Fórum Mudar para D2006 ? #323638

17/06/2006

0

Pessoal,

Preciso de opiniões sinceras:
» Devo mudar para o Delphi 2006?

Hoje trabalho com Delphi 6 sem problemas e me atende muito bem e a meus clientes, porém me vem a pergunta: ´Não estarei ficando obsoleto?´
A empresa em que trabalho está pensando em adotar o D2006 e, sinceramente, não sei como responder à pergunta que me farão: ´É viável e útil mudar para D2006, considerando custo benefício?´

Provavelmente precisarei de um equipamento mais robusto para desenvolver... esse é o menos dos problemas... mas terei acesso aos componentes de terceiros que mais uso hoje? (JVCL, SkinManager, XiControls, TMS Controls, LMD Controls e ZipForge ?)

Desde já agradeço pelas opiniões que virão.

Abraços e Bons Códigos.

Paulocesar1301

Paulocesar1301

Responder

17/06/2006

Agsilva

Ela foi melhorada, mais recursos adicionados, mais pacotes e serviços de terceiros adicionados/retirados, etc..

Quanto à migração ou não, só depende de você.

O que eu te aconselho? Entra no site da Borland, faz o download da versão Trial do Delphi 2006 e confira o que mudou. Se te surpreender e, principalmente, ajudar na sua empreitada como programador, e ainda se valer a grana investida, migre. Senão, não!

:wink:

Responder

Gostei + 0

17/06/2006

Paulocesar1301

Vlw...
Vou dar uma olhada sim... sinceramente só estou preocupado com os recursos físicos necessários para rodar o D2006 e a quantidade e utilidade de componentes de terceiros free... (agilizam muito o desenvolvimento)

Obrigado pela atenção

Responder

Gostei + 0

17/06/2006

Agsilva

Beleza, faz isso. Não se esqueça, então, de testar seus componentes free favoritos no Delphi 2006.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Adriano Santos

Vlw... Vou dar uma olhada sim... sinceramente só estou preocupado com os recursos físicos necessários para rodar o D2006 e a quantidade e utilidade de componentes de terceiros free... (agilizam muito o desenvolvimento) Obrigado pela atenção

Vou copiar a frase de um colega de revista ClubeDelphi e conhecido por muitos aki: ´Eu sou Borland´. :wink:

Sinceramente, sou contra a utilização de componentes de terceirso justamente por ficar amarrado a uma determinada versão do Delphi. As primeiras coisas que deve fazer é:

[list:57b8dbb931]
[*:57b8dbb931]Pegar a versão trial do BDS2006.
[*:57b8dbb931]Tentar instalar todos os seus componentes de terceiros, msm que tenha que fazer o download da versão nova.
[*:57b8dbb931]E testar, testar, testar e testar.
[/list:u:57b8dbb931]
Só assim terá certeza do que irá fazer.

Quanto a mudar ou não, viável ou não, te digo: a produtividade com BDS2006 aumenta pq existem uma série de facilidades, novos recursos, visualmente é mais transparente e etc. A produção aumenta mesmo. Mas em relação a linguagem, aspectos estruturais penso que ´time que está ganhando não se muda´ não é mesmo? Tem gente que desenvolver em Delphi 3 até hoje e se dá muito bem. Não ficará obsoleto não, mas inovar as vezes estimula um pouco a equipe por estar sempre muito perto da tecnologia.

Eu não adotei ainda, mas em casa só 2006. Migrei tudo que eu tinha para ele e tô adorando.

Problemas de performance? Meu micro é um:
Athlon XP 2000+ 1.6 Mhz
384 Mb de memória Ram
100 Gb de Hd (2 hds, 80 gb e 20 gb)
Windows XP Professional

Não tenho tido problemas de performance. A abertura é pouco lenta, mas basta vc abrir a versão somente Win32 que fica xuxu beleza. A compilação, acho, mais rápida do que Delphi 7.0.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Agsilva

[quote:9eaf8891e4=´Adriano Santos´]
Vlw... Vou dar uma olhada sim... sinceramente só estou preocupado com os recursos físicos necessários para rodar o D2006 e a quantidade e utilidade de componentes de terceiros free... (agilizam muito o desenvolvimento) Obrigado pela atenção

Vou copiar a frase de um colega de revista ClubeDelphi e conhecido por muitos aki: ´Eu sou Borland´. :wink:

Sinceramente, sou contra a utilização de componentes de terceirso justamente por ficar amarrado a uma determinada versão do Delphi.[/quote:9eaf8891e4]

Discordo [b:9eaf8891e4]totalmente[/b:9eaf8891e4]. Levando por esta idéia, você estará reinventando a roda em todos seus projetos, isto é, desenvolvendo soluções já desenvolvidas, pensadas e repensadas, corrigidas, etc.. Os componentes evoluem conforme a evolução do Delphi. Alguns tornam-se obsoletos, verdade, mas em sua maioria são os pouco usados, assim perdem a razão de evoluírem.

Lembre-se: uma equipe que desenvolve software consciente, sabe que nunca devemos reinventar a roda. Por que? Veja:

- Os componentes foram pensados, repensados e modelados;
- Eles foram testados, muitos bugs corrigidos;
- Refazendo-os para sua aplicação, você terá que passar por todo esse processo.

Então, [b:9eaf8891e4]troque[/b:9eaf8891e4] a frase [i:9eaf8891e4][u:9eaf8891e4]Eu sou Borland[/u:9eaf8891e4][/i:9eaf8891e4], pela frase [i:9eaf8891e4][u:9eaf8891e4]Eu sou Consciente[/u:9eaf8891e4][/i:9eaf8891e4].

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Madcat

Eu não mudaria, pois ´infelizmente´ a maioria dos componentes que uso são de terceiros e creio que não rodaram no D2006 (por enquanto), mas o problema real seria q se vc falar pro seu chefe ou sei lá quem que é melhor migrar para o D2006 vc pode ter certeza de que será muito mais cobrado como antes, pois eles vão querer sentir a diferente, tanto nos programas como no bolso... essa é minha opnião... então, como já falei, eu não mudaria... vlw... té mais...

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Vinicius2k

Eu sou suspeito para falar porque eu tenho um pacote de componentes/classes, então eu sou um ´3º´...

Não sou contra a utilização de componentes de 3ºs porque facilitam muito a vida do desenvolvedor e, como o colega agsilva disse, não sou a favor de reinvenção de roda (apesar de fazer isso às vezes sem querer). Mas há que se ter racionalinade na utilização. Não acho que se deva ver um componente pela primeira vez, saber que ele é fechado, e basear projetos inteiros nele. É um risco muito grande.

Eu posso, amanhã ou depois, decidir por descontinuar o VDOPrint e aí? E aí que ele é OpenSource e quem quiser contiuar a utilizá-lo pode estudar seu código e realizar as adaptações que desejar, sem necessidade de reinventar tudo o que eu já fiz.
Ex: JediVCL, pacote fantástico que, se bem explorado, pode ser que seja o único (ou um dos poucos) pacotes que você precise instalar.

Além disso deve-se procurar verificar a comunidade de usuários deste componente, pois em uma eventual descontinuação, certamente os usuários estarão interessados em levar a diante o projeto, mesmo que seja apenas adaptando-o às novas versões do Delphi.
Ex: RXLib, descontinuada há anos, porém sempre com versões extra-oficiais adaptadas aos novos Delphi (logicamente, com um pequeno [i:0d499544ec]delay[/i:0d499544ec]).

Outro exemplo: Eu presumo que o VDOPrint tenha cerca de 500 usuários ativos, cerca de 100 estão cadastrados no meu fórum e mais de 200 na minha lista de distribuição de e-mails. Destes, com certeza, existem pelo menos 50 são altamente participativos, sugerem, modificam, implementam e são perfeitamente capazes de continuar o projeto se, por acaso eu o abandonasse (coisa que não irá acontecer).

Por este motivos para mim é: [i:0d499544ec]Componentes de 3ºs sim, mas só OpenSource[/i:0d499544ec].

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Paulocesar1301

Utilizo poucas bibliotecas de terceiros (pois tempo é dinheiro), mas admito que meu maior ero foi me empolgar com o NextGrid... facilitou demais minha vida na hora de mostrar dados aos usuários dos sistemas e agora não tenho uma versão para D2006... parace que terei que trabalhar com os dois... um para tratar de atualizações (se necessário) dos programas já existentes e outro para novos projetos...
Em resumo... estou f*********** :(

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Adriano Santos

Vixi acho que me compliquei na minha opnião né? :lol:
Deixa eu melhorar minha resposta porque acho que me expressei mal.:wink:

Veja, assim como o [b:0714bdebf3]Vinicius[/b:0714bdebf3] também mantenho minha coleção de componentes e as uso porque tenho total domínio sobre ela. É isso que sou a favor. Se precisa de uma solução: crie-a. Se não tem condições, não compre, procure componentes com código aberto e que vc tenha certeza de que a comunidade é ativa. Tenho visto muitos colegas querendo migrar para Delphi 2006, mas usam ZeosLib. Até onde sei não há versões atualizadas da biblioteca para o 2006. E hora saem boatos que estão descontinuando, hora não, enfim. Porque usar o Zeos se DBExpress faz todo o processo e é um componente ´Borland´? E acredito que ainda seja melhor. (Opnião humilde e única)

Na empresa que trabalho nós usamos RDPrint, é excelente a solução, porém eu não adotaria se tivesse lá antes do componente ser comprado. Provavelmente eu procuraria outro componente free e estável. Uma alterativa seria o VDOPrint, que já ouvi dizer é muito bom. Além do mais eu ´conheço´ o cara que faz e ´conheço´ a comunidade que usa, ou seja, eu me sentiria muito mais confortável.

Quando digo ´Eu sou Borland´, digo em relação a utilizar o máximo possível do que a ´Borland´ me oferece porque sei que em sua maoria haverá suporte na próxima versão. Claro, não podemos nos esquecer do QuickReport e Fastnet que me causaram muitos problemas em outras empresas que trabalhei. Mas pra isso existe o ForteReport ainda não tem pra BDS2006, acredito que em breve terá.

Outra empresa que trabalhei usava o pacote RXLib, um componente do pacote. Poxa, desenvolvi uma função que fazia o mesmo que o componente e pronto. Tchau RXLib.

É mais ou menos iss que quero dizer. Pra mim dominar a aplicação e suas funcionalidades é o mais importante.

Hoje uso componentes de terceiros: PrintFast, RdPrint, Infopower, e mais uma porrada. Estamos usando Delphi 6.0, está quase inviável portar para 2006 devido a quantidade de comps de 3ºs. Complicado.

Então refraseando [b:0714bdebf3]agsilva[/b:0714bdebf3] :wink: : ´Se é pra usar de terceiro, use consciente´. :wink:

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Onjahyr

Eu não trocaria, porquê, em primeiro lugar o Delphi2006 não cria arquivos Win32, depois do Delphi 7, a Borland fez opção em trabalhar com a compilação baseada no .NET, ou seja, ela faz mensão a biblioteca do Windows: Microsoft .NET Framework, portanto não é mais um aplicativo Win32. Eu uso o Delphi 7, bem melhor que o Delphi 6...
Outra desvantagem que eu venho notando, que a Borland vem fazendo para prejudicar a todo mundo é o visual... Pô! Toda nova versão temos que reaprender a usar o Delphi?! Isso é uma barreira e tanto, já berrei tanto em passar do Delphi 6 para o Delphi 7 (que é pouca diferença), imagina passar do Delphi 6/7 para o Delphi 2006 então!!!!!
Eu, com o Delphi 7 faço TUDO que o 2006 faz... Não vejo por quê gastar dinheiro em vão.... Mas isso é minha opinião!
Eu passei para o Delphi 7 porqê realmente houve muitas correções de erros e componentes que deixaram de existir e outros que passaram a fazer parte do Delphi como é o caso do Indy, enquanto que a FastNet afundou de tanto BUG. Passar para o Delphi 7 (ao meu ver) é um bom investimento.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Adriano Santos

Eu não trocaria, porquê, em primeiro lugar o Delphi2006 não cria arquivos Win32...

Desculpe, mas sua afirmação está incorreta. Todos os meus projetos Win32 já estão sendo migrados para Delphi 2006. Ele compila sim para Win32 da mesma forma que as versões mais antigas.

Outra desvantagem que eu venho notando, que a Borland vem fazendo para prejudicar a todo mundo é o visual... Pô! Toda nova versão temos que reaprender a usar o Delphi?!

Mais uma vez perdoe-me, mas a nova IDE, desde a versão 2005, vem com uma série de novidades que ajudam na produtividade. O novo visual vc se acostuma, é sério. E te falo que fica bem mais atrativo trabalhar no 2006 do que no 7.0. A disponibilidade de tudo na tela fica mais organizada.

Isso é uma barreira e tanto, já berrei tanto em passar do Delphi 6 para o Delphi 7 (que é pouca diferença), imagina passar do Delphi 6/7 para o Delphi 2006 então!!!!! Eu, com o Delphi 7 faço TUDO que o 2006 faz... Não vejo por quê gastar dinheiro em vão.... Mas isso é minha opinião! Eu passei para o Delphi 7 porqê realmente houve muitas correções de erros e componentes que deixaram de existir e outros que passaram a fazer parte do Delphi como é o caso do Indy, enquanto que a FastNet afundou de tanto BUG. Passar para o Delphi 7 (ao meu ver) é um bom investimento.

Nunca teve problemas de Debug no Delphi 7.0? Existem uma série de erros no Debug. O 7.0 é uma das versões que a comunidade mais gosta, porém tem erros tb assim como outras versões.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Agsilva

Por este motivos para mim é: [i:4172767869]Componentes de 3ºs sim, mas só OpenSource[/i:4172767869].

Mas lembrem-se: nem todos os compontes/ferramentas/utilitários de código aberto são livres para sua distribuição e alteração. Então, sempre verifique isso, porque mesmo usando OpenSource, você pode estar amarrado.

Os motivos de adotar compontes/ferramentas/utilitários com essas características:

- Se ocorrer a descontinuação, até mesmo você poderá ajustá-lo de acordo com suas necessidades. - O produto não é produzido por uma equipe fechada, e sim, por uma comunidade toda. Então, o resultado do produto é mais confiável. - Os bugs são encontrados pela comunidade participativa e, posteriormente, corrigidos por outros membros desta. - E outras coisas mais.

Continuando...

[quote:4172767869=´Adriano Santos´]Porque usar o Zeos se DBExpress faz todo o processo e é um componente ´Borland´? E acredito que ainda seja melhor. (Opnião humilde e única)

[...] Quando digo ´Eu sou Borland´, digo em relação a utilizar o máximo possível do que a ´Borland´ me oferece porque sei que em sua maoria haverá suporte na próxima versão.[/quote:4172767869]

Não é porque a Borland desenvolve e mantém o Delphi, que tudo o que a mesma produz é melhor. A Borland desenvolve outros produtos, mas não como prioridade. Já a comunidade que desenvolve os componentes, sim, ela está preocupada apenas com o desenvolvimento de tal produto. Não podemos ver a Borland como centro de tudo e nos amarrar à mesma. Quando a comunidade produz um componente, ela não visa dinheiro, e não tem visão de amarrar o produto à sua tecnologia. Já a comunidade não, ela faz o produto para todos, liberando-o no sentido de um todo.

Ah, outra coisinha: um programador experiente e consciente, sabe que devemos sim usar componentes de terceiros (desde que se encaixe nos ditos anteriores), porque eles foram criados para nos ajudar. Um resultado importante em consequência disso, é a preocupação do programador com as regras de negócio. Ou seja, além de todos os resultados que disse anteriormente, tem mais esse:

[b:4172767869]O programador se concentra mais nas regras de negócio da aplicação. Assim, o cliente com certeza está mais satisfeito com o produto final.[/b:4172767869]

[quote:4172767869=´Adriano Santos´]Mais uma vez perdoe-me, mas a nova IDE, desde a versão 2005, vem com uma série de novidades que ajudam na produtividade. O novo visual vc se acostuma, é sério. E te falo que fica bem mais atrativo trabalhar no 2006 do que no 7.0. A disponibilidade de tudo na tela fica mais organizada. [/quote:4172767869]

Isso conta pouquíssimo pra mim. O que importa é as novas ferramentas, as novas formas de tratamento de código e da própria aplicação. Não me preocupo com a disponibilidade na tela. Mas claro, muitas vezes, um certo tipo de disponibilidade ajuda.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Adriano Santos

Isso conta pouquíssimo pra mim. O que importa é as novas ferramentas, as novas formas de tratamento de código e da própria aplicação. Não me preocupo com a disponibilidade na tela. Mas claro, muitas vezes, um certo tipo de disponibilidade ajuda.

Não digo somente em relação a disponibilidade. Pra mim contam também depurador, compilador, agilidade, ferramentas, refactoring sem contar com as melhorias no editor. São muitas, isso agiliza a programação que dispõe de novos recursos e mais avançados para facilitar ainda mais o processo de desenvolvimento.

Não estou dizendo que o programador deve, urgentemente, migrar, mas pra aumentar a produtividade as vezes é necessário uma tecnologia mais avançada.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Adriano Santos

Não é porque a Borland desenvolve e mantém o Delphi, que tudo o que a mesma produz é melhor...

Não estou querendo defender a Borland em 100¬, por isso mencionei outros componentes e é por isso que tenho minha própria biblioteca. Porém, é exatamente pelo motivo dos componentes borland serem pagos (virem junto com uma IDE paga e bem paga) que ela se preocupa em atender seus usuários da melhor forma possível. Claro, um componente ou tecnologia que não funcione é passivel de se trocar por outra solução, paga ou não. O importante é ter em mente o que sempre digo: ´quanto mais controle você tiver da sua aplicação melhor´.

Se pode adotar uma solução free precisa saber (estar ciente) que pode a qualquer momento necessitar alterar algo ou de repente abondonar por conta de algum imprevisto. Conheço pessoas que são viciados em componentes de terceiros. Instalam e usam tudo que encontram é isso que sou contra.

Responder

Gostei + 0

18/06/2006

Agsilva

[quote:f4722196ff=´Adriano Santos´]

Não digo somente em relação a disponibilidade. Pra mim contam também depurador, compilador, agilidade, ferramentas, refactoring sem contar com as melhorias no editor. São muitas, isso agiliza a programação que dispõe de novos recursos e mais avançados para facilitar ainda mais o processo de desenvolvimento.

Não estou dizendo que o programador deve, urgentemente, migrar, mas pra aumentar a produtividade as vezes é necessário uma tecnologia mais avançada.[/quote:f4722196ff]

Isso que eu quis dizer Adriano. Mais que a disponibilidade na tela, é importantíssimo o aprimoramento dos quesitos que você citou, principalmente, o Refactoring. Além disso, é importante a melhora na questão de como lidar com WebServices, SOA e coisas do gênero, afinal, o mercado está voltado pra isso.

Uma coisa que eu sinto falta é a correção em tempo real, como acontece com a IDE Eclipse. Por exemplo, você não precisa compilar pra ver esse erro, no editor de códigos já é alertado:

var
  i : integer;
  s : String;
begin
  i := 200;
  s := i;
end;

PS.: Com certeza, isso (correção sem compilação) já deve ter sido implementado, mas eu ainda estou sem, pois utilizo o D6. :(

À quem iniciou o tópico: viu como as vezes é importantíssimo migrar? :P

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar