Fórum Problemas com transação, IBX e DBExpress, existe solução? #328400
01/09/2006
0
Uso Firebird 1.5 e DBExpress + ClientDataSet + DataSetProvider + SQLQuery
Também uso o IBX...
Verifiquei que no DBExpress, só vai para o banco o campo alterado... ou seja, se no cadastro de cliente eu alterei o endereco, pro banco vai o update do endereco... já no IBX ele vai o registro inteiro... ou seja, fazendo com que o usuário perca todos os dados...
e agora, estranho e complicado isso! será que existe alguma solução?
Desde já agradeço
[]s
Titanius
Curtir tópico
+ 0Posts
01/09/2006
Marco Salles
sim , isto se deve a parametrização realizada pelo datasetProvider..
O que se ganha com isto????
R: melhora a performace , porque a instrução sql gerada é otimizada.
Podemos tb parametrizar a clausula WHERE , configurando atraves da propriedade providerFlags dos objetos Tfileds
Novamente se ganha em performace com a comunicaçao com o banco
Gostei + 0
01/09/2006
Titanius
Pergunto isso, porque como isso é feito em grandes empresas, tipo RM e Microsiga, que tem mais 100 usuários concorrentes e tals.. como impedir que duas pessoas alterem o mesmo registro!?
[]s
Gostei + 0
01/09/2006
Marco Salles
isto novamente e resolvida pelo midas dependendo da configuração dos ProviderFlgas
Um exemplo com dados fictícios foi bem apresentado pelo amigo Vinicius.2k em outro tópico.
Situação 1:
ProviderFlags de todos os TFields = [pfInUpdate, pfInWhere]. Ou seja: Todos os campos estarão aptos a estar presentes na cláusula WHERE.
UpdateMode do TDataSetProvider = upWhereAll. Ou seja: Todos os TFields marcados com pfInWhere estarão na cláusula WHERE.
Registro: Código: ID Nome Cidade UF ------------------------ 1 Vinicius Bicas MG
[b:9e936778d9]Usuários A e B trazem o registro para alteração. [/b:9e936778d9]
Usuário A altera o nome para Marco e aplica os updates.
A Midas resolve para a seguinte instrução:
update <TABELA> set NOME = "Marco" where ID = 1 and NOME = "Vinicius" and CIDADE = "Bicas" and UF = "MG"
Observe que a instrução resolvida pela Midas levará em conta o valor que o campo NOME possuia no momento que foi trazido para o lado do cliente, no caso, Vinicius. Se houver correspondência total do registro na tabela com a cláusula WHERE os updates serão aplicados. No nosso caso, tudo certo. A alteração foi salva.
Usuário B altera o NOME para Martins e aplica os updates.
update <TABELA> set NOME = "Martins" where ID = 1 and NOME = "Vinicius" and CIDADE = "Bicas" and UF = "MG"
[b:9e936778d9]Os updates não serão aplicados pois não haverá correspodência total no WHERE.[/b:9e936778d9] O valor atual presente no campo NOME deste registro é Marco, fruto da alteração realizada pelo usuário A, porém no momento que ele foi trazido pelo usuário B o valor do campo NOME era Vinicius.
[b:9e936778d9]Qualquer alteração no registro pelo usuário A iria impedir que o os updates do usuário B fossem aplicados porque todos os valores são considerados no WHERE.[/b:9e936778d9] Neste a caso a alteração feita pelo usuário A prevalece.
Situação 2:
[b:9e936778d9]UpdateMode do TDataSetProvider = upWhereKeyOnly[/b:9e936778d9]. Ou seja: Apenas os TFields marcados com pfInWhere e pfInKey estarão na cláusula Where. No nosso caso, apenas ID.
* Devido ao UpdateMode do TDataSetProvider, não faz diferença os TFields restantes estarem ou não aptos a estar presentes no WHERE, já que upWhereKeyOnly estabeleceu que apenas os marcados com pfInKey estariam presentes no WHERE.
Registro:
ID Nome Cidade UF ------------------------ 1 Vinicius Bicas MG
[b:9e936778d9]Usuários A e B trazem o registro para alteração. [/b:9e936778d9]
Usuário A altera o nome para Marco e aplica os updates.
update <TABELA> set NOME = "Marco" where ID = 1
[b:9e936778d9]Apenas a ID é considerada no WHERE e, no nosso caso, os updates são aplicados com sucesso. A alteração foi salva. [/b:9e936778d9]
[b:9e936778d9]Usuário B altera o campo NOME para Martins e aplica os updates. [/b:9e936778d9]
update <TABELA> set NOME = "Martins" where ID = 1
[b:9e936778d9]Os updates serão aplicados pois, mesmo que o usuário A já tenha alterado o campo NOME para Marco, apenas o valor de ID é analisado e este não foi alterado[/b:9e936778d9]. Neste caso, a alteração do usuário B, sobrepõe a do usuário A.
Acho que este exemplo bem postado pelo Vinicius.2k é um bom começo para tentar entender..
A titulo de curiosidade voce pode colocar um SqlMonitor no projeto , configura-lo para um editor de log e observar as istruçoes sql trocadas com o banco
Infelismente falei so do DbExpress , porque o pouco que eu sei e sobre esta tecnologia.
Fico te devendo Ibx , mas se voce o conheçe , talvez não seje dificil aplicar uma analogia , analizando o ´SqlMonitor´ Dessa Categoria
Espero ter ajudado. :lol:
Gostei + 0
01/09/2006
Titanius
Realmente, para DBExpress você conseguiu uma solução muito boa... vou começar a usar ela...
Porem... a maioria dos sistemas estão em IBX... e precisaria de um solução em IBX...
Agora, estive pensando.. mesmo a sua solução, resolveria o problema da atualização.. mas nao um outro problema... vamos supor que no cadastro de cliente tenha lá seus 50 campos pra alterar... e o usuario começa a alterar e tals.. pra depois clicar no salvar, e ver que nao foi salvo pois alguem mudou antees dele... (como voce explicou acima).
Pois bem, trabalho perdido... queria saber tambem se teria como avisar ao cliente antes de iniciar uma alteracao, se o registro está apto ou nao pra iniciar a edição.. pois assim, o usuario nao perderia muito tempo...
[]s
Gostei + 0
01/09/2006
Marco Salles
eu não posso deixar de tirar os meritos da boa explicaçao ao vinicius.2k
os meus não :lol: :lol: :lol:
não entendi... como assim não sera salvo... Na situação 2) não é salvo sem problemas :?: :?: .... O unico campo que não se pode alterar é o campo Chave...este niinguem altera mesmo... Voce não entendeu esta passagem da situação 2 :?: :?: :?:
Gostei + 0
01/09/2006
Titanius
Já que no IBX não há como fazer como no DBX, queria ver se tinha como eu bloquear o cara pra ele nao editar o registro..
Ou....
Uma solução fácil de migração entre IBX e DBX... você conhece algo a respeito?
[]s
Gostei + 0
01/09/2006
Marco Salles
se for estritamente necessario , use um Travamento Otimista para o caso
não conheço nenhuma ferramenta que possa ajuda-lo nesse sentido..
Gostei + 0
01/09/2006
Titanius
[]s
Gostei + 0
02/09/2006
Marco Salles
eu me expressi mau.. Travamento que eu me referi é a estrategia Otimista , que voce ja deve conhecer e que não se aplica ao seu caso...
[b:488f92bd92]quanto a sua afirmação:[/b:488f92bd92]
estive dando uma olhada e cheguei a algumas conclusões que podes estar erradas devido ao meu completo desconhecimento desta classe..
1)
Na paleta de componentes do IBX verifiquei a existencia do componente [b:488f92bd92]IBUpdateSQL ... [/b:488f92bd92]
Por analogia no DBE , ao usarmos o componente[b:488f92bd92] UpdateSQL [/b:488f92bd92], tiramos da sua clausula [b:488f92bd92]where[/b:488f92bd92] todos os campos que não interressam na atualização <situação analoga ao caso 2 do Dbexpress>
então , pergunto a quem interresa por , não existe a mesma opção no
IBUpdateSQL ao escrevermos os paramentros da sua propriedade
ModifySql ????..
2)
eu vi tb que o IbTable possui a opção [b:488f92bd92]UpdateMode[/b:488f92bd92] .. Esta sim pode ser configurada
então vejo muita semelhança com o modelo explicado para o DBEXPRESS
e acredito sim , em uma saida , basta saber a configuração correta.
Gostei + 0
19/09/2006
Marco Salles
estou precisando de um pequeno favor seu:
Vi em outro tópico que voce usa DBS 2006 ...
Pois bem , fiz o download da versão Win32 e net da Borland
Mas estou tentando estudar UML , togther , refactring e não estou conseguindo.
Não sei se estou sem saber ou se o delhi free não tem essas ferramentas completas
Então gostaria de olhar o IDE do delphi 2006 versão paga , para compara-lo com o meu Free
Claro que se for possivel ....
abraços
Gostei + 0
19/09/2006
Marco Salles
e hoje nen é sexta feira ....
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)