Você acha que possui o perfil de um programador XP?

15/01/2019

0

E aí pessoal, blz?

Agora que todos já conhecem a metodologia eXtreme Programming graças a nova série e aos que ainda não conhecem não percam mais tempo e confiram lá! ; ) [url:descricao=Série de XP]https://www.devmedia.com.br/extreme-programming/[/url]

Vcs acham que possuem o perfil para participarem de um projeto que implemente esta metodologia? E caso de não quais os princípios e praticas que mais sentiriam dificuldade de lidar?

Forte abraço!
Rodolfo Gomes

Rodolfo Gomes

Responder

Post mais votado

15/01/2019

Fala Rodolfo,

Eu acredito que qualquer programador tem perfil para programar dentro das práticas e princípios da XP. Contudo, uma vez que a XP tem as suas práticas, pode ser que leve um tempo para se adaptar a algumas delas.

Testar é fundamental, disso ninguém vai discordar. O problema com o TDD é a mudança de cultura que ele propõe, que naturalmente leva um tempo pra acontecer. Pensar no teste primeiro e depois escrever a funcionalidade e contra intuitivo e vai de encontro a forma como você aprendeu a programar. Então acho que o TDD é a prática da XP a qual um programador levará mais tempo para se adaptar.

Entender a refatoração ajuda nesse início porque o Refactoring faz o TDD ter mais sentido. Quando você está em um processo de refatoração o objetivo não é mudar o comportamento do código, mas sim a sua estrutura. Pra que isso funcione você precisa saber como o código funciona antes de mudá-lo e uma das melhores formas para se conhecer o comportamento de uma certa parte do programa é disparar os seus testes, armazenando os seus resultados. Após fazer a refatoração, você executa esses mesmos testes novamente e se algum deles falhar, tendo em vista que todos foram bem sucedidos da primeira vez, a refatoração falhou porque mudou o comportamento do código.

Pensando dessa forma até mesmos os testes feitos para as menores partes do código passam a fazer mais sentido porque, fazendo parte de um todo, cada fração do código deve manter o seu comportamento durante a manutenção do sistema, até que deliberadamente mude sob a justificativa de algum requisito novo.

Estevão Dias

Estevão Dias
Responder

Mais Posts

16/01/2019

Davi Emboaba

Estou de total acordo com o que o nosso amigo Estevão colocou em seu comentário!
Responder

21/01/2019

Hélio Devmedia

Gostaria de adicionar que para algumas pessoas e algumas organizações, a adoção de uma metodologia ágil como Scrum ou XP, é um verdadeiro teste de mudança de atitude. Programadores individualmente ou em grupos, podem oferecer muita resistência de adaptabilidade a nova metodologia. Em parte por questões técnicas envolvendo o aprendizado de práticas que julgam desnecessárias como TDD, refactoring, padrões de projetos, e em outra parte por questões sociais e psicológicas pois a metodologia ágil exige mais interação entre os indivíduos.

Normalmente, os responsáveis em implantar metodologias ágeis tem a habilidade de motivar a equipe a aceitar o método como algo melhor, mas quando não é possível existe algumas alternativas:

Verificar se há alguma outra metodologia Ágil que possa se encaixar nas necessidades da empresa e do grupo;
Verificar se os tipos de projetos e o tipo de equipe pode usar a metodologia ágil;
Estudar mudanças no ambiente da equipe que facilite a implantação da metodologia; mas em ultimo caso
Separar os indivíduos que demonstram resistência e estudar o caso deles separadamente.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar