Tenho uma grande dúvida em uma tabela de cadastro de perguntas e respostas

19/04/2015

0

Olá pessoal, estou aqui com uma grande dúvida, tenho uma tabela suporte onde o usuario-comum vai abrir um pedido de suporte para o pessoal da ADM,
após cadastrado o pedido de suporte o usuario-ADM vai responder em uma outra tabela com o id do pedido de suporte até ai tudo bem, mas quero que o usuário-comum
responda nessa mesma tabela e seja apresentado em uma view o texto do suporte, a resposta do adm com msg, nome e data. e permitir que o usuario-comum faça outras perguntas na mesma tabela resposta com nome, msg e data, caso ele tenha outra dúvida a respeito da resposta dada do usuarioADM. E como devo fazer esse relacionamento
nas tabelas.

OBS: O usuarioADM e o Usuario-comum estão em tabelas separadas, então é uma tabela de usuarioADM e outra para Usuario-comum


Tipo:
* Pedido de Suporte:
Nome: Josivan Alves
Mensagem: Não estou conseguindo fazer um cadastro erro 456456
Data: 19/04/2015 22:11

*Resposta ADM
Nome: Raimundo
Mensagem: Tivemos um pequeno problema com nossos servidores, problema resolvido
Data: 20/04/2015 16:32
*Pergunta
Nome: Josivan Alves
Mensagem: muito obrigado!
Data: 20/04/2015 17:20

Alguém me ajude !!! :)
Josivan Soares

Josivan Soares

Responder

Post mais votado

20/04/2015

Cara, se eu entendi direito, a solução é simples. Você precisa fazer uma tabela auxiliar entre as tabelas principais.

Ou seja, Você tem a tabela por onde o usuário comum faz o pedido de suporte. Esta tabela deve ter um código principal, OK.

A outra tabela é do pessoal da ADM que responderá a solicitação do suporte. BLZ.

Então sua estrutura tem que estar da seguinte forma :

TABELA 1 ( recebimento de pedido de suporte)
id_pedido
id_usuario_comum
pedido
data

TABELA AUXILIAR ( Será uma tabela que terá várias inserções ( 1 pedido para N soluções))
id_auxiliar ( pk )
id_pedido ( fk) ( já traz o histórico do pedido)
id_usuario_comum ( deve ser usado caso o usuario comum queira acrescentar mais alguma informação)
id_usuario_adm
data ( pode ser datetime pra trazer a hora tb)
Solucao


=> Observe que você poderá ter, desta forma, várias inclusões de soluções numa tabela só que deve ser amarrada ( por UNION's) à tabela principal.

Brother, espero ter ajudado.

Forte abraço.

Eduardo Santana
www.bufallos.com.br

Eduardo Santana

Eduardo Santana
Responder

Mais Posts

20/04/2015

Marcos P

Josivan,

Em primeiro lugar, acho que seria melhor você alterar o assunto desse post para "modelagem de dados"... mais pessoas podem te ajudar com isso, se o assunto estiver correto.

Você já tem alguma coisa pronta desse modelo ou está começando a modelagem do zero ?

"O usuarioADM e o Usuario-comum estão em tabelas separadas, então é uma tabela de usuarioADM e outra para Usuario-comum"... do ponto de vista de cadastro do usuário, serão duas tabelas diferentes ? Por que isso ? Uma única tabela com um flag identificando o perfil do usuário não seria suficiente ?

Basicamente é uma aplicação de help-desk que você está desenvolvendo, correto ?

Já pesquisou sobre modelo de dados prontos para esse tipo de aplicação ?
Responder

20/04/2015

Marisiana Battistella

Compartilho da mesma dúvida que o Marcos,
Você já tem alguma coisa pronta desse modelo ou está começando a modelagem do zero ?
Responder

22/04/2015

Marcos P

E aí Josivan, resolvido ?
Responder

22/04/2015

Josivan Soares

Obrigado Eduardo Santana, eu fiz igualzinho o que você falou, mas estou com problemas na hora de selecionar e mostrar isso em uma View, tem alguma solução ai pra mim?
estou estudando modelagem ainda, por isso minhas dúvidas, esporo que compreendam.
E desculpa pessoal minha forma de comentário eu estou na correria precisando resolver este problema, então, eu precisava de uma view que me mostrasse o seguinte:

* Pedido de Suporte: A mensagem do suporte pode ser um select separado mesmo
Nome: Josivan Alves
Mensagem: Não estou conseguindo fazer um cadastro erro 456456
Data: 19/04/2015 22:11

Um select que me mostrasse a conversa do usuarioComum com o usuarioAdm a medida que eles forem conversando.

Respondendo o Marcos, tem atributos na tabela usuarioComum que não são pertinentes a usuarioAdm, ou seja,
são dois setores diferentes com logins diferentes em tabelas diferentes.
obs: ainda não implementei esses atributos deixei as tabelas iguais no diagrama.

*Resposta ADM
Nome: Raimundo
Mensagem: Tivemos um pequeno problema com nossos servidores, problema resolvido
Data: 20/04/2015 16:32

*Pergunta
Nome: Josivan Alves
Mensagem: muito obrigado!
Data: 20/04/2015 17:20

segue minha tabela do Banco.

Desde já agradeço a atenção de todos vocês! :)

[img:descricao=Diagrama das tabelas do Banco]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/425501-20150422-165831.jpg[/img]
Responder

23/04/2015

Eduardo Santana

JosIvan, a resposta pode ser simples.
O primeiro seleção será a chave de tudo , ok. Por que ele é o pedido.

você terá que fazer uma view que use o código do suporte como chave. Atente-se para a ordenação da listagem. A melhor forma é ser sequencial ( mostrando a inserção cronológica das conversa).

Espero ter ajudado.

Forte abraço.

Eduardo Santana
www.bufallos.com.br
Responder

23/04/2015

Marisiana Battistella

Nesse artigo consta um exemplo simples de criação de view: [url:descricao=Conceitos e Criação da View - Views no SQL Server - Parte 1]https://www.devmedia.com.br/conceitos-e-criacao-da-view-views-no-sql-server-parte-1/22390[/url]

Na documentação do SQLServer: [url:descricao=CREATE VIEW (Transact-SQL)]https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187956.aspx[/url]
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar