Me ajudem nessa modelagem

20/08/2012

0

Bom dia!!!

É a primeira vez que estou postando um tópico solicitando ajuda! Estou estudando modelagem de banco de dados e me deparei com o seguinte problema de banco de dados:

Tenho um sistema que gerencia o controle de correspondências de uma organização. Temos as seguintes tabelas (tem mais, mas as tabelas que me deram dúvidas foram somente as três seguintes):

CREATE TABLE entidades (
id_entidade INT AUTO_INCREMENT,
nome VARCHAR(100) NOT NULL,
id_tipo_entidade INT NOT NULL,
id_situacao INT NOT NULL,
PRIMARY KEY (id_entidade),
FOREIGN KEY (id_tipo_entidade) REFERENCES entidades_tipos (id_tipo_entidade),
FOREIGN KEY (id_situacao) REFERENCES entidades_situacoes (id_situacao)
);

CREATE TABLE enderecos (
id_endereco INT AUTO_INCREMENT,
id_entidade INT NOT NULL,
logradouro VARCHAR(100) NOT NULL,
bairro VARCHAR(50),
cep VARCHAR(10),
id_tipo_endereco INT NOT NULL,
id_municipio INT NOT NULL,
ativo boolean DEFAULT true,
PRIMARY KEY (id_endereco),
FOREIGN KEY (id_entidade) REFERENCES entidades (id_entidade),
FOREIGN KEY (id_tipo_endereco) REFERENCES enderecos_tipos (id_tipo_endereco),
FOREIGN KEY (id_municipio) REFERENCES municipios (id_municipio)
);

CREATE TABLE correspondencias (
id_correspondencia INT AUTO_INCREMENT,
id_endereco_remetente INT NOT NULL,
id_endereco_destinatario INT NOT NULL,
PRIMARY KEY (id_correspondencia),
FOREIGN KEY (id_endereco_remetente) REFERENCES enderecos (id_endereco),
FOREIGN KEY (id_endereco_destinatario) REFERENCES enderecos (id_endereco)
);

Bem, acho que não fui tão mal assim nos relacionamentos! :D

O meu problema é que eu quero fazer a seguinte consulta me SQL:
Quero visualizar todas as correspondências que eu enviei como uma tabela de dois campos (DE e PARA).

Observa-se que cada correspondência tem o identificador do endereço do remetente e do endereço do destinatário. Na tabela "enderecos" é que temos o identificador da entidade. O nome da entidade é que me interessa para visualizar.