Tabelas ´Ancestrais´

04/08/2005

0

Estou começando um sistema de gerenciamento comercial apenas para treinar minhas habilidades e resolvi fazer as coisas de um jeito um pouco diferente. Ao invés de ter uma única tabela de Cliente contendo todas informações possíveis e imagináveis sobre o cliente, eu criei uma tabela de Cliente contendo apenas informações básicas, ligada com duas outras tabelas: Pessoa Física e Pessoa Jurídica. A ligação é feita através de chaves estrangeiras pelos campos RG e IE da tabela de Cliente, respectivamente, que possuem correspondente nas outras tabelas (lógico).

Além disso, ao invés de cadastrar todas informações possíveis e imagináveis sobre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, eu tb criei uma tabela ´ancestral´ para essas duas: a tabela de Pessoa, que contém informações necessárias a qualquer tipo de pessoa, seja ela física ou jurídica.
E além disso criei uma tabela de Endereço que aponta para a tabela de Pessoa, de forma que uma pessoa pode ter N endereços.

Será que vou ter algum tipo de problema a longo prazo?


Mordred

Mordred

Responder

Posts

17/08/2005

Mordred

OK, achei muito difícil trabalhar desse jeito. Os relacionamentos não funcionavam de maneira satisfatória. Resolvi reagrupar os dados que eu tinha desmembrado em tabelas e agora está funcionando.


Responder

18/08/2005

Beppe

Eu usaria o mesmo campo ID para as duas, caso contrário se perde(ou não se beneficia da) integridade.

Unificar ou separar depende do caso. Unificando, vc terá alguns campos nulos dependendo do tipo. Separando, migrar tipos e outras operação não é tão fácil, mas é mais elegante.


Responder

18/08/2005

Mordred