Relatorio de Clientes Sem Vendas

21/11/2014

0

Ola Galera, boa tarde!!!

Estou refazendo um relatorio de clientes sem vendas aqui para a empresa e gostaria da sugestao de vcs e uma troca de experiencias para montar esse relatorio.

Estou com o esquema de montagem utilizando a clausula NOT EXISTS para montar esse relatorio, gostaria de sugestoes e opinioes do que seria mais performatico, se nao me engano a NOT EXISTS e NOT IN tem o mesmo peso na montagem do script.

A ideia basica da montagem do relatorio fazendo uso de uma destas duas clausulas que mencionei seria pegar os clientes da loja do usuario e linkar com a movimentacao de uma data inicial ate o presente momento e se o cliente nao for encontrado(NOT EXISTS ou NOT IN) ele sera considerado sem venda.

Gostaria de discutir com vcs e assim tomar uma melhor decisao nesta montagem.

Desde ja agradeco a todos.

Abraco.

Alex - Lekao
Alex Lekao

Alex Lekao

Responder

Post mais votado

21/11/2014

Olá! Chegando tarde aqui...
Fiquei em dúvida com relação a lógica utilizada na instrução que o Jothaz passou, pois fiz um teste em uma das minhas bases de dados e não funciona.
SELECT
   C.CODCLI,
   C.NOME,
   C.DATACAD
FROM CLIENTE C
LEFT JOIN VENDA V ON V.CODCLI = C.CODCLI
WHERE V.CODCLI IS NULL

Todos os registros que estão armazenados na tabela VENDA possuem um cliente vinculado.
Se restringir o retorno da consulta aplicando "WHERE V.CODCLI IS NULL", nunca vai retornar clientes pois não existe registro que não possua um cliente informado na tabela VENDA.

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

21/11/2014

Soeuseijothaz

Acredito que o pessoal aqui do fórum com maior conhecimento podem sugerir uma melhor abordagem, mas veja se este exemplo que pode lhe dar um norte.

CREATE TABLE #EstoqueGeral  (linha int)
insert into #EstoqueGeral (linha) values (1)
insert into #EstoqueGeral (linha) values (2)
insert into #EstoqueGeral (linha) values (3)
insert into #EstoqueGeral (linha) values (4)
insert into #EstoqueGeral (linha) values (5)


CREATE TABLE #EstoqueCopia  (linha int)
insert into #EstoqueCopia (linha) values (1)
insert into #EstoqueCopia (linha) values (2)

select g.linha
from #EstoqueGeral g 
left outer join
#EstoqueCopia
on #EstoqueCopia.linha= g.linha
where #EstoqueCopia.linha is null

drop table #EstoqueGeral
drop table #EstoqueCopia
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

Oi Jothaz,

Cara desculpe mas eu nao entendi bem. rsrsr

Mas vou tentar adaptar o seu exemplo no que preciso para ver se atende.

A minha preocupacao das formas que coloquei eh basicamente a performance, elas atendem e trazem o que eu preciso.

Se houver uma forma mais performatica e que de o mesmo resultado gostaria de usar.

A minha intencao eh realmente sugestoes de possibilidades, e com isso a sua sugestao sera avaliada.

Obrigado.

Abraco.
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

Os campos basicos que vou utilizar para montar sao estes:

TABELA CLIENTE
CODCLI, NOME, DATACAD

VENDA
CODCLI,NUMERO,DATAVDA

Nao coloquei estrutura, etc, porque sao bem padraozao mesmo e os tipos sao iguais entre as tabelas.

Basicamente no exemplo que vc me deu teria que ficar assim:
SELECT
   C.CODCLI,
   C.NOME,
   C.DATACAD
FROM CLIENTE C
LEFT JOIN VENDA V ON V.CODCLI = C.CODCLI
WHERE V.CODCLI IS NULL


Certo?
Responder

21/11/2014

Soeuseijothaz

Isto!

Para ver qual a melhor performance só com plano de execução.
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

entendi.

Mas no caso deste exemplo ele mostra quem nunca teve vendas, certo?

o que preciso eh dos clientes sem vendas em um periodo.

No caso informo uma data inicial ate hoje, quem nao tiver compra dentro deste periodo eh um cliente sem vendas.

mas isto em um conceitual que tenho, gostaria de opnioes tbm, que assim chegaria em algo mais eficiente com relacao ao tratamento da informacao.
Responder

21/11/2014

Marisiana Battistella

Alex, acredito que a melhor maneira de consegui ter o resultado que vc precisa seja utilizando o NOT IN ou NOT EXISTS, como você mesmo comentou.
Um exemplo:
SELECT C.CODCLI,
       C.NOME,
       C.DATACAD
FROM CLIENTE C
WHERE C.CODCLI NOT IN (SELECT V.CODCLI
                       FROM VENDA V
                       WHERE V.DATA BETWEEN '01/10/2014' AND '31/10/2014')
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

Oi Marisiana,

Entao, eu estava querendo uma troca de experiencias na verdade. rsrsr

Mas eu estou chegando a conclusao que tera que ser assim mesmo.

Gostaria de algo mais performatico, por isso pedi sugestoes.

Tudo bem que hoje estou com um retorno nos resultados de alguns segundos, mas se pensar que em alguns anos essa quantidade de registros podera ser bem maior, ele devera aumentar consideravelmente.

Mas muito obrigado por participar.
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

Usei o not in e demorou 1 min e 25 seg para trazer 20693 registros.

Esta demorando demais.

Com o not exists nao esta trazendo nada, nao entendi o que estou fazendo de errado, eu nao gosto deste not exists sempre me confundo qdo uso ele. rsrsr
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

Descobri o que estava esquecendo.

Faltou colocar a referencia dos campos no where da subconsulta(not exists). rsrsr

Sempre esqueco. rsrsr

Deu certo e a performance aumentou, ou seja, o tempo demorou de 1:25 para pouco mais de 5 segundos. rssr
Responder

21/11/2014

Marisiana Battistella

Acrescenta um GROUP BY V.CODCLI no subselect, pois ele deve retornar mais de uma linha com o mesmo código de cliente.
Responder

21/11/2014

Alex Lekao

blz...

ja tinha colocado.

Obrigado.

ate que ficou rapido. rsrsr
Responder

23/11/2014

Marisiana Battistella

Por nada Alex!!
Responder

27/11/2014

Fabiano Carvalho

a idéia do LEFT JOIN é retornar tudo o que esstá na tabela a esquerda (esquerda do join), incluindo a clasula is null, irá retornar tudo que não tem na tabela da direita.
Todos os registros que tem na esquerda e não tem na direita caso nao seja colocado o where os registros que não estão na direita será retornado todas as colunas como null.
Responder

27/11/2014

Fabiano Carvalho

NOT IN, fode...tente com left join e veja o resultado.
Responder

27/11/2014

Alex Lekao

Oi Fabiano,

vou fazer um novo teste, mas ja fiz com o not exists a performance ate que ficou boa, melhor do que eu imaginava.

Obrigado.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar