Fórum Forçar uso de índice no Firebird / Interbase #210960
01/02/2004
0
Olá amigos,
Estou com um problema, tenho uma base de dados com a seguinte tabela: DB_PRODUTOS, que tem os seguintes campos: FD_CODIGO, FD_DESCRICAO.
criei um índice chamado IDX_FD_DESCRICAO para o campo FD_DESCRICAO, até aí tudo bem mas...
quando solicito o seguinte:
select * from DB_PRODUTOS where FD_DESCRICAO like ´FABE¬´;
o Firebird usa o índice IDX_FD_DESCRICAO e a exibição do resultado é fulminante!
mas... quando selicito assim:
select * from DB_PRODUTOS where FD_DESCRICAO like ´FABE¬´ order by FD_DESCRICAO
o Firebird NÃO usa o índice IDX_FD_DESCRICAO e a exibição do resultado é MUITO LENTO!
gostaria de saber como ´FORÇAR´ o Firebird a usar o índice IDX_FD_DESCRICAO e retornar os dados ordenados pelo ORDER BY de forma fulminante!
Detalhe: A tabela FD_PRODUTOS está com 500.000 (quinhentos mil) registros.
Desde já agradeço a todos...
Rubens Luiz
[color=red:15ab75b483][b:15ab75b483]Editado(Beppe): Utilize a capitalização correta no título.[/b:15ab75b483][/color:15ab75b483]
Estou com um problema, tenho uma base de dados com a seguinte tabela: DB_PRODUTOS, que tem os seguintes campos: FD_CODIGO, FD_DESCRICAO.
criei um índice chamado IDX_FD_DESCRICAO para o campo FD_DESCRICAO, até aí tudo bem mas...
quando solicito o seguinte:
select * from DB_PRODUTOS where FD_DESCRICAO like ´FABE¬´;
o Firebird usa o índice IDX_FD_DESCRICAO e a exibição do resultado é fulminante!
mas... quando selicito assim:
select * from DB_PRODUTOS where FD_DESCRICAO like ´FABE¬´ order by FD_DESCRICAO
o Firebird NÃO usa o índice IDX_FD_DESCRICAO e a exibição do resultado é MUITO LENTO!
gostaria de saber como ´FORÇAR´ o Firebird a usar o índice IDX_FD_DESCRICAO e retornar os dados ordenados pelo ORDER BY de forma fulminante!
Detalhe: A tabela FD_PRODUTOS está com 500.000 (quinhentos mil) registros.
Desde já agradeço a todos...
Rubens Luiz
[color=red:15ab75b483][b:15ab75b483]Editado(Beppe): Utilize a capitalização correta no título.[/b:15ab75b483][/color:15ab75b483]
Rubens
Curtir tópico
+ 0
Responder
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)