Fórum Questão de lógica para sistemas!! #205207
08/01/2004
0
Bem, um forum de discussão assim como o próprio nome diz, tem o objetivo de ´divulgar e refletir´ novas idéias, no caso aqui sobre programação Delphi. Pois bem, estou desenvolvendo um sistema de controle de estoque, impressão de notas fiscas, caixa.. etc..etc..
Como pode se perceber, isso não é uma tarefa muito trivial, principalmente para pessoas mais iniciantes em desenvolvimento. Em minha análise cheguei a uma conclusão pessoal sobre a forma de desenvolvimento deste software desejado. Sabendo que se trata de um sistema grande, que ao longo do tempo (meses, anos) cada vez mais será adicionado novas funções .. temos logicamente em mente a questão de organização de fontes para que um próximo desenvolvedor tenha uma melhor visão do trabalho realizado. Então, comecei com um form de menu, com botoes, hora,data, etc..etc.. esse menu faz a chamada de outros arquivos [b:60b59fe1bc]todos eles executaveis [/b:60b59fe1bc]onde cada arquivo tem sua respectiva função. Por exemplo, [i:60b59fe1bc]Clientes.exe ... é um fonte desenvolvido em uma pasta específica, possuindo todos os itens empregados no mesmo.[/i:60b59fe1bc] Considero uma boa idéia pelo fato principal de [b:60b59fe1bc]recompilação [/b:60b59fe1bc]desse sistema, pois podemos apenas ´pegar a parte propriamente com defeitos´ e no mesmo trabalha-la separadamente onde até mesmo cada programador possa contribuir com seu objetivo especifico, nao mexendo no todo.. um faz os clientes, outro faz a parte das notas, outro os fornecedores....etc.. todos eles em BD semelhante com as tabelas definidas... Eis a questão..
Ce
Curtir tópico
+ 0Posts
09/01/2004
Nigro
Com certeza se você fizer um executável irá ficar mais leve do que vários executáveis... ou ainda a manutenção do sistema fica difícil, imagine que você tem que mudar uma determinada rotina que é utilizada por mais de um módulo, ou quem sabe por todos os módulo, nossa... não quero nem pensar...
Gostei + 0
09/01/2004
Ce
Gostei + 0
09/01/2004
Nigro
Gostei + 0
09/01/2004
Aroldo Zanela
Também acho recomendável gastar mais tempo no planejamento do projeto e levantamento de requisitos (não que eles não mudem) e seguir uma ´baseline´. Na abordagem que você sugeriu, poderia facilitar em alguns aspectos, mas comprometer seriamente outros (inúmeros).
Gostei + 0
10/01/2004
Bacalhau
Procuro que cada DLL tenha funções o mais básicas possiveis. Assim cada aplicativo que faço vai acompanhado por uma ´multidão´ de rotinas independentes.
Por exemplo, tenho um rotina que converte um número no seu valor por extenso. Esta função é compilada numa DLL e fornecida a todos os meus clientes que necessitam dela.
Como é óbvio, esta rotina funciona tanto para fábricas como para as lojinhas do fundo da rua. Se necessitar modificar alguma coisa na função, recompilo e toda a gente fica actualizada sem mudar os executáveis.
Nesta situação o executável principal é um mero gestor de chamadas a funções externas
Para que toda a gente tenha acesso aos últimos DLLs, mantenho uma pequena página na Net, onde qualquer um poderá fazer o download das versões mais recentes.
Como complemento, sugiro que leias artigos sobre a técnica ´Top-down approch´
Espero ter ajudado
abraço
bacalhau
Gostei + 0
10/01/2004
Trovão
Acho que se deve ser levado em consideração o tamanho do código e visto que em se tendo váriuas variáveis públicas, pode-se ter muito retrabalho de usar vários executáveis.
Na questão de outras pessoas auterarem o mesmo código , talvez ao mesmo tempo, temos ferramentas como o TEam Source em que várias pessoas podem estar usando o mesmo projeto ao mesmo tempo , trabalahndo em grupo, e atualizando o sistema principal ao final do trabalho.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, meu email é jonas.mendez@terra.com.br.
Obrigado
Trovão
Gostei + 0
10/01/2004
Beppe
Só que o lado negativo de packages é que elas precisam ser compiladas com a mesma versão do Delphi que o executável.
Gostei + 0
10/01/2004
Bacalhau
Gostei + 0
11/01/2004
Ce
Gostei + 0
11/01/2004
Henrique.ams
o Delphi tem um grande poder de POO, utilizando classes cada um poderá desenvolver uma classe específica separadamente e depois pedir para o Executável enxergue as classes... assim esta estarão fazendo parte do programa como sendo um programa só, de apenas um executável e com uma enorme facilidade distribuição de carga....
Orientem mais e Delphi... Dll ainda é pra Linguagens estruturadas....
Gostei + 0
11/01/2004
Beppe
No meu projeto? Ué, tem no rodapé da mensagem, e na página dos detalhes.
T+
Gostei + 0
13/01/2004
Bacalhau
Gostei + 0
13/01/2004
Beppe
É que o servidor de lá é muito porco, e pra você que está lá no velho mundo deve demorar mais mesmo. :cry:
T+
Gostei + 0
13/01/2004
Bacalhau
Gostei + 0
13/01/2004
Beppe
[url]http://www.afw.hpg.com.br/projeto.htm[/url]
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)