Fórum Introdução a Expressões Regulares com Java #569647

09/04/2009

0

[b]Introdução a Expressões Regulares com Java[/b] Por Tadeu R. A. Santos A partir da versão 1.4 do J2SE, Java conta com um bom suporte a expressões regulares. Este tutorial tenta servir de introdução a este conceito com aplicação Java. 1. O que são expressões regulares? Trata-se de um método formal para se especificar um padrão de texto. O uso de expressões regulares na computação é abundante e praticamente pré-histórico. Isto se deve pela facilidade de se fazer comparações, a fim de achar uma dada palavra (ou parte dela) em um texto. 2. Aplicações Quando, em um SO de modo texto, deseja-se listar todos os arquivos começados por J em um determinado diretório, basta fazer:
ls J* (unix like) ou
dir J* (dos)
Neste caso, o uso do caractere * dá-se de forma especial, significando "qualquer cadeia de caractere (String)". Assim serão mostrados arquivos como:
Java.txt;
JavaFree.rox;
JavaDetona.net;
Entre outros começados com J. Chamamos J*, então, de expressão regular. Como esse exemplo, existem centenas de aplicações onde as expressões regulares poupam um bom trabalho na implementação. Para fim de exemplo didático, será mostrado um código simples para validar endereços de email (hello world das expressões regulares :D). [b]3. Gramática das Expressões Regulares[/b] Antes do exemplo, porém, seria de bom tom o conhecimento dos caracteres especiais usados em expressões regulares. Apesar de ser um assunto extenso, será abordado somente alguns dos caracteres especiais mais usados e aceitos pela API do Java, a saber: [\^]?*+-. * Qualquer cadeia de caractere. Expressão Regular: J*Free // Qualquer coisa que comece com J e termine com Free String comparada: JavaFree String válida: sim String comparada: JavaPago String válida: não [ ] Um dos elementos do conjunto Expressão Regular: [rgp]ato // Qualquer palavra com a primeira letra sendo ou 'r' ou 'g' ou 'p', e as letras seguintes sendo "ato" String comparada: pato String válida: sim String comparada: gato String válida: sim String comparada: xato String válida: não ^ Exclusão Expressão Regular: [^rgp]ato // Qualquer palavra cuja primeira letra NÃO é 'r' nem 'g' nem 'p', sendo "ato" o resto da palavra String comparada: rato String válida: não String comparada: xato String válida: sim - Intervalo Expressão Regular: [H-L]avaFree // A primeira letra da palavra deve está entre H e L (inclusive H e L) String comparada: JavaFree String válida: sim String comparada: RavaFree String válida: não . Qualquer caractere Expressão Regular: JavaFre. String comparada: JavaFree String válida: sim Classe de caracteres pré-definidos. São eles:
\d : Um dígito,
\D : Algo que não seja um dígito,
\s : Um espaço em branco,
\S : Algo que não seja um espaço em branco,
\w : Qualquer letra, dígito ou underscore ( _ )
\W : Algo que não seja letra, dígito ou underscore
Expressão regular: \wJavaFree\s200\d\w String comparada: _JavaFree 2004_ String válida: sim ? Uma ou nenhuma vez, assim como '*', '?' é um elemento [i]quantificador[/i]. Expressão regular: a? // Uma ou nenhuma ocorrência de 'a' String comparada: String válida: sim String comparada: a String válida: sim + Uma ou mais vezes, assim como '*' e '?', é um elemento [i]quantificador[i]. Expressão regular: a+ // Uma ou mais ocorrências de 'a' String comparada: String válida: não String comparada: aaa String válida: sim Pode-se ainda combinar todos esses caracteres especiais em uma só expressão regular, formando uma busca mais restringente. [b]4. Java API[/b] Java dispõe de mecanismos muito bons para o tratamento de expressões regulares no pacote java.util.regex . Para um melhor aproveitamento, é aconselhável o estudo da documentação deste pacote disponível em: [url]http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/util/regex/package-summary.html[/url] Um objeto da classe Pattern contém a expressão regular desejada que será usada em uma comparação. Já um objeto da classe Matcher contém os métodos que validarão nossa String, dada uma expressão regular. Ex.:
	Pattern padrao = Pattern.compile("Java*");
	Matcher pesquisa = padrao.matcher("JavaFree"); 

if (pesquisa.matches()) 
	{
	        System.out.println("JavaFree Rox");
	}
	else 
	{
	        System.out.println("Hum..?");
	}
O exemplo acima poderia, ainda, ser feito somente com o uso do método [b]boolean matches(String regex, CharSequence entrada)[/b] da classe Pattern, da seguinte forma:
	if (Pattern.matches("Java*", "JavaFree")) 
	{
	        System.out.println("JavaFree Rox");
	}
	else 
	{
	        System.out.println("Hum..?");
	}
Estes exemplos mostram que é bem fácil trabalhar com expressões regulares em Java. 5. Exemplo: Validar um Endereço de Email Fica bem simples, agora, validar um endereço de email (ou outro dado qualquer).
/* Exemplo prático
 *
 * Verifica se um endereço de email é válido
 *
 * Compilar: javac ValidarEmail.java
 * Executar: java ValidarEmail teste@meuemail.com
 */

// --------------------------------------------------------------- classes nativas
import java.util.regex.*;

// --------------------------------------------------------------- nossa classe
class ValidarEmail
{
        public static void main (String[] args)
        {
                if (args.length < 1) // Falta argumentos de execução
                {
                        System.out.println("Uso: java ValidarEmail <seu@email.com>");
                }
                else
                {
                        // Email válido é na forma usario@endereco.com , usario@endereco.com.br, etc.
                        // Tente fazer um expressão mais restringente :D
                        Pattern padrao = Pattern.compile(".+@.+\\.[a-z]+"); 

Matcher pesquisa = padrao.matcher(args[0]);

if (pesquisa.matches())
                        {
                                System.out.println("O email " + args[0] + " eh valido!");
                        }
                        else
                        {
                                System.out.println("O email " + args[0] + " nao eh valido!");
                        }
                }
        }//end main()
}//ValidarEmail.class
Vale sempre estudar a documentação das classes. O exemplo dado aqui é bem trivial, exitem mais métodos com outras funcionalidade muito boas no pacote. 6. Referências [1] Sun Microsystems Inc, The Java[tm] Tutorial Lesson: Regular Expressions [url]java.sun.com/docs/books/tutorial[/url] [2] JARGAS, Aurélio Marinho, EXPRESSÕES REGULARES [url]guia-er.sourceforge.net/guia-er.html#toc1[/url], 25 abr, 2003] [3] SHAH, Hetal C. , Regular Expressions in J2SE [onjava.com, 26 nov, 2003] Até o próximo, Tadeu R. A. Santos
Tadeu Santos

Tadeu Santos

Responder

09/04/2009

Kayser

Muito bom esse tutorial. Parabéns! Estou com o seguinte problema: preciso identificar o caracter (ponto) em uma expressão regular. Como faço? Como o ponto é um caracter especial, ele é entendido como "qualquer caracter"...
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Marcio Panaroni

Utiliza o caractere de escape "\" (contra-barra, sem as aspas). Veja no exemplo de como verificar um e-mail. E vale muito a pena verificar a página do [url=http://guia-er.sourceforge.net/guia-er.html]Aurélio Marinho Jargas[/url], que consta na bibliografia... :mrgreen:
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Puri

Olá. Eu preciso fazer uma expressão regular para reconhecer o seguinte: @medico Mas não pode ser case sensitive. Alguma idéia de como fazê-lo?
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Carlos Heuberger

Oi, se realmente precisa da expressao regular: [b]@[mM][eE][dD][iI][cC][oO][/b] outra opcao seria usar o String.toLowerCase() antes de comparar com "@medico" []]]
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Puri

Muito obrigado cara! Funcionou perfeitamente! Valew!
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

[b][i] Alguém poderia me ajudar? Preciso de uma expressão regular para destrinchar uma string que será passada com três valores, separados apenas por ;. têm alguma regra especial para o ";"??? o contexto é o seguinte, o usuário envia a opção desejada através do número e mais dois parâmetros que serão calculados em uma classe remota. por exemplo: public class TesteExpressoesRegulares { public static void main(String[] args) { String [] dados = null; String origem = "1;valor1;valor2"; dados = origem.split("\\;"); JOptionPane.showMessageDialog(null, dados[0]); } }[color=blue][/color]
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

cara eu testei esse código e funcionou perfeitamente eu achei estranho aquela "\\", e sem ela funciona também.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

tudo bem, mas eu gostaria de saber se na hora que eu enviar para a outra classe, seria a ServerSocket, ela irá conseguir distinguir os 3 parâmetros?
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

distinguir como ? se você estiver falando da ordem dos parâmetros não tem como, a outra classe vai receber três Strings. o que você pode fazer é convencionar uma ordem.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

ótimo, como posso convencionar uma ordem então? at++ valeu
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

crie os três parâmetros do método com nomes sugestivos se você usa alguma ferramenta tipo javadoc é possível detalhar melhor isso não impede que a ordem venha errada mais já é um começo.
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Julivan Silva

valeu obrigado mesmo. //precisando, estamos ai.....
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Raphael Castro

VLw, entendi e funcionou normal, porem nao entendi uma coisa Pattern padrao = Pattern.compile(".+@.+\\.[a-z]+"); alguem poderia explicar passo a passo cada detalhe do parametro? pq tem o sinal de + 3 vezes? o que é \\.? enfim.. cada aprte do parametro...
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Erick Leão

Fala galera eu estou com um probleminha na minha ER eu preciso verificar quando eu tenho na string o seguinte... [bloco de comando] preciso recuperar o nome dentro do [] no php eu faria assim \[(.*?)\] sendo que o \[ escapa o [ mais no java num ta rolando isso alguem pode me ajudar?
Responder

Gostei + 0

09/04/2009

Carlos Heuberger

Näo está rolando no java, significa o que? - Erro de compilacäo? - Exception durante a execucäo? - Simplesmente näo faz o que voce quer? - Näo achou a documentacäo? - ??? Usando a minha bola de cristal :--) vejo que esse [i]problema[/i] ou semelhante já deve ter sido respondido no Javafree. Voce leu documentacäo do [u][url=http://java.sun.com/javase/6/docs/api/java/util/regex/Pattern.html]java.util.regex.Pattern[/url][/u]? principalmente a parte "Backslashes, escapes, and quoting" Leitura adicional: [u][url=http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL/ComoFazerPerguntasInteligentes]Como fazer perguntas[/url][/u] []]]
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar