Fórum Qual Banco de Dados utilizar ? #148741

22/03/2003

0

Pessoal,
Recorro aos mais experientes para me ajudar.
Estou iniciando em Delphi e gostaria da ajuda de vocês para saber qual seria o melhor banco de dados a ser utilizado para uma aplicação de pequeno porte (aproximadamente 5mb - tamanho do banco). O que vocês acham de usar MAccess, Interbase, ou .... :?:

Anonymous

Anonymous

Responder

22/03/2003

Anonymous

Para aplicações pequenas em Windows, o JetEngine (´MSAccess´) com ADO é na minha opinião o mais indicado qdo o cliente não tem como pagar por um SGDB. E depois, migrar ele pra um SGDB é mole, se seguidos os padrões das notações SQL.

Interbase é bom, mas é pago. FireBird é de gratis mas não dá pra sentir garantia em vários aspectos. Vá ao fórum sobre Interbase/FireBird e sempre verá mensagens do tipo ´base corrompida´. No Interbase7 da Borland deve ter melhorado isso, mas esse é o Interbase bom e pago.

Responder

Gostei + 0

22/03/2003

Basicboy

Caro colega, como vc mesmo falou que esta iniciando em Delphi, recomendo que comece utilizando o Paradox e depois use outros como Interbase, MySQL, PostGree, etc... e depois vc verá qual se ajusta a suas aplicações e necessidades....

Responder

Gostei + 0

22/03/2003

Anonymous

Paradox não é bom nem para armazenar apenas um registro.

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Se você está começando não comece se dedique ao BDE dá para escrever um livro somente sobre os problemas e inconcistências deste engine.

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Se você está começando não se dedique ao BDE dá para escrever um livro somente sobre os problemas e inconcistências deste engine.

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Quando vejo alguem falar tao mal do IB fico altamente chateado e explico pq :

O IB originou-se em uma empresa q foi adquirida pela Borland e q continuou seu desenvolvimento para poder trocar o Padadox por ele futuramente, em um certo periodo a Borland (que nao é boba nem nada...) decidiu abrir mão de uma versão do IB tornando-a gratuita (Versão 6.02), e disponibilizando os fontes (eu disse fontes mesmo....), com isso surgiu o FireBird, que tornou-se um banco muito proximo do IB mas hoje em dia, com caracteristicas proprias que no futuro talvez o distanciem do seu irmao consanguineo, o IB.
Portanto falar pra nao usar o IB pq ele é PAGO (segundo o Bon Jovi) tá resolvido e claro q ele é de Graça na versão 6.02.... Nas outras é claro q a Borland vai cobrar... afinal ela ta trabalhando no Banco e desenvolvendo pra poder concorrer no mercado.

Ao falar em base corrompida no IB tem q se ter em mente q NENHUM banco, por melhor q ele seja, esta livre disso. Vc na sua casa liga seu computador direto na tomada sem utilizar, de alguma forma, um Estabilizador ou um NoBreak??? Se sua resposta foi ´SIM´, benvindo ao mundo dos Loucos. Com um Banco de Dados o mesmo acontece, tem q se ter uma infra-estrutura para conter seus dados. Um pique de energia pode detonar uma Base IB tanto quanto uma DB2 ou Oracle; agora, se vc acha q o nome IBM/Oracle livra estes bancos de problemas do genero, desligue seu computador agora mesmo... Se vc nao tem um NoBreak de R$ 300,00 para proteger seus dados, eles nao sao tão importantes assim para vc e em qualquer forum de qualquer Banco de
Ponto Final. Pronto... Sobre a corrupção de dados tamos resolvidos...

Agora uma breve descricao sobre o IB : O ´Pequenino´ IB foi considerado o Melhor Banco de Dados dos Ultimos anos pois alia Custo Zero, pois é gratuito, Instalação facilima, Não necessita de DBA, Muita velocidade pois o Delphi traz componentes de acesso direto ao IB desde a versao 5 inclusive com componentes de Backup e Restore (componentes InterBase Express ou só IBX), Segurança pois o IB é bem confiavel pela existencia de Transações, etc...etc... Alem disso o IB ta sempre inventando os padroes para serem adotados pelos outros fabricantes de Banco, como é o caso do Padrao para campos do Tipo Blob, que foi inventado pelo IB e copiado em massa pelos outros... Tem tb as Transações em 2 fases e em Bancos distintos e até distantes geograficamente (nenhum outrobanco faz isto por ai...).
O IB é sem duvida um dos melhores, afirmar q ele é o melhor seria hipocrisia, falta muita coisa ainda... Do tipo : Um controle de Usuarios melhor, Junção de 2 Bancos em um Select apenas (Se tem como me digam Por Favor....)
Chega... ja to com os dedos doendo de tanto ´falar´ sobre o IB, e resumindo é o seguinte... Instale...... Use..... e Lucre.

Para saber mais leia e em qualquer Site sobre o IB e aqui tambem
http://www.lidercomp.com.br/Lidercomp/lidercomp.cgi?flagweb=artigo04

Um Abraço
Werlon Goulart

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Dados o assunto corrupção de dados será uma constante pois nada é mais desastroso para um Adiminstrador do que perder sua Base. Portanto achar mensagens sobre o assunto no forum do IB é normal, no forum do Oracle msgs sobre o Oracle e assim por diante.
Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Rik3500

Olá Werlon!

Concordo com voce, mas eu fiz uma aplicação em delphi 6 com o IBX e por incrivel que pareca esta lento na hora de cadastrar pedidos e alterar o mesmo, sinseramento não sei o que houve.
Por favor mande seu e-mail para o meu rik3500@hotmail.com, para eu te mandar os fontes e o banco de dados, se voce quiser dar uma olhada.

Grato.

Ricardo.

[quote:92534c3f49=´Werlon Goulart´]Quando vejo alguem falar tao mal do IB fico altamente chateado e explico pq :

O IB originou-se em uma empresa q foi adquirida pela Borland e q continuou seu desenvolvimento para poder trocar o Padadox por ele futuramente, em um certo periodo a Borland (que nao é boba nem nada...) decidiu abrir mão de uma versão do IB tornando-a gratuita (Versão 6.02), e disponibilizando os fontes (eu disse fontes mesmo....), com isso surgiu o FireBird, que tornou-se um banco muito proximo do IB mas hoje em dia, com caracteristicas proprias que no futuro talvez o distanciem do seu irmao consanguineo, o IB.
Portanto falar pra nao usar o IB pq ele é PAGO (segundo o Bon Jovi) tá resolvido e claro q ele é de Graça na versão 6.02.... Nas outras é claro q a Borland vai cobrar... afinal ela ta trabalhando no Banco e desenvolvendo pra poder concorrer no mercado.

Ao falar em base corrompida no IB tem q se ter em mente q NENHUM banco, por melhor q ele seja, esta livre disso. Vc na sua casa liga seu computador direto na tomada sem utilizar, de alguma forma, um Estabilizador ou um NoBreak??? Se sua resposta foi ´SIM´, benvindo ao mundo dos Loucos. Com um Banco de Dados o mesmo acontece, tem q se ter uma infra-estrutura para conter seus dados. Um pique de energia pode detonar uma Base IB tanto quanto uma DB2 ou Oracle; agora, se vc acha q o nome IBM/Oracle livra estes bancos de problemas do genero, desligue seu computador agora mesmo... Se vc nao tem um NoBreak de R$ 300,00 para proteger seus dados, eles nao sao tão importantes assim para vc e em qualquer forum de qualquer Banco de Dados o assunto corrupção de dados será uma constante pois nada é mais desastroso para um Adiminstrador do que perder sua Base. Portanto achar mensagens sobre o assunto no forum do IB é normal, no forum do Oracle msgs sobre o Oracle e assim por diante.
Ponto Final. Pronto... Sobre a corrupção de dados tamos resolvidos...

Agora uma breve descricao sobre o IB : O ´Pequenino´ IB foi considerado o Melhor Banco de Dados dos Ultimos anos pois alia Custo Zero, pois é gratuito, Instalação facilima, Não necessita de DBA, Muita velocidade pois o Delphi traz componentes de acesso direto ao IB desde a versao 5 inclusive com componentes de Backup e Restore (componentes InterBase Express ou só IBX), Segurança pois o IB é bem confiavel pela existencia de Transações, etc...etc... Alem disso o IB ta sempre inventando os padroes para serem adotados pelos outros fabricantes de Banco, como é o caso do Padrao para campos do Tipo Blob, que foi inventado pelo IB e copiado em massa pelos outros... Tem tb as Transações em 2 fases e em Bancos distintos e até distantes geograficamente (nenhum outrobanco faz isto por ai...).
O IB é sem duvida um dos melhores, afirmar q ele é o melhor seria hipocrisia, falta muita coisa ainda... Do tipo : Um controle de Usuarios melhor, Junção de 2 Bancos em um Select apenas (Se tem como me digam Por Favor....)
Chega... ja to com os dedos doendo de tanto ´falar´ sobre o IB, e resumindo é o seguinte... Instale...... Use..... e Lucre.

Para saber mais leia e em qualquer Site sobre o IB e aqui tambem
http://www.lidercomp.com.br/Lidercomp/lidercomp.cgi?flagweb=artigo04

Um Abraço
Werlon Goulart[/quote:92534c3f49]

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Certo, sobre corromper, qualquer arquivo pode sofrer isso em alguma má situação. Mas com certeza o FireBird/Interbase corrompe por muito mais motivos, alguns deles até com No-Break, como por exemplo querys muito pesadas sendo executadas ao mesmo tempo ou até somente uma pesada. E certas configurações pra diminuir essa possibilidade deixam o banco mais lento. E qdo acontece de corromper nem sempre dá pra recuperar. MDB 99¬ dos casos consegue recuperar, 1¬ são os casos de usarem o banco de forma inadequada, para aplicações muito pesadas.

Não falei pra não usar o Interbase por ser pago, disse sobre o caso de aplicações pequenas onde geralmente o cliente não vai querer pagar X a mais pelo banco. Interbase 6 tá ultrapassado, e não acharia bom propor usá-lo não podendo dar a garantia do cliente evoluir para uma próxima versão (q é paga).

Ele podendo pagar beleza, o cenário muda: Interbase7, SQLServer, Oracle, DB2...

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Eu sinseramente discordo de sua argumentação.

O IB como Banco de Dados tá anos luz a frente de um MDB (pelo menos pelo q me consta, mas nao sou grande conhecedor deste sistema de arquivos), pois o IB conta com transações, Blob, Stored Procedures, Triggers, Bancos distribuidos em Multiplos arquivos, Transacoes em 2 fases, e tudo mais. E alem disso a versao 6.02 é de Graça. Entao se o problema é grana o IB se encaixa a um custo Zero e o mais importante com Nenhuma manutenção, pois não existe parametros para acertar, o IB foi projetado para não requerer um DBA.
Sobre o acesso : Para acessar o MDB vc iria usar uma camada a mais que seria o Drive da Microsoft para o MDB, enquanto o IB seria acesso direto usando a API propria, e todo mundo sabe quanto mais camadas mais lentidao no acesso (Mas nunca usei MDB, entao nao sei dar detalhes...).

Entao dizer q um banco do porte do IB é ultrapassado so pq existe uma versao mais nova é cair em Puro Modismo. E o FireBird foi baseado nesta versao do IB, e tem mais atrativos do q o IB7 onde poucos recursos interessantes de Verdade foram adicionados.

Eu, em minha opinião é claro..., nao trocaria um IB por qquer MDB.
Mas existem casos e casos e trocentas variantes no meio deles, todas devem ser levadas em conta na hora de decidir qual o banco usar e como desenvolver o sistema.

A verdade é q não existe um banco a toda prova, como qualquer coisa, sempre vão existir qualidades e defeitos, ai entra o Pessoal da TI, para balancear e pesar custo beneficio.
Sobre recuperar um banco : Não existe no mercado um banco mais facil de administrar e q volte ao ar mais facilmente q o IB. Ele com sua caracteristica Unica de acertar problemas internos automaticamente a medida q vai acessando os registros torna-o bastante interessante para missoes criticas onde a disponibilidade do banco é inprescindivel. Salvo casos em q a corrupção é tamanha q o arquivo do banco fica imprestavel. Ai so Backup mesmo.... O q é normal em qualquer banco.

Sobre Corrupção em longas transações o seu problema pode estar ai mesmo, pois o interessante seria manter a transação aberta o menor tempo possivel.

Deixo claro q nao quero causar polemica ou concorrer de maneira alguma, e que isto fique claro; mas como vc, tenho direito a registrar minha opiniao ao amigo q pediu auxilio. E no final Parabens pra gente, pois quem ajuda amigo é.

Um abraço
Werlon Goulart

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Para Rick3500

Eu te mandei um email.... Mandei pra rik3500@hotmail.com
Veja ai e de retorno.

Um Abraço
Werlon Goulart

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

Complementando a colocação de nosso amigo Werlon Goulart gostaria de fazer algumas colocações:

Também sou novato no interbase mas percebi que ele é muito melhor que o BDE (isso já é uma mão na roda), porém devemos lembrar que qualquer sistema utilizado de forma incorreta, por mais seguro que seja, vai dar pau, por isso a necessidade de buscar muita literatura a respeito para não botar os pés pelas mãos no desenvolvimento do sistema.

Quanto a utilização de .mdb convém lembrar que seu banco não é gratuito e qualquer sistema da Microsoft custa o olho da cara como todo mundo sabe

Quanto a questão dos bancos corrompidos, sabe-se que qualquer SGBD é um sistema corporativo, e subentende-se que ele necessite de uma boa máquina para rodá-lo, já vi muitos sistemas baseados no interbase com banco corrompido em que a pessoa estava rodando o programa em cima de um computador que apanhava para rodar o word, e é obvio que quanto mais lenta a máquina, mais vulnerável fica o sistema.

Utilizo programas baseado no SYBASE e também tivemos o mesmo problema de banco corrompido, que só foi solucionado quando botamos a mão no bolso e colocamos pentium 1.6 com 256mb de ram como servidor e estações com no mínimo 800mhz. Porém ele é extremamente lento, tendo relatório que envolvem uma massa de dados um pouco maior que leva mais de 50 minutos para ser gerado, sem contar que tem que se deixar um generoso cache temporário para o SGBD, o que praticamente inutiliza o computador servidor.

Em programas utilizando o interbase em outras máquinas pode-se deixá-los rodando em segundo plano sem que comprometa o rendimento desta.

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Thematrix:reloaded

Eu so gostaria de colocar um adendo em relaçao a corrupçao de dados no IB:

- Eu trabalho com o IB ha uns 2 anos, com base instalada de +- uns 30 clientes, desde hoteis a escolas, e so tive problemas de corrupçao de base em clientes que trabalhavam STAND-ALONE, e pronto.
Em nenhum dos casos eu perdi dados, usei a dica do site www.interbase.com na seçao artigos, e resolvi em questao de minutos.
Eu acho que o grande problema eh que nos queremos desenvolver sistemas e vender para todos os tipos de clientes (o que infelizmente, eh um mal necessario), assim colocamos nossos sistemas em empresas que nao querem nem comprar um no-break!!!!!!! E ai, ja viu, pau na base de dados, e o culpado eh o sistema e por consequencia o programador... E, entao, ficamos tentados a usar uma base de dados barata e sem segurança...
Mas, se vc quer realmente crescer, trabalhe com um SGBD (seja Interbase, MySQL, SQL Server, Oracle, etc).
Tenha em mente que Base de Dados Local (Access, Paradox, DBF), NAO EH um BANCO DE DADOS, e quando vc precisar trabalhar em rede, eh dor de cabeça na certa.... :wink:

Responder

Gostei + 0

23/03/2003

Anonymous

PessoAll,
Ficou claro a decisão de utilizar o IB pelo custo ($$$) x beneficio que a ferramenta proporciona.

Obrigados àqueles que deram sua opiniam e desculpe os que não gostam da ferramenta.

PS.: Vocês sabem aonde eu posso encontrar a Versão 6 (Open Source) ? Já procurei no site da Borland e não encontrei.

Obrigado.

Responder

Gostei + 0

24/03/2003

Anonymous

Alguém poderia comentar algo sobre o DBISAM?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar