PHP no Linux

27/08/2015

0

PHP

Já vi um post por aqui sobre programação no Linux, agora não lembro se foi em Java, estou estudando PHP no ambiente Windows, terei vantagem em aprender em outra plataforma, já que o PHP é web?
Karine Sobral

Karine Sobral

Responder

Posts

27/08/2015

Jothaz

Não entendi o que você quer dizer com:
, terei vantagem em aprender em outra plataforma, já que o PHP é web?


Me parece que você esta um pouco perdida e misturando conceitos, mas vamos tentar nos entender.

A beleza e força da Web é justamente a universalidade e por ser multiplataforma, então sua afirmação acima não carece de embasamento lógico. Assim ao desenvolver em PHP (Java, .Net ou Ruby) basta publicar em um servidor, não importa se o servidor é Unix, Linux ou Windows, que estará disponível para qualquer dispositivo que rode um browser. E neste caso não importa se este dispositivo rodar: linux, windows, android, iOs, windows phone, sybian, webos e etc. Desde que rode um browser e tenha suporte a TCP/IP vai funcionar.

No caso do PHP, não fará nenhum diferença no aprendizado pois é o mesmo em qualquer plataforma.

Alguns desenvolvem em Linux por preferência e caso você já domine o PHP e o Linux será tranquilo.

Agora para usar o PHP no Linux você terá de instalar o Linux em dual boot (junto como o windows) ou em uma máquina virtual, que é bastante simples, desde que você tenha um certo conhecimento e experiência.

Então se você domina o PHP e quer fazer uns teste ok, agora se você não domina o PHP nem tem experiência na instalação de outros sistema e máquinas virtuais, acho que pode gerar mais frustração e no final não vai agregar nada em relação ao PHP, só em relação a conhecer outro sistema operacional.

Esta é minha opinião e podem haver outros que não concordem com ela, antão vamos esperar se manifestarem.

Se você se sente capaz e dispostas, vá em frente bons estudos.
Responder

28/08/2015

William

Como usuário Linux "EU CONCORDO" com a opinião do Jothaz, não vai existir diferença se você desenvolver no Windows ou Linux ainda mais para plataforma WEB.

Sempre tomo cuidado ao "indicar" Linux, pois se a pessoa não estiver confortável para conhecer outra plataforma e ocorrerem erros ela vai acabar "difamando" o linux, já tem outras pessoas mais abertas a novos conhecimentos que usam por alguns dias ou semanas apenas para conhecimento.

Pessoalmente não gosto de máquinas virtuais mas se a pessoa não tem outra opção, tenho uma máquina onde estou testando Windows 10, gosto de acompanhar todos os lançamentos tanto Windows como Linux e conhecer as novidades, afinal de contas sou profissional de T.I. não de Linux ou Windows.
Responder

28/08/2015

Karine Sobral

Ainda não domino o PHP, mas um dia chego lá ou perto, por sempre termos que nos atualizar, sobre a citação que marcou Jothaz, me referi no sentido profissional, arrumar estagio, emprego, algumas empresas que trabalham com desenvolvimento PHP não são "grandes", por isso pensei que nelas ele devem dar mais enfase no ambiente Linux, mas apenas supondo mesmo.

Tenho essa preocupação tambem e não julgaria o Linux por falta de conhecimento de minha parte, mas sabemos muitas pessoas não são cautelosas nos comentarios e afins.
Sempre tomo cuidado ao "indicar" Linux, pois se a pessoa não estiver confortável para conhecer outra plataforma e ocorrerem erros ela vai acabar "difamando" o linux, já tem outras pessoas mais abertas a novos conhecimentos que usam por alguns dias ou semanas apenas para conhecimento.


Belissimo esse trecho!!! hihi
afinal de contas sou profissional de T.I. não de Linux ou Windows.
Responder

28/08/2015

Jothaz

O fato da empresa ser pequena não faz com que ela escolha o Linux, muitas vezes vão Windows pirata mesmo. E mesmo o Linux sendo grátis invariavelmente gera gastos com manutenção, instalação e configuração. E afinal é mais do que justo ser remunerado por um serviço prestado.

O que deve ficar claro é que não importa qual ambiente você irá utilizar para desenvolver, pois após a publicação vai rodar em qualquer sistema. Você pode desenvolver em PHP no linux e publicar em um servidor Windows rodando IIS que irá funcionar.

O William que é um usuário Linux, concorda comigo, que muitas vezes a curva de aprendizado (e olha que acho bem simples usar o Linux) para se utilizar o Linux pode assustar alguns usuários, principalmente os preguiçosos.

Eu particularmente gosto muito da filosofia do Linux e sempre tento me manter atualizado, mas no dia a dia vou de Windows, pois me atende sem problemas, tanto profissionalmente como para lazer.

Sempre bato na mesma tecla, quem quer se profissionalizar não deve se ater a "receitas de bolo" ou ser intolerantes em relação a sistemas operacionais e softwares. No final o que decide é o gosto pessoal de cada um, mas você não pode valorizar suas escolhas desvalorizando as escolhas dos outras. E fanatismo é ruim em qualquer situação, mas em TI é a ruína total.
Responder

28/08/2015

Karine Sobral

Então meio que não importa, o ambiente, vou estudar ambiente Linux por "esporte/curiosidade", se pegar gosto tentar me aprofundar.

Ainda bem que não conheço nenhum fanatico.
E fanatismo é ruim em qualquer situação, mas em TI é a ruína total.
Responder

28/08/2015

Marcio Araujo

Tambem tinha essas duvidas, até hoje estou com Windows, por ser mais simples e atender as necessidades.
Responder

28/08/2015

Jothaz


Então meio que não importa, o ambiente, vou estudar ambiente Linux por "esporte/curiosidade", se pegar gosto tentar me aprofundar.


Particularmente acho que importante adquirir conhecimento em etapas, aprender a engatilhar para poder andar. Então eu me aprimoraria em HTML, CSS, JavaScritp, PHP, Orientação a objetos e banco de dados (já é coisa "bagarai") e depois me preocuparia em aprender a usar outro sistema operacional.

Você já consegui criar algum projeto até o final na tecnologia citadas acima, tipo um blog, um cadastro de clientes ou sistema de locação de filmes (clássico)?

Agora se você se sente capaz de abrir várias frentes de estudos vá em frente. O linux é ótimo. Mas vai exigir um curva de aprendizado e da uma olhada em quantos post sobre erro na instalação do Linux tem aqui no fórum, você verá que pode ser frustrante. Eu particularmente nunca tive problemas.
Responder

28/08/2015

Karine Sobral

Tambem tinha essas duvidas, até hoje estou com Windows, por ser mais simples e atender as necessidades.


Então está bem, tambem estou mais que acostumada, porem nunca enfrentei muitos problemas com o Windows.
Responder

28/08/2015

Karine Sobral


Então meio que não importa, o ambiente, vou estudar ambiente Linux por "esporte/curiosidade", se pegar gosto tentar me aprofundar.


Particularmente acho que importante adquirir conhecimento em etapas, aprender a engatilhar para poder andar. Então eu me aprimoraria em HTML, CSS, JavaScritp, PHP, Orientação a objetos e banco de dados (já é coisa "bagarai") e depois me preocuparia em aprender a usar outro sistema operacional.

Você já consegui criar algum projeto até o final na tecnologia citadas acima, tipo um blog, um cadastro de clientes ou sistema de locação de filmes (clássico)?

Agora se você se sente capaz de abrir várias frentes de estudos vá em frente. O linux é ótimo. Mas vai exigir um curva de aprendizado e da uma olhada em quantos post sobre erro na instalação do Linux tem aqui no fórum, você verá que pode ser frustrante. Eu particularmente nunca tive problemas.


Entendo que sim, sobram reclamações sobre o S.O mas tenho certeza de que vem pelo pessoal que não gostou mesmo de usar. Tambem não me prendo a tecnologia, vou ficar com aquela que me dar mais "flexibilidade".
Responder

28/08/2015

Marcio Araujo

Mudar pra que? Já que está aprendendo e o Windows não está te prejudicando, entende?
Responder

29/08/2015

Karine Sobral

Mudar pra que? Já que está aprendendo e o Windows não está te prejudicando, entende?


Verdade, estudar Linux em outro momento.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar