Fórum tabelas contas a pagar, contas a receber, pagamento, recebimento e caixa #520818
25/05/2015
0
A dúvida é a seguinte:
contas a pagar e contas a receber devem ser a mesma tabela ?
contas pagas e recebidas devem ser a mesma tabela que a tabela acima ?
a quitação das parcelas deve ser a mesma tabela de pagamento a visa (caixa) ?
Trabalho com access e gostaria que me auxiliassem?
obrigado
Carlos Neves
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
25/05/2015
Existem diversas formas de modelar sua aplicação.
Por exemplo Contas à Pagar e Receber podem ser uma mesma tabela apenas tendo um tipo para separar os registros como podem ser tabelas separadas!
Fica de acordo com seu critério de organização.
Eu prefiro separados!
Thiago Santana
Gostei + 3
Mais Posts
25/05/2015
Carlos Neves
O pagamento e/ou recebimento dessas tabelas podem ser meu próprio caixa ?
É o seguinte:
Se tenho uma tabela que tem data de vencimento, valor a pagar, data de pagamento e valor pago. Caso meu pagamento seja a vista ?
Teria que ter outra tabela para esses casos ou ignoraria simplesmente a data de vencimento e valor a pagar nesses casos ?
Gostei + 1
25/05/2015
Carlos Neves
O pagamento e/ou recebimento dessas tabelas podem ser meu próprio caixa ?
É o seguinte:
Se tenho uma tabela que tem data de vencimento, valor a pagar, data de pagamento e valor pago. Caso meu pagamento seja a vista ?
Teria que ter outra tabela para esses casos ou ignoraria simplesmente a data de vencimento e valor a pagar nesses casos ?
Gostei + 0
25/05/2015
Thiago Santana
Com relação a pagamentos, no meu ponto de vista uma tabela separada...
Gosto de deixar as coisas bem separadas para o melhor entendimento!
Gostei + 0
25/05/2015
Carlos Neves
Gostei + 0
05/10/2016
Ricardo Pereira
Já perguntei aqui no fórum e também me sugeriram separar as tabelas, então na minha modelagem atual tenho as tabelas contas_pagar, contas_receber, vendas, compras e abastecimentos
na tabela de contas_receber eu guardo a chave estrangeira venda_id caso esta conta a receber seja proveniente de uma venda (1 venda : n contas no caso de ser parcelado) e além disso guardo também o cliente_id
na tabela de contas_pagar guardo a chave estrangeira compra_id( para o caso da conta ser proveniente de uma compra) e tenho um campo fornecedor_funcionario_id, pois posso estar devendo tanto um fornecedor quanto um funcionário dependendo do lançamento
ainda não sei como vou tratar os abastecimentos ( que são contas pagar tbm)
e pra piorar a situação, o sistema vai permitir pagamentos parciais, então neste caso como as minhas tabelas de contas pagar/receber estão separadas vou ter que criar mais duas tabelas: pagamentos e recebimentos?
Gostei + 0
06/10/2016
Carlos Neves
Obrigado pela dica mas na verdade eu gostaria de saber se o assunto contas a pagar , contas a receber, contas pagas e contas recebidas devem ser 4 tabelas ou não ?
Outra pergunta
Num plano de contas como o exemplo abaixo:
1º nível (despesas), 2º nível (fornecedores)... o 3º nível deveria ser o nome desse fornecedor ou não se vincula o 3º nível e fica como sendo uma tabela independente.
Exemplo: pedido nº...., conta: fornecedores, nome: fulano de tal...
Obrigado
Gostei + 0
06/10/2016
Carlos Neves
Acredito que teríamos que ter uma opção dentro de contas a pagar e / ou contas a receber que seria tipo a natureza da operação:
exemplo:
tabela a: codigo 1(compras), codigo 2 (abastecimento)
Não sei se tem outra maneira de fazer ...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)