Fórum Quicksort no memo #239415

24/06/2004

0

Estou fazendo uma procura em um memo, para efeito de aprendizado,,,,quero fazer um quicksort, tipo que nunca vi isso, me pediram algo, aí pensei algo parecido, depois me falaram que o que tinha pensado , era quicksort, mas não pensei exatamente igual,senão eu tinha feito,,,,sendo assim vo manda o codigo que fia ate agora, quando vc procura um numero que menor que a primeira divisao que é efetuada pelo codigo onde se inicia a procura o dado requerido, lee acha o numero blz, mas qundo é pra cima da primeira divisao,,,,ele não acha,,,da tipo um loop,,,,,olha se vcs acham o erro, mecha no meu codigo,,,,, :roll:

procedure TForm10.Button1Click(Sender: TObject);
var

valor : integer;
tnumeros : integer;
divisao : integer;
total : integer;

begin

valor := (StrToint(edit1.Text)); //Recebe o valor procurado

tnumeros:= memo11.Lines.Count -1;

begin
if (tnumeros mod 2 ) = 0 then
//fazer nada
else
tnumeros := tnumeros+1;
end;

total := tnumeros;

divisao := total div 2;

ShowMessage(´Dividiu´);

while IntToStr(valor) <> Memo12.Lines[divisao] do
begin

if valor > StrToInt(Memo12.Lines[divisao]) then
begin
total := total-divisao;
divisao := ( (total)div 2 );
Showmessage(´dividiu ´);
end

else
begin
total := total-divisao;
divisao := (total)div 2;
// ShowMessage (´dividiu ´+IntToStr(divisao)+IntToStr(total));
end;

end;//End while

ShowMessage (( Memo12.Lines.Strings[divisao]))

end;

Deryck

Deryck

Responder

24/06/2004

Bferreira

Colega,

Desculpe, mas não entendi bem o que vc esta querendo fazer.

Vc deseja fazer uma consulta de um valor qualquer no memo? O quer simplismente ordenar os valores que estão no memo.
O QuickSort é um algoritmo de ordenação, Se quizer posso te explicar o funcionamento del.

Vou dar uma olhada no seu código, e ver o q da pra fazer.

Agora coso queira fazer a consulta de um valor no memo, vc vai ter q usar outro algoritmo para busca em texto, tais como Rabinkarp, Boyer Moore e outros.

T+

Responder

Gostei + 0

24/06/2004

Deryck

Colega, Desculpe, mas não entendi bem o que vc esta querendo fazer. Vc deseja fazer uma consulta de um valor qualquer no memo? O quer simplismente ordenar os valores que estão no memo. O QuickSort é um algoritmo de ordenação, Se quizer posso te explicar o funcionamento del. Vou dar uma olhada no seu código, e ver o q da pra fazer. Agora coso queira fazer a consulta de um valor no memo, vc vai ter q usar outro algoritmo para busca em texto, tais como Rabinkarp, Boyer Moore e outros. Cara o lance é o seguinte, sao gerados numeros aleatorios em um memo, e estes são ordenados em outro, sendo assim, logo depois de ordená-los, quero fazer uma procura , de um numero qualquer, estou usando este metodo que te passei o codigo, so que , vamso supor ,foram gerados 10 numeros, eu divido 10 por dois , comparo pra ver se o valor , é maior ou menor que 5(valor que ta na linha 5 do memo)(metade), se for menor (Ele acha po numeor blz), e qndo é maior que 5, o algortimo não busca o numero que quero busca , da loop, queria saber onde estou errando, pois não posso sair muito fora do que te mandei, o cara quer que eu faça no dedão mesmo! T+

Responder

Gostei + 0

24/06/2004

Beppe

É busca binária o que está fazendo. São bem diferentes em propósito, mas o princípio é o mesmo.

O problema é que, quando vc descobre que o item estará numa posição acima do que [i:62b4c5014d]divisao[/i:62b4c5014d], vc não descarta da busca os item menores.

Responder

Gostei + 0

24/06/2004

Deryck

É busca binária o que está fazendo. São bem diferentes em propósito, mas o princípio é o mesmo. O problema é que, quando vc descobre que o item estará numa posição acima do que [i:dd26c7c19a]divisao[/i:dd26c7c19a], vc não descarta da busca os item menores.

Mas como vou fazer isso? Isso , que eu não estou conseguindo fazer!

Responder

Gostei + 0

25/06/2004

Beppe

Procura por busca binária aqui no fórum ou na Internet que vc acha.

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Bferreira

Procura por busca binária aqui no fórum ou na Internet que vc acha.

Realmente o q vc esta querendo fazer é a busca binária, só que ela tem a desvantagem de obriga-lo a ordenar o vetor primeiro para depois fazer a consulta, existem outros algoritmos como o q citei, q faz o busca sem precisar de ordenação.

eu tenho o código de uma busca binária que implementei, mas ela está em C vou passar para pascal e te mandar.

T+

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Beppe

Realmente o q vc esta querendo fazer é a busca binária, só que ela tem a desvantagem de obriga-lo a ordenar o vetor primeiro para depois fazer a consulta, existem outros algoritmos como o q citei, q faz o busca sem precisar de ordenação.

Ele disse que os dados já estariam ordenados, por isso citei busca binária.

Há um problema com o algoritmos de busca de padrões para este caso: eles trabalham(originalmente) sobre arrays unidimensionais. Ele citou um ´memo´, que é um array bidimensional do tipo ´jagged´. Estes algoritmos precisam ser modificados para aceitar o tipo de entrada que ele falou.

deryck, talvez devesse substituir o memo por um array of Integers, ou ainda set of 0..255, se cada número ocupar até um byte.

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Bferreira

[quote:b4205402d2=´bferreira´]Realmente o q vc esta querendo fazer é a busca binária, só que ela tem a desvantagem de obriga-lo a ordenar o vetor primeiro para depois fazer a consulta, existem outros algoritmos como o q citei, q faz o busca sem precisar de ordenação.

Ele disse que os dados já estariam ordenados, por isso citei busca binária.

Há um problema com o algoritmos de busca de padrões para este caso: eles trabalham(originalmente) sobre arrays unidimensionais. Ele citou um ´memo´, que é um array bidimensional do tipo ´jagged´. Estes algoritmos precisam ser modificados para aceitar o tipo de entrada que ele falou.

deryck, talvez devesse substituir o memo por um array of Integers, ou ainda set of 0..255, se cada número ocupar até um byte.[/quote:b4205402d2]

Realmente ele vai ter q fazer algumas adaptações no algoritmo, mas nada muito complicado.
Aki na faculdade tive q adaptar o Rabin Karp para fazer a busca em um arquivo de texto, e funcionou perfeitamente.
Acho q no Memo ele poder usar o mesmo princípio, além do que a busca binária para o memo tbm necessita de adaptações.

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Beppe

Como o memo eh um array de linhas, busca binária rola sem problemas.

O problema que me referi na busca de padrões é este:

1 234 389 34236

ao pesquisar 89, o algoritmo retorna Achou(3, 2), embora naum há o número 89.

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Bferreira

Como o memo eh um array de linhas, busca binária rola sem problemas. O problema que me referi na busca de padrões é este: [quote:fd551b9742]1 234 389 34236

ao pesquisar 89, o algoritmo retorna Achou(3, 2), embora naum há o número 89.[/quote:fd551b9742]

É realmente, para q isso não ocorra é necessário fazer algumas adaptações.

A busca binária funiona normalmente com o memo?
Não sei direito, pq quando implementei a mesma eu testei só em um vetor simples.
Eu tenho o fonte dele aqui, mas esta em C++, vou passar ele para o delphi e testar.

Valeu

T+

Responder

Gostei + 0

28/06/2004

Bferreira

Fiz algumas alterações no seu código e agora esta funcionando bem
aconselho a vc alterar o nome das variáveis pois pode te confundir, tentei manter os nomes q vc usou.
Qualquer dúvida poste ai q te esplico, deixei o codigo bem comentado.

Espero ter ajudado :)

T+

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
   valor : integer;//valor q se quer encontrar
   tnumeros : integer; // ultima linha do memo
   divisao : integer; // posição central do memo(meio)
   total: integer; // posição inicial do memo
   teste: integer; //controle do memo1
begin
  teste:=0;
  valor := (StrToint(edit1.Text)); //Recebe o valor procurado
  tnumeros:= memo12.Lines.Count -1;
 { if (tnumeros mod 2 ) = 0 then ->comentei essa parte pois não ha necessidade da mesma
     //fazer nada
  else               k
    tnumeros := tnumeros+1;}
  total := 0;
  divisao := (total+tnumeros) div 2; //pegando a posicao central
  {usando busca binaria
    divide o vetor em dois se o procurado for maior procura dele em diante
    se o procurado for igual ao meio encontrou
    se o procurado for menor que o meio procura do procura do inicio ate o meio
    cada vez q procura ele divide em dois até o meio ser igual ao procurado
  }

while IntToStr(valor) <> Memo12.Lines[divisao] do //enquanto não encontrar
    //se teste ultrapassar o tamanho do memo não encontrou
    if teste > memo12.Lines.Count -1 then
      begin
        showmessage(´Valor não encontrado´);
        Break;
      end
    else
    begin //se o valor estiver na segunda metade do memo
      if valor > StrToInt(Memo12.Lines[divisao]) then
        begin // procura da metade em diante e recalcula o meio
          total := divisao+1;
          divisao := ( (total+tnumeros) div 2 );
        end
      else
         begin // se estiver na primeira metade
            // procura na primeira metade recalculando a pos do meio
            tnumeros := tnumeros-divisao;
            divisao := (total+tnumeros)div 2;
         end;
         teste:=teste+1;
  end;//End while
    // quando sair quer dizer q encontrou mas antes temos q testar
    // se o teste não ultrapassou o valor do memo
    // se não ultrapassou então encontrou :)
     if teste < memo12.Lines.Count -1 then
         showmessage(´Esta na linha ´+ IntToStr(divisao+1));
end;

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar