Laravel é o framework definitivo para PHP?

12/11/2018

0

Fala Dev's PHP blz?

O Laravel é um framework de desenvolvimento rápido para PHP, livre e de código aberto. Seu principal objetivo é permitir que você trabalhe de forma estruturada e rápida. Sem sombra de dúvida, um dos frameworks mais populares da atualidade, possui uma equipe de desenvolvedores ativa e extremamente competente, além de ter uma gigantesca comunidade e bastante aceitação no mercado. Com toda essa popularidade atual será que o Laravel é o framework definitivo para PHP?
E quanto aos outros frameworks como Symfony e CodeIgniter, eles ainda tem espaço?
Jefferson Santos

Jefferson Santos

Responder

Post mais votado

12/11/2018

Não sou fã do PHP e uso pouco, mas se fosse para desenvolver PHP, principalmente projetos de grande porte, optaria pelo Laravel.

O código do Laravel faz jus ao seu slogan: "O framework PHP para artesões da web”.

Já tem um bom tempo que utilizei o Laravel, contudo na minha opinião é um dos framework mais robustos, com algumas features bem interessantes:
Composer
Gerenciador de dependências;
Documentação
Além de intuitiva é abundante;
Sistema de templates
Blade o flexível compilador de templates;
Eloquent e QueryBuilder
ORM padrão do Laravel;
O uso do Eloquent exige uma aprendizagem e um nível de abstração maior, o que pode intimidar
algumas pessoas. Então use o QueryBuilder onde impera o SQL puro.
Rotas
Facilidade em implementar o conceito de rotas;

Agora como o amigo salientou não sei como esta a questão de performance, acredito que isto não é problema, mas deve sempre ser levado em consideração.

Inclusive vi alguns desenvolvedores usando Laravel com NodesJs e se não me engano com Quasar, para desenvolver Single Pages Web.

Ao optar por um framework você ter em mente que cada framework tem suas particularidades e propósitos, dependendo da necessidade,
talvez não seja melhor opção.

E escolha de framework e linguagem de programação é algo pessoal, use que que você se sentir melhor, do contrário pode ser algo frustrante e servil.

O ideal é tentar conhecer outros frameworks, por exemplo: Zend Framework, Phalcon, CodeIgniter e etc (existem dezenas) . E verificar qual atenderia melhor as suas necessidade.

Sei que isto requer esforço e dedicação, mas ninguém falou que seria facil: kkk

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

12/11/2018

Estevão Dias

Fala Jefferson, blz?

Tem que ver, como está a performance do Laravel, alguém sabe?
Responder

13/11/2018

Gleison

Por onde começar com API's?

Pessoal beleza, estou aqui para deixar este post como uma forma de interagir e provocar uma discussão saudável no ponto
em questão, como podemos começar com API? em que contexto eu devo trabalhar com API's? e até é vantajoso tarabalhar
com API's, pois estou desenvolvendo um app para uma empresa e me veio o questionamento onde armazenar essas informações
de forma segura acessível, e acima de tudo se o aplicativo for viável para outras empresas uma API seria uma forma de polpar trabalho
uma vez que os dados armazenados e acessados por essas empresas seriam muito para parecidos uma vez que estão no mesmo seguimento,
portanto se alguém poder falar um pouco mais sobre seria um prazer.
Responder

29/06/2019

Oliver Russell

O Laravel é um ótimo framework para desenvolvimento. Você também pode encontrar facilmente servidores para hospedar laravel (https://www.cloudways.com/br/hospedagem-laravel.php ) também.
Responder

01/07/2019

Luiz Santos

Boa tarde Jefferson.

Essa é uma pergunta complicada de se responder.

Realmente hoje o Laravel é o número 1, mas para pessoas, que como eu, estão há bastante tempo no mercado, já vimos a época em que o ZEND era a referência, vi o ZEND perder espaço para o Code Igniter e hoje o Laravel atropelar todo mundo.

É sempre bom estar antenado aos frameworks que existem hoje. E conhecer mais do que um.

E mais importante, o melhor framework é aquele que paga o seu salário. Seja ele qual for...rs.

Aliás, seguem 2 sites com um ranking dos frameworks. Tem os mais famosos e outros que nunca ouvi falar.

Vale como referência,

https://raygun.com/blog/top-php-frameworks/
https://www.hostinger.com/tutorials/best-php-framework

Grande abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar