Fórum Redimensionar form com componentes #391003
23/11/2010
0
É possível? Exemplo se possível aqui, preciso muito disso.
Frederico Brigatte***
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Wilson Junior
Gostei + 2
Mais Posts
23/11/2010
Wilson Junior
Geralmente eu defino um tamanho mínimo (1024 x 768) e coloco como requisito do software.
Já para alguns formulários, eu os defino como "WindowState = wsMaximized" e coloco os campos com as suas devidas ancôras, mas não automaticamente, pois como disse, ão são todos os formulários que eu necessito auto-ajustar.
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
23/11/2010
Frederico Brigatte***
Geralmente eu defino um tamanho mínimo (1024 x 768) e coloco como requisito do software.
Já para alguns formulários, eu os defino como "WindowState = wsMaximized" e coloco os campos com as suas devidas ancôras, mas não automaticamente, pois como disse, ão são todos os formulários que eu necessito auto-ajustar.
Espero ter colaborado.
E como vc define isso no código? Nunca fiz assim. Sempre fazia com o padrão do delphi e vim percebendo ao longo do tempo a bagunça que ficava. Faço sempre formulários de cadastros simples e uso também Maximizado. Entende? E também nunca trabalhei com âncoras, por isso insisti no exemplo. Não quis ser chato. Quero fazer uma aplicação dinâmica.
Gostei + 0
24/11/2010
Wilson Junior
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
Fiz um teste aqui e agora to entendendo como a ancora trabalha.
Coloquei um edit e deixei na ancora akLeft := True e akRight := False, mas pelo Object Inspector. Arrastei o form e funcionou, ele acompanha. É só saber como funciona :
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Para deixar em tempo de execução, não estou conseguindo fazer.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
Coloquei um edit e deixei na ancora akLeft := True e akRight := False, mas pelo Object Inspector. Arrastei o form e funcionou, ele acompanha. É só saber como funciona :
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Agora estou com o seguinte problema:
Quando uso apenas um edit e altero as propriedades Anchor pelo Object Inspect como está descrito acima, funciona direitinho. Ao acrescentar um label e alterar as propriedades Anchor, o label não acompnha o edit.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Quando uso apenas um edit e altero as propriedades Anchor pelo Object Inspect como está descrito acima, funciona direitinho. Ao acrescentar um label e alterar as propriedades Anchor, o label não acompnha o edit.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Gostei + 0
24/11/2010
Wilson Junior
Mas você está indo pelo caminho certo.
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
Então, mas com um edit até fiz funcionar. O problema é quando coloca outro, ai estou tendo dificuldade, é assim mesmo?
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
Então, mas com um edit até fiz funcionar. O problema é quando coloca outro, ai estou tendo dificuldade, é assim mesmo?
Agora com dois, quando dimensiono esquerda e direita, funciona. O problema está quando faço pra cima e para baixo. Quando subo, o edit2 no caso, vai se aproximando do edit1 até ficar em cima do mesmo. A única propriedade que está True é akLeft nos dois edits.
Gostei + 0
24/11/2010
Wilson Junior
Geralmente utilizo o redimensinamento para a largura dos componentes e não utilizo para a altura.
Caso queira aumentar proporcionalmente todos os componentes conforme a tela, você terá que fazer "no braço", pois eu não conheço nenhum programa/componente que faça isto.
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Geralmente utilizo o redimensinamento para a largura dos componentes e não utilizo para a altura.
Caso queira aumentar proporcionalmente todos os componentes conforme a tela, você terá que fazer "no braço", pois eu não conheço nenhum programa/componente que faça isto.
Espero ter colaborado.
Só para finalizar, porque acho que consegui aqui, como fazer um programa em uma determinada resolução, como vc mesmo mencionou, por exemplo, utilizo 1280x1024, quero fazer em 800x600, tenho que mudar pelo windows? Essa é para encerrar.
Gostei + 0
24/11/2010
Wilson Junior
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
24/11/2010
Frederico Brigatte***
Espero ter colaborado.
Só para finalizar, porque acho que consegui aqui, utilizei GroupBox.
Como fazer um programa em uma determinada resolução, como vc mesmo mencionou, por exemplo, utilizo 1280x1024, quero fazer em 800x600, tenho que mudar pelo windows? Essa é para encerrar.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)
Inserção de url
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.