[quote:bf90e9f063=´Amilton/Pr´]E como se faz a conexão do banco. No Win uso arquivo .ini com o caminho do banco e no Linux como é feita essa conexão?
Tem que instalar a versão Server no Servidor e Client nas estações sendo essa versão pra Linux tbem?
Sobre Udfs e Dll elas precisam ter a extensão pra Linux ou preciso baixar Dlls para o Firebird em Linux.
Obrigado pela atenção[/quote:bf90e9f063]
Amigo, a conexão fica da mesma forma, veja este artigo
Acesse o CL8 como usuário root.
Caso você não tenha acesso à Internet pelo Linux, você pode baixar o pacote de instalação do Firebird pelo Windows, depois é só montar a partição Windows do seu HD através do comando # mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/win. Tal procedimento pressupõe que você tenha o Windows e Linux no mesmo e primeiro disco rígido e que o sistema de arquivos seja FAT ou FAT32.
Copie o pacote de instalação para um diretório do Linux. Abra um terminal através do Konsole. De dentro do diretório no qual está seu pacote, inicie a instalação do Firebird através do comando: rpm -ivh nome_do_arquivo. Você também pode fazer isso em modo gráfico através do aplicativo Kpackage que é um gerenciador de pacotes que acompanha a distro CL8. Se tudo ocorrer bem ao final da instalação o Firebird já estará ´startado´.
Verifique isso através do comando:
# service firebird status.
Por padrão o Firebird estará como opção marcada no aplicativo ntsysv, cuja finalidade é iniciar automaticamente alguns serviços do Linux. Você pode verificar isso através do comando ntsysv. Se não desejar que o Firebird seja iniciado automaticamente, desmarque esta opção.
Se houver alguma inconsistência de configuração, o Firebird não será iniciado. Sendo assim, execute o linuxconf, pois certamente alguma configuração de rede pode estar equivocada.
Na tela principal clique no botão ´Rede´. Na aba ´Tarefas de Cliente´ clique em ´Nome da Máquina e Dispositivos IP de Rede´. Agora, na aba ´Nome da Máquina´, deve conter na caixa de edição: ´nome_sua_maquina.localdomain´. Na aba ´Adaptador 1´ os ítens nela descritos deverão estar na seguinte forma:
-Primeiro nome + Domínio = nome_sua_maquina.localdomain
-Apelidos (opc) = nome_sua_maquina
-Endereço IP = 127.0.0.1 (ou outro)
-Máscara (opc) = 255.0.0.0
-Dispositivo de Rede = eth0
-Modulo do Kernel = SIS900 (ou de acordo com a sua placa).
Ressalta-se que algumas das configurações acima dependem do tipo de hardware.
Finalize a execução do linuxconf clicando em ´Aceitar´.
Após a finalização do linuxconf, parte das configurações escolhidas serão escritas nos arquivos /etc/hosts e /etc/hosts.equiv. Por isso não adianta manipular esses arquivos se a configuração de rede não estiver correta. Ao final seus arquivos /etc/hosts e /etc/hosts.equiv deverão conter o seguinte:
arquivo /etc/hosts
127.0.0.1 nome_sua_maquina.localdomain nome_sua_maquina
127.0.0.1 localhost
arquivo /etc/hosts.equiv
127.0.0.1 localhost
nome_sua_maquina.localdomain
Para testar a conexão com banco de dados, primeiramente copie alguns arquivos como ibmgr, isql, gfix, gbak para o diretório /bin do Linux, pois ele busca a maioria dos comandos a serem executados neste diretório (esse passo é opcional).
Em seguida acesse o diretório e conecte o banco de dados:
# cd /opt/interbase/bin
isql -user sysdba -password masterkey (depois desse ponto todos os comandos precisam terminar com ponto e vírgula).
CONNECT /opt/interbase/examples/employee.gdb;
SHOW table;
SELECT * FROM SALES;
E assim por diante. Para sair digite QUIT acrescido de ponto e vírgula. (QUIT;)
Para outras informações sobre o Firebird consulte Release Notes. Você pode acessá-lo em
/opt/interbase/doc/FB1_ReleaseNotes.pdf