Selecionar linhas CXGRID somente com com Control

16/03/2018

0

Bom dia,
Sou novo em programação e estou com um impasse, quero que os usuários selecione linhas na CXGRID usando somente o CONTROL do teclado, aparentemente não encontrei nenhum propriedade na CXGRID que faz isso. Por exemplo a TwwDBGrid (paleta IPControl) tem a propriedade msoShiftSelect que faz esse efeito.

Por acaso alguém sabe como posso fazer isso na CXGRID ??
Joao Santos

Joao Santos

Responder

Post mais votado

16/03/2018

João Santos, tudo bom!
Então, para selecionar sempre há uma ação, então verifique no componente se há o keypress, assim você testa a tecla que foi pressionada quando o foco estiver no componente TwwDBGrid, se a tecla pressionada for o Control (verificar o código para a tecla) for acionada e o item não estiver selecionado então é você seleciona.

Todos os componentes que tem o grid tem este controle, ao menos o que eu já utilizei.

O conceito é este, como sugestão analise um pouco e faça testes.

Luiz Vichiatto

Luiz Vichiatto
Responder

Mais Posts

16/03/2018

Joao Santos

Luiz tudo bem,
A minha questão é o seguinte eu quero que a unica opção do usuário selecionar ou retirar a seleção uma linha no CXGRID é com o auxilio do control, eu até achei uma programação.

Criei essa função que me retorna true ou false para a tecla que estou passando como parâmetro
function TF_Doc_Cobranca.tbKeyIsDown(const Key: integer): boolean;
var teste : integer ;
begin
Result := GetKeyState(Key) and 128 > 0;
end;

No evento OnCanSelectRecord da minha CXGRID (view) eu coloquei a seguinte verificação
AAllow := tbKeyIsDown(VK_CONTROL) ;

ou seja, se esta clicando na linha e o control não esta pressionado, essa função vai retornar FALSE e essa propriedade AAllow não vai deixar o registro ficar selecionado, já, quando estiver com o control pressionado essa função retorna TRUE e ai sim ele deixa selecionar a linha.