Fórum [OT] Delphi e o futuro. Será que compensa trabalhar com ele? #338865
16/03/2007
0
Pesquisas de uso em linguagens de programação: http://www.tiobe.com/tpci.htm
Veja a posição do delphi, e perceba que ele caiu 3 posições... então eis o fato. Será que ainda compensa estudar Delphi, ou gastar anos para melhorar numa linguagem, em que no mundo inteiro só tem caido? Será que o Delphi [b:3bc095a268]realmente[/b:3bc095a268] evoluiu?
Está aberto a discussão :twisted:
[]s
Titanius
Curtir tópico
+ 0Posts
17/03/2007
Massuda
Com relação a popularidade de algumas linguagens sobre outras... note que entre as 10 primeiras linguagens da lista, apenas VB e C# são linguagens pagas, as outras são todas gratuitas... Mas isso não é nenhuma surpresa. Muitas universidades americanas (e a maioria das pessoas também), por questão de custo, optam por usar uma linguagem gratuita. Pascal sempre foi paga e C sempre teve opção gratuita... resultado: existe uma quantidade muito maior de código escrito em C do que em Pascal. Lembro que na década de 80, quando pirataria era tolerada em nome de interesses da soberania nacional, Pascal era o rei nas universidades; bastou acabar a reserva de mercado e Pascal praticamente sumiu. Na minha opinião, esse ranking diz o óbvio... a MS domina o mercado de compiladores seguido da CodeGear/Borland.
Java pode ser a linguagem mais popular, mas não conheço nenhum killer app feito em java... MS Office, Open Office, navegadores são feitos em C/C++, Skype é feito em Delphi... o único programa que conheço que é feito em Java é o do IR, mesmo assim só a versão alternativa, porque a versão que a maioria das pessoas usa é feita em Delphi.
Curiosamente, nesta noite que você resolveu ter algumas dúvidas filosóficas sobre Delphi, a CodeGear iniciou a distribuição do novo [b:d211fd3af6]Delphi 2007 for Win32[/b:d211fd3af6]... acabou a fase de beta teste e, embora os DVDs ainda não estejam prontos, em alguns países está sendo possível baixar a nova versão diretamente da loja online.
Tenho confiança na CodeGear e acredito que Delphi continuará sendo uma boa opção de linguagem de programação no próximos anos.
Gostei + 0
17/03/2007
Titanius
[]s
Gostei + 0
17/03/2007
Massuda
Gostei + 0
17/03/2007
Titanius
[]s
Gostei + 0
17/03/2007
Marcosalex
A linguagem mais usada hoje em dia realmente é o Java e C/C++. Aplicações em Java? GMail e praticamente TODOS os serviços do Google. Aplicações desktop tem bem menos, claro, mas mesmo assim tem muito mais aplicações que Windows Forms. Nem a Microsoft portou o Windows, Office e suas ferramentas para .NET, enquanto as ferramentas da Sun são praticamente todas em Java.
Gostei + 0
18/03/2007
Titanius
[]s
Gostei + 0
18/03/2007
Massuda
Não acho que a quantidade de livros sobre Delphi sirva como termometro da popularidade do Delphi... Publicar um livro depende de haver ou não novidades que justifiquem o investimento. Ninguém vai publicar um livro de (por exemplo) 30 páginas. (In)felizmente, nos últimos anos, Delphi não sofreu nenhuma mudança radical que justificasse um livro. Note que livros como, por exemplo, ´a bíblia do Delphi N´ geralmente repetem o conteúdo do livro anterior mais as novidades... como as mudanças tem sido pequenas, talvez o conteúdo da bíblia do Delphi 7 ainda sirva hoje em dia.
A única grande mudança nos últimos anos foi a introdução do Delphi.NET, mas acredito que o lançamento desastroso do Delphi 8 combinado com a resistência (quase religiosa?) de alguns ao .NET prejudicaria o qualquer livro sobre o assunto.
Fora isso atualmente todo o mercado de livros e revistas tem sofrido com a concorrencia por parte da internet (´porque pagar por uma revista/livro se eu posso achar tudo de graça na internet?´), o que levou as editoras a cancelar revistas/livros com baixa circulação. No Brasil, a situação é pior pois tradicionalmente o consumo de revistas/livros é baixo aqui. Tenho a impressão que dá mais retorno para a editora publicar um livro sobre Word do que, por exemplo, sobre Oracle.
Acho que uma forma melhor de medir a ´popularidade´ de uma linguagem seria medir a oferta de empregos, mas mesmo essa forma está sujeita a distorções.
Se a intenção é trabalhar com o que é popular, então as únicas alternativas hoje são C/C++ e Java.
Gostei + 0
18/03/2007
Titanius
Acho que correr para um linguagem só porque ela é popular, está errado... trabalho com delphi desde a versão 3 dele, e vi o quanto ele melhorou como linguagem e principalmente como IDE (desafio alguem a me mostrar uma IDE melhor que a do delphi), mas foi o que você disse Massuda nos primeiros topicos seu... hoje as empresas estão querendo diminuir os custos, claro que tem o Turbo que ajudou bastante, mas C++ e JAVA são gratuitos e quanto a isso infelizmente não há como recorrer...
Acho que mesmo tendo o turbo delphi, a Borland oops.. CodeGear, poderia rever as formas das licenças... pois uma empresa de 3 programadores gastar quase 5.000,00 só de licença, é complicado.. aí parte para as ferramentas gratuitas...
Bem, o porque da CodeGear, não liberar o Delphi 3 por exemplo? ele é obsoleto, mas liberando, muita gente (inclusive faculdades) usariam... Hoje as faculdades usam C++ e JAva, por serem gratuitas, aih os caras saem de lá sabendo isso... se tivessem o Delphi sairiam mexendo com delphi... é futuro, porque a CodeGear não pensou nisso? Digo, não é diminuir o preço das licenças como fazem hoje, é dar de graça mesmo... pois dali estão saindo os futuros programadores (em delphi).
Falar em Turbo Express (sei lá o nome dele :D ) é outro fator complicado, o que há de melhor no delphi é proibido nele (componentes e tals), então não entra nesta linha de raciocínio...
ufa... :roll:
[]s
Gostei + 0
18/03/2007
Massuda
No passado, C vinha de graça com o sistema operacional Unix (que nem sempre era de graça), assim era natural que as pessoas programassem em C. Provavelmente, naquela época, o gerente de TI que decidisse comprar um compilador Pascal teria que dar muitas explicações.
Hoje, Sun e Microsoft não vivem de Java e .NET. Ambos tem como viver cobrando outras coisas e assim podem se dar ao luxo de dar os compiladores (NOTA: os compiladores linha de comando do VB e do C# vem de graça em toda instalação do .NET... o que você paga é a IDE, mas Java também é assim).
Atualmente a CodeGear tem se esforçado em vender SA (significa Software Assurance que a gente poderia entender como ´garantia extendida´) que é basicamente um esquema de assinatura anual do produto, similar à assinatura do MSDN: durante um ano, você tem direito a upgrade gratuito do compilador; por exemplo, se você comprou D2006 nos últimos meses com SA, você tem direito ao upgrade gratuito ao D2007. Isso poderia reduzir o preço do produto, mas não tem como garantir isso.
Não tenho idéia de valores, mas SA é financeiramente mais interessante para a CodeGear do que simplesmente vender o produto. De qualquer forma, isso teoricamente implica num compromisso por parte da CodeGear de oferecer upgrades com mais frequencia (senão ninguém se interessará por SA), o que significa ter que ter novidades periodicamente.
Gostei + 0
18/03/2007
Corcos
parabéns pelo otimo nivel de comparações e citações
Gostei + 0
18/03/2007
Titanius
Penso que se a Borland liberasse para as faculdades, estaria investindo no futuro... Se nao me engano a microsoft já tem isso...
[]s
Gostei + 0
19/03/2007
Ivanrf
Gostei + 0
19/03/2007
Edibertoalves
Se não me engano a Borland tem há anos um programa de seus produtos nas universidades.
Na faculdade onde eu estudei, tanto o Delphi quanto o C++Builder estavam em cada micro dos labs de informática.
Abraços
Ediberto
Gostei + 0
20/03/2007
Titanius
Olá Edilberto, acredito que tenha sim, mas não gratuita, e sim num valor bem baixo... vamos supor que seja R$100,00 (insignificante perto do valor total dele), mas leve em consideração 3 laboratórios com 60 computadores cada... ou seja, lá se vão quase R$ 18.000,00. Acredito que faculdades tenham este dinheiro em caixa, mas nunca irão pagar... :wink:
[]s
Gostei + 0
20/03/2007
Jujan
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)