Firebird suporta múltiplas conexões em modo arquivo?

17/12/2009

0

Pessoal, boa tarde a todos do fórum!   Eu gostaria de inovar em meus aplicativos Java usando o Firebird como BD, principalmente porquê tenho uma necessidade especial neste projeto e não quero ficar preso ao MS ACCESS toda vez que tiver que encarar uma situação como essa. Mas se não tiver uma alternativa a curto prazo, vou ser forçado a fazer mais um sistema em ACCESS... Vou explicar melhor:   Tenho que criar um sistema que funcione sem servidor de SGBD, para acessos concorrentes de 20 a 50 máquinas cliente no máximo. Vou ter que usar um banco baseado em arquivo, salvo na rede numa pasta de arquivos, e que essas máquinas consigam acessar o banco sem conflitos. Eu consegui fazer isso com o ACCESS, tendo que criar mecanismos na programação para controlar a concorrência (em casos em que esta era demasiada elevada), mas no geral funcionou bem para essa demanda. Dentro desse mesmo cenário, gostaria de saber se o Firebird pode ser usado. Sei que o ideal é usar o SGBD numa máquina servidora, que rode como um serviço...mas ressalto que não tenho como rodar o Firebird como server numa máquina servidora aqui porquê por diretrizes internas da empresa, a área de TI não disponibiliza um SGBD e não permite acesso ao servidor para instalar e rodar um.
Estou fazendo esse projeto para um departamento "pequeno" que têm a necessidade de um sistema com acesso concorrente. E por essas limitações, têm que ser em arquivo.   Gostaria muito de abandonar o ACCESS, por isso peço ajuda nesta situação.   Como terceira opção, estou cogitando em usar o SQL SERVER Compact... mas se o Firebird puder ser usado neste cenário, similarmente o que consegui com o ACCESS, será ótimo!
   
Diego Mota

Diego Mota

Responder

Posts

18/12/2009

Emerson Nascimento

esses "arquivos" serão gravados em alguma máquina, certo? o servidor do Firebird não pode ser instalado nessa mesma máquina?
Responder

19/12/2009

Diego Mota

Então, se tivesse como, eu faria. O problema é que é um departamento pequeno e a área de T.I. nao disponibiliza o acesso para instalar no servidor. O único jeito é salvar como arquivo, e realizar o acesso ao arquivo (como é feito com o MS ACCESS, por exemplo).
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar