Mudar fundo do JTextField

27/02/2010

0

Boa tarde a todos!!   Estou com o seguinte problema e não sei como resolver:   1. Tenho um cadastro de funcionários com vários jtextfields e preciso fazer com que quando o jtextfield estiver como o foco fique com o fundo cinza e quando perder o foco fique com o fundo branco.   Obrigado a todos
Samuel Ferreira

Samuel Ferreira

Responder

Posts

02/03/2010

Luciana Araújo

Boa tarde Samuel,

primeiro me desculpe por este post abaixo que foi pela metada. Ainda não sei como deletá-lo, se souber por favor me diga.

Bem, vamos a resposta:

Adicione o evento FocusListener no edit que deseja alterar a cor. Nesse evento implemente os métodos:

focusGained (ao receber foco) e focusLost (ao perder o foco). Dessa forma o código ficaria:

jTextField1.addFocusListener(new java.awt.event.FocusAdapter() {
            public void focusGained(java.awt.event.FocusEvent evt) {
                jTextField1.setBackground(Color.GRAY);
            }
            public void focusLost(java.awt.event.FocusEvent evt) {
                jTextField1.setBackground(Color.WHITE);
            }
});

Espero ter ajudado.

Abraços, Luciana.
Responder

02/03/2010

Samuel Ferreira

Luciana, boa noite!!   Mas dessa forma ficaria apenas para jtextfield certo? como fazer com que todos os outros herdem essa caracteristica?   Obrigado, Samuel
Responder

05/03/2010

Luciana Araújo

  Bom dia Samuel,
desculpe a demora em retornar.

Você deverá adicionar um evento (actionListener) para cada componente, nesse caso, para cada JTextField.
O que pode ser feito é uma classe que herda o JTextField e implemente o método ActionListener.
E ao invéz de vc adicionar o JTextField comum na sua tela, vc adiciona a classe criada que herda ela. Dessa forma todos os JTextFields possuiriam o mesmo evento.

Pode também ser criado um método, e chamá-lo dentro do action do JTextField.

Espero ter ajudado.
Abraços,
Luciana.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar