Quanto vale (em R$) um sistema feito no Delphi, em média ?

25/10/2003

0

Estou começando a desenvolver sistemas, e está começando a aparecer interessados em meu trabalho, tenho alguma duvidas referentes a preço.

Duvidas: Quanto saí um sistema com o codigo fonte incluso ?

e sem o codigo fonte ?


Espero que me ajudem, desde já agradeço.. Valeu...


Alemaodp

Alemaodp

Responder

Posts

25/10/2003

Marcelo.c

Dê uma olhada neste Post:

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=24970&highlight=pre¬E7o


Responder

26/10/2003

Jc

Quanto mais complicado mais caro...
Quanto mais facilitar a vida do cliente, mais caro deve ser...
(por exemplo com conexão via TCP/IP, Gerenciamento de Tarefas, Controle de usuarios, etc...)

Eu aconselharia a não vender seus codigos fontes.
Mas se for vender que seja bem mais caro ainda.


Responder

26/10/2003

Théo

Concordo com o JC.

Também acho que seria muito recomendável você trabalhar na forma de licenciamento, isto é, você desenvolve o software por um valor X, metade pra começar e metade na entrega, e cobraria também um X/10, X/20, etc. como mensalidade pela utilização ´da sua aplicação´ - enfatizando num contrato (quase informal) a propriedade do software. Se o cliente quer os fontes poderia ser X vezes 5, por exemplo. (com um mês de suporte grátis).

Vender com os fontes não é nada, nada, nada, nada, :lol: interessante! a não ser que o cliente esteja disposto a pagar pela sua propriedade intelectual.

Por um pouco de experiência que tenho, acho uma necessidade que você tenha que se preocupar também com toda documentação ligada ao um sistema (sem querer burocratizar demais, é claro. E evita muita dor de cabeça. Você talvez não imagine o quanto). Afinal, você não gostaria de ´bater boca´ com um cliente que afirma ´de pé junto´ que funcionalidade Y deveria fazer parte do sistema por que ele falou (ou divagou em certo momento, talvez pra outra pessoa), sendo que você sabe que não foi isso o combinado pelo valor que foi firmado inicialmente. E pior. Você ter que executar a tarefa pra não se queimar :!: .

Outra, se você tem que se preocupar com essas questões administrativas[angariar clientes, estebelecer o que realmente o cliente quer (lembra da documentação que falei?), estebelecer custos fixos e variáveis - computador(es), energia elétrica, acesso com banda larga para Internet, mídias de instalação, custo do Banco de Dados, tempos de testes, etc, etc, etc; e o mais importante - prazos de entrega, ] você [b:5015f69a98]deverá[/b:5015f69a98], ser mais Analista de Sistemas do que Programador. Estou falando de UML, XP, ISO/IEC 12207, PERT/CPM, APF, PSP, só prá começar. (não caia na tentação de menosprezar isso e você tem a internet para desbravar esses caminhos).

Acho que estabelecer um preço poderia ser uma das tarefas mais árduas de fazer por uma série quase infinita de fatores:

- Qual a real necessidade do cliente (certa vez, um cliente queria um sistema de mala-direta e perguntou o preço. Disse que precisava saber realmente como ele queria (UML) que funcionasse para determinar isso. Depois de algumas reuniões eu tinha que fazer um Controle de Pedidos bem específico, trabalhando com Excel, IE, Correios, etc. Já pensou que roubada!!!. Evitei um desgaste e tanto).

- Seu domínio e experiência na linguagem e correlatos( provavelmente terá que esbarrar em Sockets, Programação distribuída, .NET, ASP, PHP, Linux para manter uma certa independência de plataforma). Tenho certeza que você chega lá!

- O porte do cliente: Existem vários diretores na empresa? :) O Cliente tem um carro belíssimo carro importado? :lol:. É de um time de futebol arquirival do seu? :twisted:

- Volume de dados, performance exigida, complexidade na obtenção da informação exigida...

- Concorrência de mercado, o mercado em si, nível de emprego, sua capacidade de negociar.

- Modelo de sistema (Contabilidade tem um monte, mas e de Controle de Solidez de Vigas? Quem sabe?...

- Região: interior ou aqui na capital de São Paulo. Interior de Minas Gerais, Paraná, talvez tenha que ser mais barato?

- Você dará conta sozinho para satisfazer o prazo necessário pelo cliente? (às vezes não dá pra negociar nessa parte).

Veja bem, uma tela de cadastramento com uma dúzia de campos, pode, (eu disse, pode) custar bem menos que uma tela de PDV. Que tal x/25?

Acho que eu devo ter mais complicado e polemizado que ajudado(depois me diga), mas quem disse que seria simples e banal?

-Sendo um pouco mais específico, um sistema com:
=dois cadastros(fora os de usuários e Log),
=duas telas
=dois relatórios.

Chutando, (e até pra chutar dá pra aumentar as margens de êxito)Poderia ser de R$ 300 a 900 reais (lembrando das variantes que mencionei acima.)

- Você pode utilizar prototipação de telas para te ajudar. A APF - Análise de Pontos de Função, apesar de eu achar que não se encaixa muito bem num modelo OO, pode te dar um ótimo substrato pra começar.(alguém conhece outra?)

Boa sorte!


Responder

15/11/2003

Kroki

Estava procurando algo em ´Pesquisar´e achei esse tópico interessante.
Praticamente terminei um sistema para Lan House para ser usado no interior de Minas,mas as prefeituras vão querer que eu prove que o programa não é pirata,ou não liberam a licensa.
O que devo fazer?


Responder

15/11/2003

Aroldo Zanela

Colega,
Estava procurando algo em ´Pesquisar´e achei esse tópico interessante. Praticamente terminei um sistema para Lan House para ser usado no interior de Minas,mas as prefeituras vão querer que eu prove que o programa não é pirata,ou não liberam a licensa. O que devo fazer?

http://www.inpi.gov.br/legislacao/legislacao_frameset.htm


Responder

15/11/2003

Rfpsatin

Estou começando a desenvolver sistemas, e está começando a aparecer interessados em meu trabalho, tenho alguma duvidas referentes a preço. Duvidas: Quanto saí um sistema com o codigo fonte incluso ? e sem o codigo fonte ? Espero que me ajudem, desde já agradeço.. Valeu...


Qual sistema?
q BD usa?
é em rede?


Responder

15/11/2003

Afarias

um sistema vale proporcionalmente aquilo q seus usuários podem lucrar com seu uso.


T+


Responder

16/11/2003

Silviodelgado

um sistema vale proporcionalmente aquilo q seus usuários podem lucrar com seu uso. T+


Eu discordo!!!
Um sistema vale, inicialmente, as horas trabalhadas pelo profissional e os gastos inerentes ao processo (aluguel, água, luz, etc.).
Depois de repostos tais gastos, começa-se a pensar em lucrar mais conforme a disponibilidade e interesse do cliente.
Ex.: um simples cadastro de mala-direta geralmente não dá pra lucrar mais do que os custos/lucros normais. Em contrapartida, um mesmo sistema ERP pode ter valores diferentes, dependendo do porte do cliente.
É muito importante ressaltarmos que a ética é fundamental para que a profissão seja respeitada e perca a imagem de prostituída.

Silvio Delgado.


Responder

16/11/2003

Kamahl

Concordo com vc SilvioDelgado
jah vi algumas discussoes a respeito disso, d qto vale um programa e talz... mas o melhor jeito q eu jah vi foi o d calcular o preço tendo em vista as hras trabalhadas encima dele

Vlw


Responder

17/11/2003

Elitonon

Quando você desenvolve um sistema sob encomenda, ou seja, se ele for específico e utilizado sómente por umas poucas empresas, você deve ter em mente que irá receber o valor sómente uma vez e esse valor deve contemplar toda a sua estimativa de lucro, a não ser que resolva cobrar manutenção indefinitivamente e nesse caso o conceito de lucro precisa ser revisto.

Agora, se vc desenvolve um sistema com a intenção de vender sómente sua licença de uso divulgando através da Internet em sites como superdownloads, baixaki, grátis, etc... vc deve levar em conta a quantidade a ser vendida e nesse caso quanto menor for o valor maior será a quantidade. Ninguém vai pagar R$ 900,00, pois o pessoal acredita que tudo o que estiver relacionado com Intenert tem que ser gratuito. Se quiser ganhar alguma coisa, infelizmente, é dessa forma...


Responder

17/11/2003

_nekinho_

Brother acho q o primerio passo é conhecer vc mesmo como programador saber o quanto aquilo vai te levar de tempo e pela qualidade de seu trabalho quanto é sua hora de serviço. Quando vc chegar á um preço final vai valer sua arte de negociar. Há mutas variaveis que envolvem um desenvolvimento de sistema. Espero ter ajudado aê. Flalow cara,


Nelson Lima


Responder

17/11/2003

Okama

Vou tentar ser breve.

Antes de iniciar qualquer aplicativo personalizado, faça uma ordem de serviço que especifique quais módulos serão desenvolvidos e peça pro fdp assinar, pois posteriormente seu cliente irá pedir que altere algo ou inclua algo que ele lembrou.

Só entregue o programa depois de TUDO pronto e testado.

Faça um cálculo de suas horas de trabalho e multiplique por estações.

Não tenha medo de cobrar, pois se o cliente achar que é muito caro ele não dará importância ao aplicativo e te causará problemas posteriormente. Não irá valorizar o seu trabalho.

Exemplo: Tem aplicativos comerciais que se vendem na internet por R$ 280,00 sem suporte sem opções de nada. Rodando com um banco de dados que ninguém conhece e criptografado, se der problema, compre outro. Atualização não tem, existe outra versão que não é compatível com a anterior.

O Cliente imagina que você fará um sistema perfeito com suporte, atualizações gratuítas, 700 horas de treinamento e digitação voluntária do cadastro de clientes empoeirado dele por 50 mangos.

Falo isso por experiência própria, já peguei várias pérolas no caminho. Hoje meus aplicativos custam caro, se quizerem algo barato compre cds nas bancas de camelô.

[b:363f1aa81d]´Só você sabe o valor que você tem!´[/b:363f1aa81d]


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar