha.", this.Text, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information);
                tBnomePlanilha.Focus();
                return;
            }
            try
            {
                OpenFileDialog vAbreArq = new OpenFileDialog();
                vAbreArq.Filter = "Microsoft Excel 2000 e 2003 (*.xls)|*.xls";
                vAbreArq.Title = "Stigma - Selecione o arquivo";

                if (vAbreArq.ShowDialog() == DialogResult.OK)
                {
                    DataSet ds = new DataSet();
                    OleDbConnection conexao = new OleDbConnection("Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;" +
                                                                  "Data Source=" + vAbreArq.FileName + ";" +
                                                                  "Extended Properties=Excel 8.0;");

                    //OleDbDataAdapter da = new OleDbDataAdapter("SELECT * FROM [CLIENTE$]", conexao);
                    OleDbDataAdapter da = new OleDbDataAdapter("SELECT * FROM [" + tBnomePlanilha.Text + "$]", conexao);
                    conexao.Open();
                    da.Fill(ds);
                   
                   

                    dgvExcel.DataSource = ds.Tables[0];
                    var gridExcel = dgvExcel;
                    gridExcel.AutoSizeRowsMode = DataGridViewAutoSizeRowsMode.DisplayedCellsExceptHeaders;
                    gridExcel.ColumnHeadersBorderStyle = DataGridViewHeaderBorderStyle.Sunken;
                    gridExcel.RowsDefaultCellStyle.BackColor = Color.White;
                    gridExcel.AlternatingRowsDefaultCellStyle.BackColor = Color.Silver;
                    //altera o nome das colunas
                    gridExcel.SelectionMode = DataGridViewSelectionMode.FullRowSelect;
                    gridExcel.MultiSelect = false;
                    gridExcel.DefaultCellStyle.NullValue = "-";
                    gridExcel.DefaultCellStyle.WrapMode = DataGridViewTriState.True;
                    conexao.Close();
                }
            }
            catch (Exception ex)
            {
                MessageBox.Show("Erro: " + ex.Message.ToString(), "Aviso", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
            }
          
        }

qualquer duvida me chame.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar