Fórum Na prática, POO ou Estruturada??? #332682
05/11/2006
0
Quartieri
Curtir tópico
+ 0Posts
06/11/2006
Titanius
Sinceridade? Eu acho POO um saco, e muito ruim, é claro que tens suas vantagens, mas está longe de ser mil maravilhas, o delphi não foi projetado para se programar em OO, deve ser por isso que ele é tão ruim de ser mexer em OO, talvez linguagens que foram preparadas para tal seja melhor, em delphi é um problema.
Tem vários problemas, alguns deles: Demora e dificuldade na codificação e depurução.
Você tem que fazer tudo na mão, os inserts, edits, e mandar os dados pros Edits e afins.. é claro que alguns componentes vem com componentes de acesso DataWare, o que por sua vez é retórico, usar um componente OO com componente Procedural pra mexer com ele...
Bem, eu li num livro, esqueci o nome, que a programacao OO pode ser muito boa, se empregada desde o inicio, e desde que a equipe faça tudo certinho, analise, requisitos e etc... nao adianta somente programar em OO, seu sistema ficará muito pior.
Ah.. e li também que um dos problemas da OO, ´alem dos problemas de codificacao e depuracao, o alto consuimo de memoria do sistema...
bem, é isso...
[]s
Gostei + 0
06/11/2006
Macario
Nao conhecia este fato.
Gostei + 0
06/11/2006
Titanius
Engenharia de Software.. esqueci o autor, um de capa verde!
[]s
Gostei + 0
06/11/2006
Quartieri
Gostei + 0
06/11/2006
Macario
Ola.
Eu uso Estruturada. 8)
Gostei + 0
06/11/2006
Quartieri
Gostei + 0
07/11/2006
Brunocantelli
Gostei + 0
07/11/2006
Edibertoalves
Concordo o que o Bruno escreveu... vc pode desenvolver OO utilizando tanto os componentes DBAware quanto os Não-DBAware... mas se for para ter um domínio completo do desenvolvimento prefiro usar os Não-DBAware, justamente para ter a certeza de 100¬ de aonde os meus objetos estão sendo manipulados.
Mais uma coisa que tb concordo é a concorrência com outras linguagens. É uma heresia comparar o Delphi com outras linguagens; especialmente com o Java. É primordial que a pessoa que venha comparar o Delphi com outras linguagens que procure saber, corra atrás e pesquise muuuuuito sobre as vantagens/desvantagens do Object Pascal x outras linguagens.
Abraços
Ediberto
Gostei + 0
07/11/2006
Yallebr
Acredito que a grande maioria das pessoas que desenvolvem Delphi, desenvolvem Estruturada por alguns motivos:
1) No geral (vejam que coloquei ´no geral´), a qualidade da mão de obra de Delphi é inferior a de algumas outras linguagens, pelo fator que Delphi é muito simples de desenvolver e muito rápido. Então existem vários ´programadores´ que escolheram Delphi apenas por esse fator, não sendo pessoas que acompanham a tecnologia ou estudam melhores métodos ou processos de Desenvolvimento.
2) É uma IDE que vem de antes da OO (apenas na versao 3 passou a ser OO com a entrada de Interfaces)
3) Não existe a Cultura OO no Delphi.
Eu particularmente desenvolvo apenas OO em Delphi, um único motivo. [b:b52af113af]Não faz sentido desenvolver estruturado[/b:b52af113af]. OO tem muito mais produtividade, mais manutenabilidade e vc pode utilizar várias boas práticas e padrões do mercado, como padrões de projeto e a inquestionável UML.
Acredito que a OO consome mais recurso do compilador, claro. Afinal existirão heranças, polimorfismos que o compilador deverá procurar classes acima ou abaixo. Enquanto na estruturada isso não existe, é o codigo e pronto. [b:b52af113af]Agora vc está fazendo um sistema de tempo crítico? [/b:b52af113af] Então será que seu cliente vai importar de espera 0.0001 (chute de tempo, mas sei que é insignificante) segundo a mais para fazer uma operação?
Então o único sentido na minha visão de desenvolver estruturado em Delphi é falta de capacitação profissional e não a questão do Delphi ser ou não ´feito´ para o mundo OO.
Abraços
Gostei + 0
07/11/2006
Fabiano Góes
concordo com o amigo: yallebr.
Tanto que se repararem os post sobre OO são muito poucos comentados nnca tem uma bom continuidade.
bom, sou bem novato em Delphi em relação a muitos aqui, pois trabalho com Delphi apenas a 5 anos, portanto se eu falar alguma besteira podem me corrigir pois assim posso aprender mais com o colegas.
Apesar do meu pouco tempo tenho feito muitas pesquisas e estudado muito POO e pelo pouco que sei já cheguei a conclusão de inumeras vantagens da POO sobre PP, dentre elas vou citar algumas:
- a reutilização de código( nao ´copiar´ e ´colar´ ).
- manutenabilidade.
- certeza de 100¬ de aonde os meus objetos estão sendo manipulados.
e depois de montar uma estrutura legal OO tudo se torna muito produtivo, que é um ponto muito consideravel no desenvolvimento.
E o Delphi possibilita uma boa pratica de POO.
Agora quanto a velha questão ´qual linguagem é melhor´, acho que quem faz da linguagem boa ou ruim são os programadores e essa questão jamais chegará a uma conclusão.
abraço a todos !!!
Gostei + 0
07/11/2006
Rjun
Fiquei curioso. Onde está a heresia?
[quote:40742c95d3=´Fabiano Góes´]a reutilização de código( nao ´copiar´ e ´colar´ ).
[/quote:40742c95d3]
Código reutilizável é possivel em programação estruturada.
O problema é que tem muito programador que só por que usa classes, herança e outros conceitos acha que está programando OO.
Gostei + 0
07/11/2006
Edibertoalves
No meu ponto de vista comparação entre 2 ou mais linguagens chega a um ponto de heresia sim! Cada linguagem tem sua característica, seus pontos fortes e pontos fracos. Já vi e me decepcionei com os confrontos entre ´Delphianos´ e ´Javanistas´; no final o que vai reger serão os cacoetes trocados entre uns e outros. De um lado Delphi (RAD) contra Java (Cross-Platform)...
Não se pode haver comparação onde o EGO fala mais alto e sim encontrar uma melhor ferramenta para que satisfaça a necessidade.
Abraços
Ediberto
Gostei + 0
07/11/2006
Rjun
Concordo com cada virgula. Quando se entra nesse tipo de discussão, só encontramos fundamentalistas, tanto de um lado quanto de outro.
Gostei + 0
07/11/2006
Denis
Acho que a gente tem que avaliar e usar o melhor. Nem sempre POO é vantagem e nem sempre Estruturada é vantagem.
Acho que o ideal é usar o que tem de melhor nas duas formas. Eu uso um pouquinho das duas
Gostei + 0
08/11/2006
Felipeiw
Esse assunto é muito interessante, ja li varios topicos onde se compara delphi com java, e tenho visto que para comecar a programar em java, necessariamente tem que aprender OO, e com delphi a historia na maioria, digo na maioria, dos casos, comeca a aprender, colocando os componentes no form, e recheando seus eventos, foi assim na faculdade, foi assim em alguns cursos que vi, diante disso, quero dizer que o inicio do aprendizado é muito diferente nessas duas linguagens, enquanto em uma a enfase é na OO na outra e no arrastar e soltar, adoro delphi, tudo que quero fazer consigo, muitas vezes com a ajuda desse otimo forum, que tem pessoas capacitadas que doam seus valiosos minutos para nos ajudar. Mas na mh opiniao, ou pela mh falta de capacidade em encontrar, nao tenho exemplos e nem textos que me ensinem a utilizar OO em delphi, e digo exemplos utilizaveis no dia a dia e nao exemplos abstratos, sei que pedi mais do que sugeri, mas para quem esta afim de aprender nada melhor do que pedir pra quem sabe de verdade.
Abs
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)