GARANTIR DESCONTO

Fórum trabalhando com transações.... #49662

01/03/2005

0

bom tarde,

gostaria da opinião(sugestão) do pessoal do fórum em relação
a minha rotina de tratamento de transações envolvendo o b.d.,
segue a rotina:

//efetuo o insert ou update
MeuProprietario.Cadastrar;

//retorna Id do Proprietario
Campos:=´GEN_ID(GENPROPRIETARIO_ID, 0)´;
Tabela:=´RDB$DATABASE´;
Complemento:=´´;
Seleciona(Campos,Tabela,Complemento);
EId.text:=DMDados.DSPrincipal.DataSet[´GEN_ID´];

//trabalho com a transação
if not DMDados.IBTFidelizando.InTransaction then
DMDados.IBTFidelizando.StartTransaction;
DMDados.IBTFidelizando.Commit;
messagedlg(´Registro Salvo.´,mtInformation,[mbOK],0);

Obs.: Minhas query´s se concentram em um único Data Module,
com a seguinte estrutura: IBDatabase->IBTransaction->IBQuery->DataSource
abro e fecho as query´s somente quando as preciso e o IBTransaction está
com os seguintes parâmetros: read_committed, rec_version. Não utilizo
componentes DataWare, faço o controle manualmente em Edit´s.

Obs2.: Observa-se q não faço uso de um Rollback numa exception por exemplo,
isso seria adequado ???...só faço uso do Rollback apenas em cadastros
Master/Detail, onde no OnClose do Form, verifico se não houve a inserção ou alteração
(pelo Id do form).

Maikiperin

Maikiperin

Responder

02/03/2005

Fsflorencio

A linha
if not DMDados.IBTFidelizando.InTransaction then DMDados.IBTFidelizando.StartTransaction;

não é necessária. A transação deve ser aberta antes de passar os parâmetros para a query que está fazendo a gravação dos dados e não antes do commit.

A sequência seria assim:

if not transacao.intransation then
transacao.starttransaction;

query.sql.text := ´insert into ... values ..´;
query.execsql;//se a transação não estivesse ativa ele daria um erro neste momento;

transacao.commit;

Obs2.: Observa-se q não faço uso de um Rollback numa exception por exemplo, isso seria adequado ???...só faço uso do Rollback apenas em cadastros Master/Detail, onde no OnClose do Form, verifico se não houve a inserção ou alteração (pelo Id do form).

Particularmente eu uso transações curtas e acho interessante colocar um componente applicationevents com um rollback no evento onexception informando a mensagem de erro.
No seu caso como vc não usa componentes dataware acredito que suas transações também sejam curtas. Ou você faz como sugeri, ou então você pode colocar um try except com um rollback. O importante é não ficar nenhuma transação aberta. Ok!

Responder

Gostei + 0

02/03/2005

Maikiperin

Particularmente eu uso transações curtas e acho interessante colocar um componente applicationevents com um rollback no evento onexception informando a mensagem de erro.

poderia me dar exemplo de aplicação desse componente ?

Responder

Gostei + 0

02/03/2005

Fsflorencio

Adicione um componente TApplicationEvents (Additional) e no evento OnException você trata os erros.

ex:

procedure TForm1.ApplicationEvents1Exception(Sender: TObject;
E: Exception);
begin
MessageDlg( ´ocorreu um erro inesperado!´ + #13 + E.Message, MtInformation, [mbok], 0 );

if transacao.Intransaction then
transacao.rollback;
end;

Qualquer erro que ocorrer vai dar um rollback.

Sendo assim, se você dá algum comando sql (insert, update, delete) que esteja dentro do contexto de uma transação e ocorrer um erro do tipo ´invalid variant type conversion´ vai dar um Rollback em tudo!
Por isto é imprescindível que vc use transações curtas (executar os comandos para gravar tudo de uma vez ao clicar no botão ok por exemplo, isto leva uma fração de segundos dependendo do que estiver fazendo).

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar