Fórum Primeiro Contato com a Tecnologia Java #4178

30/03/2009

0

Ola ! Em primeiro lugar venho muito agradecer por existir esses servicos de socorro para meros mortais. rsrsrs. Com tudo o mercado de trabalho exige que cada vez mais programadores seja ecléticos na questão de desenvolvimento. Atualmente nao me importava pois Delphi sempre supriu minhas necessidades. Mas por exigencia de uma proposta de emprego decidi estudar Java para aprender a usar sua teclnologia de um simples cadastro a desenvolvimento para web etc. Inclusive tambem assinei as revistas. Porem Não sei por onde comecar! tipo sem perder tempo e mostrar algo que ja possa desenvoler utilizado qualquer ferramenta Eclipse , Netbens ou o que for. Venho a atenção pedir orientação por onde devo comecar.
Aldemir Silva

Aldemir Silva

Responder

30/03/2009

Henrique Weissmann

Olá Aldemir,

bem, se você está começando com Java agora, acredito que a melhor coisa a fazer consiste em estudar mesmo.

Vendo que seu background é o Delphi - e eu passei por situação bastante similar à sua - acredito que a melhor coisa a se fazer consiste não em pegar sistemas já prontos e ver como funcionam, mas sim do básico, ou seja, com livros. Porém, antes de começar, é importante que você saiba a diferença entre as plataformas Java SE e Java EE, pois é um ponto que costuma causar inúmeras dúvidas.

O básico consiste na plataforma Java SE (Standard Edition), que contém as APIs básicas da plataforma Java. É o que você utilizará, por exemplo, na criação e aplicações que não sejam voltadas para o ambiente corporativo. Um sistema desktop básico que acessa um banco de dados, por exemplo, é feito em Java SE. Ele provê todos os recursos necessários para isto.

Já a plataforma Java EE (Enterprise Edition) é voltada para o ambiente corporativo. É utilizada na construção de aplicações que possuam como requisito escalabilidade, performance, ambiente transacional e distribuido, etc. É na plataforma Java EE, por exemplo, que você cria aplicativos web e os famigerados EJBs.

Sendo assim, o importante é começar do básico, ou seja, do Java SE.

Segue abaixo uma lista de livros que, acredito, caem como uma luva para o seu caso:

Java: Como Programar
H. M. Deitel e P. M. Deitel.
Editora: Bookman

Este livro é fenomenal. Eu tenho a quarta edição (atualmente está na sexta) e é incrível como melhora com o tempo. No caso, ele irá tratar dos aspectos básicos da plataforma Java SE, porém vai além disto. Não é apenas um amontoado de explicações sobre a API Java. O livro também explica os fundamentos da própria programação orientada a objetos, que é, no final das contas, o ponto mais importante para aqueles que estão iniciando no Java (e principalmente para aqueles que vêm do Delphi que, apesar de também ser orientado a objetos, na maior parte das vezes é utilizado como se fosse uma linguagem estrutural)

Use a cabeça! Java
Bert Bates
Editora Alta Books

A série Use a Cabeça é excelente também. No caso, aqui você terá uma introdução mais ao ponto referente à linguagem Java. É um pouco mais raso que o Java: Como Programar, porém vai mais direto ao ponto.

Outra fonte bacana é o próprio tutorial da Sun sobre Java. É muito bem escrito e também gratuito.
Pode ser acessado no endereço http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
Das três fontes que citei, é a mais completa sem dúvidas, porém não aborda temas como orientação a objetos (como no caso do livro dos Deitel) nem possui o charme do Use a Cabeça! Java.

Finalizado o seu estudo do Java SE, ai sim você deve começar o estudo da plataforma Java EE, mas só no caso de estar interessado em aplicações corporativas como as que citei anteriormente.

Neste caso, há alguns livros bem interessantes para se estudar também:

Use a cabeça! Servlets e JSP
Brian Basham
Editora Alta Books

Uma introdução muito divertida e direta aos dois conceitos principais da plataforma Java EE referente à web: Servlets e JSP. Como mencionei, a abordagem desta coleção é muito bacana. Direto ao ponto e com muito bom humor.

Há também o tutorial da própria Sun sobre a plataforma Java EE. No caso, está disponível gratuitamente neste endereço: http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/
Com certeza é mais árido que o livro da série Use a Cabeça, no entanto, se você quiser um maior detalhamento, este é O lugar para se procurar maiores informações.

Agora, com relação à plataforma Java EE, tenho também um conselho para lhe dar: não se assuste com a quantidade de itens que a compõem. Isto porque raríssimas vezes (eu nunca vi) todos são usados em um projeto. O que se costuma observar é apenas um pedacinho dela sendo incorporado em cada caso.

Também não se assuste com a quantidade de frameworks que você irá encontrar por ai. São muitos, é verdade, mas você não precisa saber todos. Apenas os que melhor lhe convier. Como saber qual mais lhe convém? Simples: ou seu cliente o exigirá ou será aquele com o qual você, no transcorrer desta jornada, venha a se sentir mais a vontade.

Outra fonte muito interessante consiste nos grupos de usuários. O GUJ é simplesmente excelente, e o endereço é http://www.guj.com.br

Uma pergunta que sempre me fazem é: qual IDE devo usar? Qual a mais fácil para se aprender? Sinceramente, não há muita diferença. Todas possuem seus pontos fortes e fracos. No caso, as principais atualmente são o Eclipse, Netbeans e InteliJ. Acredite: apesar de haver um certo fanatismo com relação a este assunto, as três no final das contas irão lhe atender igualmente (levando em consideração os pontos fortes e fracos de cada uma).

Claro, a consultoria da DevMedia também lhe ajudará a resolver diversas das dúvidas com as quais venha a se deparar neste caminho.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar