Projeto final com erro

22/01/2016

0

Gente, quero aqui gerar uma discussão amigável, pode ser demore um pouco para uma conclusão, muitas pessoas questionando, enfim, quero me aproveitar que no forum tem muitos profissionais com experiencia e outros que estão iniciando, mas o bom é a concentração de informações.

Para vocês, a responsabilidade de projeto final sair com erros(simples ou complexo), é de quem?

Analista, Desenvolvedor ou Testador? Se faltar alguem na equipe, por favor insiram na discussão.
Janaina Mendes

Janaina Mendes

Responder

Post mais votado

25/01/2016

Quando você assume um papel de responsável (gerente, líder ou analista) isto faz parte de suas atribuições.
E realmente nem sempre vai contar com a mesma equipe e pior as vezes pega projetos em que a equipe esta desmotivada. Mas se você aceita o poder de decisão terá a responsabilidade ("com grande poderes grandes responsabilidades").

O que a maioria dos iniciantes não percebeu é que TI abrange muito a questão de relacionamento, administrar pessoas, saber se expressar, entender as pessoas e capacidade de abstração. A parte da codificação é a mais tranquila, por mais complexa que seja, poie envolve a máquina.

Claro que se você quer ficar como programador a vida toda, principalmente júnior, então terá menos responsabilidade e claro salário. Agora de modo geral com a experiência e vivência vem as promoções e claro cobrança.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

22/01/2016

Jothaz

Qualquer projeto em qualquer área necessita de uma definição de escopo e descrição dos requisitos. Então é importante quem for criar/gerenciar o projeto compreender o que foi pedido e conseguir transformar isto em projeto através de artefatos de área em si (por exemplo: engenharia: plantas, ti: caos de uso e e tc.).

Só como exemplo, de como é difícil nos comunicarmos de forma clara e concisa, no seu próprio post teríamos de definir o que você quiz dize com "erros". Seriam erro nas funcionalidades ou erro de escopo, especificação da infra ou por exemplo o projeto não atende a expectativa do usuário?

Outro detalhe a equipe poderíamos colocar: cliente/usuário, líder do projeto, analista negócio, analista sistema, arquiteto, analista de requisitos, desenvolvedor ou testador.

No fundo codificar é o mais simples, pois é algo mais palpável e além das IDE´s e compiladores exibirem os erro mais básico, na execução podemos verificar se esta funcionando como esperado.

A dificuldade é conseguir extrair do cliente qual a necessidade e sintetizar isto de forma clara, concisa, coesa, confiável e correta.

As vezes pego no pé da galera do fórum por não conseguirem criar um post com um enunciado claro e compreensível, não é o caso do seu post, mas é justamente por ter vivido transtornos com profissionais que não conseguem ter capacidade de se expressar por escrito.

Acho que já é um bom começo. Vamos ver outras opiniões.
Responder

22/01/2016

Janaina Mendes

Ótimo inicio, descreveu bem todo um processo de desenvolvimento. Vamos aguardar as outras respostas.
Responder

22/01/2016

Edson Venancio

Acompanhando, legal a proposta do post.
Responder

22/01/2016

Eduardo Pessoa

Poxa, que pergunta!!! Isso vai gerar boas respostas, mas ficarei como espectador e talvez pergunte com o decorrer dos posts.
Responder

23/01/2016

Janaina Mendes

Ainda aguardando senhores.
Responder

23/01/2016

Emilio Neto

Não tenho experiencia, mas todos devem se comprometer com o projeto, quem gerencia, é o gerente de projetos, mas ele não é deus para saber de tudo.
Responder

23/01/2016

Janaina Mendes

É uma ideia, realmente a culpa não se deve cair em todos, os envolvidos devem fazer o que está pedido/documentado.
Responder

24/01/2016

Emilio Neto

Na vida real isso não deve acontecer, alguem assumir os erros, por isso deve-se ter o controle total de todo o projeto, então se sair algo errado a culpa vai para o gerente de projetos. Estou errado?
Responder

25/01/2016

Janaina Mendes

Na vida real isso não deve acontecer, alguem assumir os erros, por isso deve-se ter o controle total de todo o projeto, então se sair algo errado a culpa vai para o gerente de projetos. Estou errado?


Sinceramente não sei, mas parece que sim.
Responder

25/01/2016

Emilio Neto

Alguem sabe algo sobre a área de gerencia de projetos?

[url]https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUs/WhatIsProjectManagement.aspx[/url]
Responder

25/01/2016

Jothaz

Erros e bugs, por mais que se teste, sempre aparecem quando o projeto vai para ambiente de produção. Isto acontece por que o artefatos (requisitos, caso de uso, roteiro de teste e etc) são mal feitos ou porque algum detalhe ou especificidade passou pela equipe de sistema e usuário/cliente. Então este tipo de erro não é agradável, mas podem ocorrer. Claro que se for algo sério com perda ou atualização indevida de registro ai ferra tudo.

O que é realmente grave é o projeto não atender a expectativa do cliente, a arquitetura definida não suportar a carga de serviço, o projeto não faz o que se propôs entro outros. Se isto acontecer vai ficar feio para toda a equipe de modo geral.

Mas a culpa recai sobre o gerente de projeto, líder de projeto ou analista responsável e não sobre a equipe (alguns projetos não tem gerentes e somente líder outro somente um analista responsável). Afinal o objetivo do gerente/líder/analista é justamente acompanhar o projeto e garantir que os prazos, custos e qualidade sejam mantidos. Então eles devem levantar/detalhar os riscos, fazer reuniões de ponto de controle, levantar;detalhar as contingencias e mitigá-las e garantir que o produto entre esteja dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo cliente. Claro que a visão seria mais macro, por isto o gerente/líder/analise deve selecionar uma equipe de confiança, pois não dá para acompanhar tudo no detalhe.

Já vi muito gerente e lideres serem demitidos por fracasso em projetos. A culpa seria somente dele? Não! Mas a equipe foi ele que selecionou e acompanhou então a culpa recai sobre ele. E depois demitir um gerente/líder é menos traumático que demitir toda a equipe.

Trabalhei um projeto enorme de 18.000 pontos de função (cada ponto cotado em 1.000 rais) um equipe de mai de 100 profissionais e foi um fracasso.

E ja trabalhei em projeto que tinha tudo para tudo para dar errado, no caso o cliente não queria o sistema foi imposto pelos superiores dele, mas depois algumas reuniões e acertos deu tudo certo.

E já trabalhei em projeto (controle de licitações) que era ótimo, mas quando da implantação os pregoeiros não quiseram usar e preferiram o pregões presenciais. Os mesmo projeto foi implantado em outro cliente e foi um sucesso.

Então são muitas variantes e tudo pode acontecer, sem você for o ressonável faça tudo para manter a equipe motivada e acompanhe de perto, pois é o seu que esta na reta.
Responder

25/01/2016

Emilio Neto

O Gerente meio que fica na corda bamba sempre, por esse lado, nem sempre ele vai pode contar com a mesma equipe, isso sem falar que tambem tem administrar "pessoas", por si só não é nada simples.
Responder

25/01/2016

Emilio Neto

Geralmente o gerente de projetos, obrigatoriamente passou pelo desenvolvimento? Exigi-se esse conhecimento técnico?
Responder

26/01/2016

Janaina Mendes

Um dia queremos ser gerente, mas é um trabalho bem arduo tambem, o que mais me incomoda nessa questão, é que seus resultados dependem do outros, eu imagino a complicação.
Responder

27/01/2016

Emilio Neto

Faço das suas palavras a minha, é clichê mas realmente é assim, quem disse que o mundo é justo?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar