Sessões em Servlets e JSP? Como criar e controlar?

09/04/2009

0

Galera! Estou utilizando servlet e JSP, então, a partir uma JSP eu enviou informações para validar o cliente e criar uma sessão da seguinte forma:
HttpSession sessaoAdm = request.getSession(true);
IdSessao recuperaIdSessao = (IdSessao)sessaoAdm.getAttribute("sessaoUsuario");
idSessaoAdm = recuperaIdSessao.getIdSessao();
Pergunta? COMO RECUPERAR uma sessão criada em uma servlet a partir um JSP? Como estou utlizando Servlet e JSP, estou com dúvida quanto: 1º Tenho que criar as sessões 2º Mas não sei onde, pois posso criar nas servlets ou nas JSPs 3º Tem jeito de criar uma sessão via HttpSession e recuperar essa sessão em uma página JSP? 4º Na minha situação, o que devo fazer? Criar e controlar as sessões apenas nas servlets? Criar e controlar as sessões apenas nas JSPs? Criar e controlar as sessões nas servlets e controlar nas JSPs? Obrigado por sua atenção!
Sandrod

Sandrod

Responder

Posts

09/04/2009

Volnei Munhoz

Sandro, não entendi bem o que você quer... :oops: Você precisará de mais de uma sessão por usuário? Pq? :!:
Responder

09/04/2009

Sandrod

Olá Volnei! Eu preciso somente de uma sessão, entretanto, não sei como controlar isso, pois consigo criar a sessão das duas formas, ou seja, em uma servlet ou um um JSP, se eu criar uma sessão em uma servlet, não sei como recuperar essa sessão a partir de um jsp. Entendeu? E que a partir da tela de login.jsp eu envio as informações referentes a senha e login para um servlet e se tudo estiver ok, então, crio a sessão, mas a servlet que cria a sessão chama uma página JSP, e esta página jsp deve recuperar o valor da sessão para que eu possa controlar por onde o usuario está navegando.
Responder

09/04/2009

Volnei Munhoz

Uma sessão é criada automáticamente toda vez que um usuário acessa sua aplicação web, isto é responsabilidade do container. Para você recuperar a sessão de um usuário use:
HttpSession session = request.getSession();
Alternativamente, se seu usuário tiver tido sua sessão invalidada e você desejar criar outra, use:
HttpSession session = request.getSession(true);
No entanto se o usuário tiver uma seção ativa, então, esta será recuperada. Para invalidar uma sessão, você pode usar:
session.invalidate();
A sessão é muito útil em uma aplicação, nela você pode controlar muitas coisas, entre elas se o usuário está logado. Utilizando-se dos métodos
session.setAttribute(String nome,Object valor); 
e
session.getAttribute(String nome); 
você pode usá-la para trafegar recursos e valores que serão úteis durante a navegação do usuario. :!:
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar