Fórum Query com mais de um sum relacionando tabelas #338021

19/02/2007

0

Bom to terminando um projetinho que eu to treinando, e ele é de receitas, sei que deve ser facil, mas como sou iniciante é complicado imaginar como posso resolver isso :)

:arrow: Uso [b:9f21643087]Delphi 6 + Interbase 6 + IBQuery[/b:9f21643087]

A ideia é cadastrar uma receita e ter quantos igredientes quiser, então estou treinando o mestre / detalhe com multiplas tabelas

Bom vou organizar aqui... tenham paciencia :)

[b:9f21643087]MReceita[/b:9f21643087] (Tabela master)
-------------
IDMRECEITAINTEGERNOT NULL - PK
NOMERECEITAVARCHAR(100)NOT NULL
IDTIPOPRATOINTEGER NOT NULL - FK (tabela tipoprato)
PREPAROVARCHAR(5000)NOT NULL

[b:9f21643087]DReceita[/b:9f21643087] (Tabela Detalhe)
-------------
IDDRECEITAINTEGERNOT NULL - PK
IDMRECEITAINTEGERNOT NULL - FK (tabela MReceita)
IDIGREDIENTEINTEGERNOT NULL - FK (tabela Igrediente)
IDTIPOQUANTIDADEINTEGER NOT NULL - FK (tabela TipoQuantidade)
QUANTIDADEVARCHAR(10)NOT NULL

[b:9f21643087]Igrediente[/b:9f21643087] (Tabela Detalhe) (Cadastro dos igredientes)
-------------
IDIGREDIENTEINTEGER NOT NULL - FK (tabela DReceita)
IGREDIENTEVARCHAR(100)NOT NULL

[b:9f21643087]TipoQuantidade[/b:9f21643087] (Tabela Detalhe) (ex: colher, pitada, xicara, litro..)
-------------
IDTIPOQUANTIDADEINTEGER NOT NULL - FK (Tabela DReceita)
TIPOQUANTIDADEVARCHAR(100)NOT NULL

:arrow: A ideia do projeto é o usuario ficar livre e poder fazer do jeito dele.

:arrow: Bom a minha duvida é: Eu tenho um relatorio onde eu escolheria as receitas e no final do relatorio preciso saber
- Quanto de cada igrediente eu preciso comprar

ex do relatorio
Nome da receita: Macarrão
Igredientes | Quantidade | Tipo quantidade
Cebola | 1 | unidade
Alho | 30 | gramas
Tomate | 4 | xicaras

Nome da receita: Panqueca
Igredientes | Quantidade | Tipo quantidade
Cebola | 2 | unidade
Tomate | 2 | xicaras
Leite | 500 | ml

No final do relatorio queria algo assim
Cebola => 3 unidades
Alho => 30 gramas