GARANTIR DESCONTO

Fórum Na prática, POO ou Estruturada??? #332682

05/11/2006

0

Olá colegas, a um tempo atraz, fiz algumas entrevistas de emprego para trabalhar com Delphi, fiz entrevista para trabalhar em projetos em orgãos públicos em lugares muito bons, e sempre tive uma surpresa, com o Delphi aonde eu ia eles trabalhavam com programação estuturada...... eu pensava e a POO???? e as inumeras vantegens da POO que todos falam??? atualmente trabalho numa empresa onde utilizamos Delphi e somente POO............na prática, no dia a dia de vcs, qual vcs mais usam, POO ou estruturada?????

Quartieri

Quartieri

Responder

06/11/2006

Titanius

Vantagens!?!?

Sinceridade? Eu acho POO um saco, e muito ruim, é claro que tens suas vantagens, mas está longe de ser mil maravilhas, o delphi não foi projetado para se programar em OO, deve ser por isso que ele é tão ruim de ser mexer em OO, talvez linguagens que foram preparadas para tal seja melhor, em delphi é um problema.

Tem vários problemas, alguns deles: Demora e dificuldade na codificação e depurução.

Você tem que fazer tudo na mão, os inserts, edits, e mandar os dados pros Edits e afins.. é claro que alguns componentes vem com componentes de acesso DataWare, o que por sua vez é retórico, usar um componente OO com componente Procedural pra mexer com ele...

Bem, eu li num livro, esqueci o nome, que a programacao OO pode ser muito boa, se empregada desde o inicio, e desde que a equipe faça tudo certinho, analise, requisitos e etc... nao adianta somente programar em OO, seu sistema ficará muito pior.

Ah.. e li também que um dos problemas da OO, ´alem dos problemas de codificacao e depuracao, o alto consuimo de memoria do sistema...

bem, é isso...

[]s

Responder

Gostei + 0

06/11/2006

Macario

Ah.. e li também que um dos problemas da OO, ´alem dos problemas de codificacao e depuracao, o alto consuimo de memoria do sistema... []s

Nao conhecia este fato.

Responder

Gostei + 0

06/11/2006

Titanius

Li isso num livro.... :D

Engenharia de Software.. esqueci o autor, um de capa verde!

[]s

Responder

Gostei + 0

06/11/2006

Quartieri

e vc usa qual no seu dia a dia, POO ou Estruturada?

Responder

Gostei + 0

06/11/2006

Macario

e vc usa qual no seu dia a dia, POO ou Estruturada?

Ola.

Eu uso Estruturada. 8)

Responder

Gostei + 0

06/11/2006

Quartieri

Up :D

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Brunocantelli

eu utilizo a POO, ao contrário do que todos pensam, delphi foi preparado para ser híbrido, não foi projetado para ser melhor com estruturada ou melhor com orientação a objetos, ele foi sim é projetado para ser híbrido ! As únicas linguagens que são 100¬ orientadas a objetos são SmallTalk e Eiffel, ao contrário do que as pessoas pensam, java é híbrido também. Eu vejo lá minhas vantagens e desvantagens em se trabalhar com a POO, vantagens em amadurecimento do sistema, vantagens separar onde esta cada coisa e principalmente na manutenção e tempo de teste, onde usando POO a manutenção é mais fácil e o tempo de testes é muito mais rápido ! VOcê garante uma qualidade maior do software no final ! Só pelo fato de se utilizar o delphi ja esta se fazendo orientação a objetos, quando se arrasta por exemplo um componente qualquer da paleta de componentes, o delphi nada mais faz do que instanciar ao ser formulário um objeto qual seja.
Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Edibertoalves

Atualmente no sistema que desenvolvo, utilizo o paradigma de desenvolvimento estruturado. No próximo sistema que estamos projetando desenvolveremos OO. Abrangendo todo o ciclo de desenvolvimento de software.

Concordo o que o Bruno escreveu... vc pode desenvolver OO utilizando tanto os componentes DBAware quanto os Não-DBAware... mas se for para ter um domínio completo do desenvolvimento prefiro usar os Não-DBAware, justamente para ter a certeza de 100¬ de aonde os meus objetos estão sendo manipulados.

Mais uma coisa que tb concordo é a concorrência com outras linguagens. É uma heresia comparar o Delphi com outras linguagens; especialmente com o Java. É primordial que a pessoa que venha comparar o Delphi com outras linguagens que procure saber, corra atrás e pesquise muuuuuito sobre as vantagens/desvantagens do Object Pascal x outras linguagens.

Abraços

Ediberto

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Yallebr

Ola pesssoal,

Acredito que a grande maioria das pessoas que desenvolvem Delphi, desenvolvem Estruturada por alguns motivos:

1) No geral (vejam que coloquei ´no geral´), a qualidade da mão de obra de Delphi é inferior a de algumas outras linguagens, pelo fator que Delphi é muito simples de desenvolver e muito rápido. Então existem vários ´programadores´ que escolheram Delphi apenas por esse fator, não sendo pessoas que acompanham a tecnologia ou estudam melhores métodos ou processos de Desenvolvimento.

2) É uma IDE que vem de antes da OO (apenas na versao 3 passou a ser OO com a entrada de Interfaces)

3) Não existe a Cultura OO no Delphi.

Eu particularmente desenvolvo apenas OO em Delphi, um único motivo. [b:b52af113af]Não faz sentido desenvolver estruturado[/b:b52af113af]. OO tem muito mais produtividade, mais manutenabilidade e vc pode utilizar várias boas práticas e padrões do mercado, como padrões de projeto e a inquestionável UML.

Acredito que a OO consome mais recurso do compilador, claro. Afinal existirão heranças, polimorfismos que o compilador deverá procurar classes acima ou abaixo. Enquanto na estruturada isso não existe, é o codigo e pronto. [b:b52af113af]Agora vc está fazendo um sistema de tempo crítico? [/b:b52af113af] Então será que seu cliente vai importar de espera 0.0001 (chute de tempo, mas sei que é insignificante) segundo a mais para fazer uma operação?

Então o único sentido na minha visão de desenvolver estruturado em Delphi é falta de capacitação profissional e não a questão do Delphi ser ou não ´feito´ para o mundo OO.

Abraços

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Fabiano Góes

Ola pesssoal, Então o único sentido na minha visão de desenvolver estruturado em Delphi é falta de capacitação profissional e não a questão do Delphi ser ou não ´feito´ para o mundo OO. Abraços

concordo com o amigo: yallebr.
Tanto que se repararem os post sobre OO são muito poucos comentados nnca tem uma bom continuidade.

bom, sou bem novato em Delphi em relação a muitos aqui, pois trabalho com Delphi apenas a 5 anos, portanto se eu falar alguma besteira podem me corrigir pois assim posso aprender mais com o colegas.
Apesar do meu pouco tempo tenho feito muitas pesquisas e estudado muito POO e pelo pouco que sei já cheguei a conclusão de inumeras vantagens da POO sobre PP, dentre elas vou citar algumas:

- a reutilização de código( nao ´copiar´ e ´colar´ ).
- manutenabilidade.
- certeza de 100¬ de aonde os meus objetos estão sendo manipulados.

e depois de montar uma estrutura legal OO tudo se torna muito produtivo, que é um ponto muito consideravel no desenvolvimento.

E o Delphi possibilita uma boa pratica de POO.
Agora quanto a velha questão ´qual linguagem é melhor´, acho que quem faz da linguagem boa ou ruim são os programadores e essa questão jamais chegará a uma conclusão.

abraço a todos !!!

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Rjun

É uma heresia comparar o Delphi com outras linguagens; especialmente com o Java.

Fiquei curioso. Onde está a heresia?

[quote:40742c95d3=´Fabiano Góes´]a reutilização de código( nao ´copiar´ e ´colar´ ).
[/quote:40742c95d3]

Código reutilizável é possivel em programação estruturada.

O problema é que tem muito programador que só por que usa classes, herança e outros conceitos acha que está programando OO.

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Edibertoalves

Rogério,
No meu ponto de vista comparação entre 2 ou mais linguagens chega a um ponto de heresia sim! Cada linguagem tem sua característica, seus pontos fortes e pontos fracos. Já vi e me decepcionei com os confrontos entre ´Delphianos´ e ´Javanistas´; no final o que vai reger serão os cacoetes trocados entre uns e outros. De um lado Delphi (RAD) contra Java (Cross-Platform)...

Não se pode haver comparação onde o EGO fala mais alto e sim encontrar uma melhor ferramenta para que satisfaça a necessidade.

Abraços

Ediberto

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Rjun

Rogério, No meu ponto de vista comparação entre 2 ou mais linguagens chega a um ponto de heresia sim! Cada linguagem tem sua característica, seus pontos fortes e pontos fracos. Já vi e me decepcionei com os confrontos entre ´Delphianos´ e ´Javanistas´; no final o que vai reger serão os cacoetes trocados entre uns e outros. De um lado Delphi (RAD) contra Java (Cross-Platform)... Não se pode haver comparação onde o EGO fala mais alto e sim encontrar uma melhor ferramenta para que satisfaça a necessidade. Abraços Ediberto

Concordo com cada virgula. Quando se entra nesse tipo de discussão, só encontramos fundamentalistas, tanto de um lado quanto de outro.

Responder

Gostei + 0

07/11/2006

Denis

olá,

Acho que a gente tem que avaliar e usar o melhor. Nem sempre POO é vantagem e nem sempre Estruturada é vantagem.
Acho que o ideal é usar o que tem de melhor nas duas formas. Eu uso um pouquinho das duas

Responder

Gostei + 0

08/11/2006

Felipeiw

Ola,

Esse assunto é muito interessante, ja li varios topicos onde se compara delphi com java, e tenho visto que para comecar a programar em java, necessariamente tem que aprender OO, e com delphi a historia na maioria, digo na maioria, dos casos, comeca a aprender, colocando os componentes no form, e recheando seus eventos, foi assim na faculdade, foi assim em alguns cursos que vi, diante disso, quero dizer que o inicio do aprendizado é muito diferente nessas duas linguagens, enquanto em uma a enfase é na OO na outra e no arrastar e soltar, adoro delphi, tudo que quero fazer consigo, muitas vezes com a ajuda desse otimo forum, que tem pessoas capacitadas que doam seus valiosos minutos para nos ajudar. Mas na mh opiniao, ou pela mh falta de capacidade em encontrar, nao tenho exemplos e nem textos que me ensinem a utilizar OO em delphi, e digo exemplos utilizaveis no dia a dia e nao exemplos abstratos, sei que pedi mais do que sugeri, mas para quem esta afim de aprender nada melhor do que pedir pra quem sabe de verdade.

Abs

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar