SMS caracteres especiais

20/08/2019

0

Tenho uma Console-application usando .NET Framework 4.6.1 para envio do SMS.

Uso o serviço do https://www.motum.com.br/1

O envio funciona, contudo alguns caracteres, tais como: pontos e virgulas (valores monetários) e as barras das datas, não são apresentados na mensagem.

Alguma sugestão de como contornar este problema?
Jothaz

Jothaz

Responder

Posts

21/08/2019

Luiz Neto

Bom dia Jothaz,

eu tentei encontrar algum impedimento que leva ao que você descreveu, não encontrei.

Leia esse texto:

Os sistemas de envio de SMS funciona com base de 7 bits por caractere, sendo que estão disponíveis 140 octetos de 8 bits por mensagem, totalizando 1120 bits, dividindo esse valor por 7 (quantidade de bits por letra) temos o total de 160 caracteres disponíveis por texto. Ou seja, as mensagens que enviamos tem o limite de 160 caracteres com 7 bits. Alguns alfabetos utilizam 8 bits para a codificação, permitindo 140 caracteres e por fim outros utilizam 16 bits, conhecido como sistema Unicode, esse seria o nosso vilão da história.

O alfabeto português pré definido pelo GSM 03.38, disponível no Wikipédia, não tem como padrão alguns dos acentos básicos utilizados na língua portuguesa. Quando o usuário seleciona um símbolo que não está contido nessa listagem de letras, o aparelho automaticamente passa a utilizar o sistema Unicode, que torna 70 caracteres o máximo para de espaço para a mensagem. Os principais deles são símbolos em geral, como o til, o acento agudo (“crase”), o acento circunflexo e os pontos de interrogação e exclamação, por exemplo. Isso acontece porque os acentos são considerados caracteres especiais. Para que eles sejam reproduzidos corretamente para o receptor, é preciso que sejam adicionados códigos que identificam cada símbolo de acentuação.

Automaticamente, quando passar a quantidade máxima de caracteres, a operadora irá separar a mensagem em duas para que ela seja entregue corretamente ao destinatário, o que pode levar a um gasto desnecessário que poderia ser evitado.


*** Minha sugestão é questionar a Motum e pedir exemplos de implementação.

Att

LM
Responder

21/08/2019

Jothaz

Bom dia Jothaz,

eu tentei encontrar algum impedimento que leva ao que você descreveu, não encontrei.

Leia esse texto:

Os sistemas de envio de SMS funciona com base de 7 bits por caractere, sendo que estão disponíveis 140 octetos de 8 bits por mensagem, totalizando 1120 bits, dividindo esse valor por 7 (quantidade de bits por letra) temos o total de 160 caracteres disponíveis por texto. Ou seja, as mensagens que enviamos tem o limite de 160 caracteres com 7 bits. Alguns alfabetos utilizam 8 bits para a codificação, permitindo 140 caracteres e por fim outros utilizam 16 bits, conhecido como sistema Unicode, esse seria o nosso vilão da história.

O alfabeto português pré definido pelo GSM 03.38, disponível no Wikipédia, não tem como padrão alguns dos acentos básicos utilizados na língua portuguesa. Quando o usuário seleciona um símbolo que não está contido nessa listagem de letras, o aparelho automaticamente passa a utilizar o sistema Unicode, que torna 70 caracteres o máximo para de espaço para a mensagem. Os principais deles são símbolos em geral, como o til, o acento agudo (“crase”), o acento circunflexo e os pontos de interrogação e exclamação, por exemplo. Isso acontece porque os acentos são considerados caracteres especiais. Para que eles sejam reproduzidos corretamente para o receptor, é preciso que sejam adicionados códigos que identificam cada símbolo de acentuação.

Automaticamente, quando passar a quantidade máxima de caracteres, a operadora irá separar a mensagem em duas para que ela seja entregue corretamente ao destinatário, o que pode levar a um gasto desnecessário que poderia ser evitado.


*** Minha sugestão é questionar a Motum e pedir exemplos de implementação.

Att

LM


@Luiz Neto muito obrigado pela atenção.

Pesquisei bastante sobre esta questão e aparentemente cheguei as mesmas fontes que você.

Inclusive neste link
https://www.sitmobile.com/pt-br/guia-boas-praticas-sms-marketing/
, achei a lista dos caracteres permitidos. Onde os caracteres que estão com problemas aparecem como possíveis .

Caracteres permitidos
Números
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Pontuação e símbolos mais utilizados
. : ; < = > ? ¡ ¿% & ‘ ( ) * + , – _ / # ! “ @ £ $ ¥

Letras
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

Letra eñe
ñ

Símbolos que utilizam dois ou mais caracteres
^ { } \\ [ ~ ] | €
Acentos, tremas e outros símbolos não inclusos nesta tabela.


Estou tentando contato com o fornecedor, mas o SLA deles é generoso, gostaria de morrer pelo SLA deles.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Qualquer novidade posta aqui.






Responder

17/09/2019

Battiston

Tenho uma Console-application usando .NET Framework 4.6.1 para envio do SMS.

Uso o serviço do https://www.motum.com.br/1

O envio funciona, contudo alguns caracteres, tais como: pontos e virgulas (valores monetários) e as barras das datas, não são apresentados na mensagem.

Alguma sugestão de como contornar este problema?


Cara.. sinceramente não sei te responder isso..
Mas..
Olá, temos uma solução bem bacana para envio de SMS, integrando via API ou acessando direto na web. Temos um valor bem agressivo para envio de SMS. Fique a vontade para conhecer a DisparoPro, acesse:
https://pro.disparopro.com.br/integracao-via-api/
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar