GARANTIR DESCONTO

Fórum Pesquisa com acento #55200

12/02/2006

0

Como fazer para que ao pesquisar uma palavra completa, a mesma venha, quer tenha ou não acento?

Ex : Edit1.Text := ´Ácido clorídrico´ as duas tem acento, mas poderiam estar sem o acento ou apenas uma com acento.

CampodoBD := ´Acido clorídrico´ ou ´Ácido cloridrico´ ou ´Acido cloridrico´ ou ´Ácido clorídrico´,

eu queria um
select nomecampo from tabela where nomecampo := edit1.text, só que assim ele não traz com e sem acento

Edilcimar

Edilcimar

Responder

12/02/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Acho que uma pesquisa [url=http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1043]fonética[/url] poderá resolver.

Responder

Gostei + 0

12/02/2006

Edilcimar

Infelizmente acho que uma pesquisa fonética não serviria, pois como trata-se de fazer comparações entre nomes químicos, os quais muitas vezes são parecidos, eu teria resultados indesejáveis, a pesquisa teria que ser efetuada considerando apenas acentos (de qualquer tipo) e Ç quando a pessoa não colocasse

Responder

Gostei + 0

12/02/2006

Thomaz_prg

Você poderia verificar em sua aplicação se existe ou não acentos, se exitir poderia substituir por _ (underline ou sublinhado). Daí traria qualquer item.

Responder

Gostei + 0

12/02/2006

Edilcimar

já tentei o _, mas não funcionou

Responder

Gostei + 0

14/02/2006

Thomaz_prg

Fiquei intrigado, pois o _ funciona blz...
Você tá usando LIKE ou =?? Pois se for = a pesquisa é literal, ou seja, idêntica, daí o _ não funciona.

Responder

Gostei + 0

14/02/2006

Weber

Entendo perfeitamente o problema que nosso colega Edilcimar está passando. Já tentei resolver de todas as formas porém o mais próximo que cheguei foi usando fonética.

Vejam o exemplo e o motivo do _ não funcionar.

NOME
JOSÉ
JOÃO
JOSE
JOAO

Vou procurar por JOSÉ e vai funcionar
[b:a63af9e725]Select NOME From Tabela Where NOME LIKE (´JOS_´)[/b:a63af9e725]
O resultado da pesquisa foi JOSÉ e JOSE

Agora vou procurar por JOSE e não vai funcionar
[b:a63af9e725]Select NOME From Tabela Where NOME LIKE(´JOSE´)[/b:a63af9e725]
O resultado da pesquisa foi apenas JOSE, isto ocorre porque o usuário não colocou acentos em sua pesquisa.

Responder

Gostei + 0

14/02/2006

Truck1n

Mude o Charset e o collate do Banco, para um que aceite Acentuos

Ok?

Até mais!

Responder

Gostei + 0

14/02/2006

Edilcimar

o charset e o collate já aceitam os acentos, tanto é que eles estão cadastrados no bd, o problema está em selecionar uma palavra com ou sem acento e a resposta vir com e sem acento

Responder

Gostei + 0

16/02/2006

Firekiller_am

estou fazendo alguns testes ai fera...

sobe

Responder

Gostei + 0

16/02/2006

Edilcimar

e eu continuo sem conseguir solucionar!

Responder

Gostei + 0

19/02/2006

Edilcimar

ainda não consegui!

Responder

Gostei + 0

19/02/2006

Gandalf.nho

No momento a única maneira de conseguir isso sem gambiarra, é usar um collate não oficial como o PT_BR que ignora maiúsculas/minúsculas e acentos, já que os collates que vem com o Firebird não são assim. Ou esperar pelo FB 2.0 que trará de maneira oficial o suporte para esse collate.

Responder

Gostei + 0

19/02/2006

Edilcimar

Ok, obrigado

Responder

Gostei + 0

03/03/2006

Armando.boza

amigo

[url]http://sourceforge.net/projects/firebirdptbr[/url]

baixe e teste .. eu estou usando e aprovo.

acha JOÃO = JOAO, JOSÉ = JOSE, GONÇALVES = GONCALVES

é otimo

Responder

Gostei + 0

04/03/2006

Edilcimar

ok, vou testar

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar