Que tipo de conexão vc prefere ?

09/01/2004

0

Pessoal, por curiosidade, que tipo de objeto para conexao com VÁRIOS BD´s diferentes(muda-se apenas a ConnectionString) vcs preferem usar no .NET ?
Só valem objetos que possam acessar no mínimo 3 Bancos diferentes, como OleDb, e não casos específicos como OracleConnection.
PS* Se alguém votar em ´outro´, poste uma msg dizendo qual é o mecanismo e pq o usa.


Ibraim

Ibraim

Responder

Posts

09/01/2004

Rfpsatin

Cara, até agora que conheço são apenas BDP - Borland Data Provider e ADO. Fico com BDP por causa do delphi.


Responder

09/01/2004

Ibraim

Hehe, que engraçado.
Eu não uso o BDP justamente por ser da Borland.
Calma ! Não entendam errado ! Não tenho nada contra a Borland(Mesmo porque sou prog. Delphi e uso o BORLAND C# Builder ao invés do VS), mas prefiro o OleDb nesse caso por que ele ´vem junto´ com o framework, não vou precisar distribuir os Assemblyes para o cliente.
Sou meio preguisoçoso pra criar instalações ;-)

Mas vamos esperar e ver se mais alguém vota, para desempatar, hehehe.


Responder

09/01/2004

Beppe

...mas prefiro o OleDb nesse caso por que ele ´vem junto´ com o framework...


...que necessita de uma camada intermediária e é mais lento e não portável. :wink:


Responder

10/01/2004

Rfpsatin

[quote:fb01dc4341=´Ibraim´]...mas prefiro o OleDb nesse caso por que ele ´vem junto´ com o framework...


...que necessita de uma camada intermediária e é mais lento e não portável. :wink:[/quote:fb01dc4341]

humm? :shock:


Responder

10/01/2004

Beppe

[quote:e4db6df268=´Beppe´][quote:e4db6df268=´Ibraim´]...mas prefiro o OleDb nesse caso por que ele ´vem junto´ com o framework...


...que necessita de uma camada intermediária e é mais lento e não portável. :wink:[/quote:e4db6df268]

humm? :shock:[/quote:e4db6df268]

Eu não entendo muito o processo pq detesto esse troço, mas vi no Borland Tour uns slides que mostrava que OleDB necessitava de um passo adicional em relação ao BDP. E como tem Ole no nome, não é portável, além disso, ole significa velho. 8)


Responder

10/01/2004

Rfpsatin

p/ mim era o contrário, pelo menos pensei q era, A NAO SER Q ESTEJA TROCANDO AS BOLAS

ADO.NET = OLEDB ???? NEH?


Responder

10/01/2004

Beppe

Ao menos foi o que ouvi lá. Lógico que eles querem levantar a bola do BDP... :)


Responder

10/01/2004

Rfpsatin

A não se q esteja pensando errado.

OleDB=ADO.NET

é uma implementação na própria camada .net e não algo ´um nível acima´
como BDP

bom, não li nada sobre isso ainda, apenas acheo q fosse assim.


Responder

10/01/2004

Beppe

A Borland Brasil ficou de disponibilizar os slides da palestra, mas até agora nada...

Mas eu me lembro de algo sobre passagem de dados entre ADO e o .NET, com conversão para objetos, e que era necessário no BDP, +/- isso.


Responder

12/01/2004

Ibraim

Eh, até onde eu sabia(ou pensava saber), OleDbConnection = ADO.NET

Com certeza há algum tipo de Conversão nesse tipo de operação, o que deixa ele um pouco mais lento e sucetivel a erros. Mas que eu saiba essa lentidão e outros efeitos só são muito perceptíveis se compararmos com uma solução ´única´, ex. OleDbConnection vs OracleConnection e coisas do tipo. Como disse uso mais pela preguiça :) e por que, por ser da MS futuras alterações serão refletidas nesse tipo de objeto antes. No caso do BDP, a Borland que teria de ´correr atrás do bonde´ caso algo importante no acesso mudasse.

Uma outra coisa: Beppe, foi vc que votou na opção ´outro´ ? Se sim, que mecanismo/componente usou ?


Responder

12/01/2004

Beppe

Não votei não, mas penso que quem votou fez de zuera, não sei de outro esquema naum :?


Responder

24/01/2004

Bon Jovi

Acho que se estamos desenvolvendo num produto da Borland, temos que confiar nas novidades que a Borland propõe pra ferramenta que estamos desenvolvendo.

É uma opinião de visão, não fiz testes ainda. Senão não tiver vantagens significativas, aí vou preferir o tipo de conexão padrão do framework.


Responder

24/01/2004

Beppe

[quote:540eaf53f5=´BON JOVI´]Acho que se estamos desenvolvendo num produto da Borland, temos que confiar nas novidades que a Borland propõe pra ferramenta que estamos desenvolvendo.[/quote:540eaf53f5]

Eu não acho que é bem assim, é usar sempre desconfiando...


Responder

25/01/2004

Bon Jovi

A princípio penso assim, mas pode ser que vc esteja certo mesmo.

Concordo sobre ´é usar sempre desconfiando´. Talvez eu seja mais desconfiado que vc, mas gosto de trabalhar em cima dessa desconfiança. No Delphi Win32, por causa multidão de tipos de TConnection, eu não venho mais trabalhando diretamente com TADOConnection, TSQLConnection, etc, e sim TCustomConnection. O mesmo como as querys, trabalhando sempre com TDataSet e chamando funções de biblioteca, que de acordo com a configuração de INI, mudo de tecnologia, retornando o DataSet correspondente a conexão configurada, ou seja, se está configurado pra dbExpress, o TCustomConnection virá como TSQLConnection e o TDataSet virá como TSQLQuery. Resumindo, no projeto em si só trabalhar com classes mais abstratas, e o resto ser tratado em componentes e funcoes globais de biblioteca. Aí é só ir no INI e trocar goiaba por maçã.

Mas no caso do BDP e OLEDB, parece que essas conexões são dois mundos totalmente diferentes, pois os dois não vêem de um ´CustomConnection´ né? Vc sabe de algum artigo sobre comparações de BDP vs. OLEDB?


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar