Você já usou/usaria o Docker? Em que situação?

01/10/2018

0

Fala, galera. Beleza?

Você já usou/usaria o Docker? Em que situação? Apenas pra facilitar o desenvolvimento ou em produção também?

Abraços :)
Caio Rolla

Caio Rolla

Responder

Post mais votado

01/10/2018

Oi Caio hoje eu uso docker em dois contextos: desenvolvimento e homologação. Ainda estou iniciando, em desenvolvimento tenho um ambiente Nginx+PHP-FPM+MySQL. Mas quero montar mais alguns. E em homologação pois ficou fácil montar em um servidor particular. Assumir os cenário produção me parece em que está se solidificando, se já não está sólido. Algumas clouds já fornecem ambiente com docker como a Amazon e a Digital Ocean.

Edison Santos

Edison Santos
Responder

Mais Posts

02/10/2018

Edson Sobrinho

Fala galera, blz!?
eu conseguiria utilizar o docker para grandes projetos sem pagar nada? A parte free dele é limitada ou consigo muitos recursos para grandes projetos e ainda não pagar nada por isso?
Responder

02/10/2018

Gladstone Matos

Confesso que *ainda* nao estou utilizando mas tah na minha fila! :D
Responder

03/10/2018

Caio Rolla

Fala galera, blz!?
eu conseguiria utilizar o docker para grandes projetos sem pagar nada? A parte free dele é limitada ou consigo muitos recursos para grandes projetos e ainda não pagar nada por isso?


Consegue sim! O Docker é gratuito e open source, e contém todos os recursos da versão enterprise. A diferença entre a versão gratuita e a versão enterprise é que na segunda existe suporte e alguns dos elementos utilizados no Docker são certificados.

O único custo estará no deploy, pois você precisará contratar um servidor para executar seus contêineres. Se você utiliza servidores físicos on premises, nem isso.

Abraços :)
Responder

03/10/2018

Jamile Deus

Ainda não estou usando, mas achei super interessante e irei implementar em homologação e dev. Acredito que irá ajudar bastante o temido problema de montagem e padronização de ambientes entre as equipes Dev e Ops.
Responder

04/10/2018

Estevão Dias

Fala Paulo, beleza?

Eu não lidei diretamente com Docker, mas já trabalhei com máquinas virtuais, onde desenvolvimento/produção eram ambientes criadas espelhando a mesma vm (algo bem próximo do Docker, embora não utiliza exatamente a mesma tecnologia)

Cara, melhorou muito. Principalmente porque, antes disso, as vezes a Infra atualizava o servidor de produção, ou alguma coisa nele como uma biblioteca, e a galera tinha que correr pra resolver o que quebrava no código. Avisos como "tudo tem que subir como UTF-* se não quebra" se tornaram coisa do passado. Coisas como "na minha máquina funciona" também acabaram. E muitos outros problemas que graças a deus eu nem lembro mais sumiram. E uma evolução muito legal também, posterior, foi implementar o deploy pelo git. Quando a gente dava push tinha um hook que enviava o código para produção e a galera do lado dava pull para trazer as alterações. Aí foi o paraíso.

Vai nesse caminho que não vai ter volta ^^
Responder

05/10/2018

Caio Rolla

Vocês utilizam algum orquestrador? Kubernetes, Docker Swarm ou outro?
Responder

08/10/2018

Estevão Dias

Fala Caio, blz?

Explica pra gente qual diferença entre Kubernetes, Docker e Docker Swarn. No Google Cloud, por exemplo, eu vi que eles trabalham com Kubernetes.
Responder

08/10/2018

Caio Rolla

Fala Caio, blz?

Explica pra gente qual diferença entre Kubernetes, Docker e Docker Swarn. No Google Cloud, por exemplo, eu vi que eles trabalham com Kubernetes.


O Docker é a ferramenta que utilizamos para gerar images e construir contêineres. Mas, conforme nossas aplicações vão crescendo e o número de contêineres cresce junto, precisamos de alguma ferramenta que faça a gestão disso tudo. O Docker Swarm, que é a solução "nativa" do Docker e o Kubernetes, uma solução do Google, fazem essa gestão. Chamamos esse tipo de software de Orquestradores.
Responder

08/10/2018

Calebe Menezes

Olá pessoal, beleza?

Alguém sabe dizer se é possível usar o Docker numa revenda compartilhada?
Responder

09/10/2018

Estevão Dias

Fala Calebe, blz?

Dificilmente você conseguirá acesso a contêineres se não for uma hospedagem cloud, porque a hospedagem precisa preparar o servidor para suportar o isolamento lógico de memória. Então, ou você procura por uma hospedagem VPS, na qual você geralmente pode instalar as ferramentas que precisa no servidor, ou parte pra hospedagem cloud mesmo, e aí tem várias no Brasil e fora dele, como a Google Cloud, Amazon AWS, Vultr, etc.

Acredito que em pouco tempo essa tecnologia será um padrão de mercado porque o modelo de hospedagem compartilhada é muito ruim, tanto pro cliente quanto para os administradores.

Um grande abraço.
Responder

15/10/2018

Calebe Menezes

Olá Estevão, muito obrigado pela resposta!

Eu cheguei a imaginar que talvez não fosse possível mesmo usar o Docker numa revenda compartilhada :(

Então o jeito é recorrer a uma hospedagem cloud mesmo. O que me preocupa mesmo é o valor, e parece que esse tipo de hospedagem custa conforme o uso. Acho que é um caso que tem analisar bem antes de adquirir o serviço.

Vlw :)
Responder

07/01/2019

Pwcodigo

No momento quero aprender usar Docker para usar metodologia muito falada sobre DevOps e integração contínua. Que a partir do seu servidor local, pode upar para seu servidor AWS alterações e ao mesmo tempo fazer commit para git através de comandos pelo CLI.

Isso que me atraiu pelo docker, assim torna o processo mais ágil e produtivo.
Responder

07/01/2019

Edison Santos

Oi Caio hoje eu uso docker em dois contextos: desenvolvimento e homologação. Ainda estou iniciando, em desenvolvimento tenho um ambiente Nginx+PHP-FPM+MySQL. Mas quero montar mais alguns. E em homologação pois ficou fácil montar em um servidor particular. Assumir os cenário produção me parece em que está se solidificando, se já não está sólido. Algumas clouds já fornecem ambiente com docker como a Amazon e a Digital Ocean.


Ai galera valeu pelas curtidas : )

Tenho evoluídos os estudos. Criando meus próprios docker-compose, adicionando alguns scripts básicos nos Dockerfile, tipo cópia de arquivos no momento de gerar os container.

Estou rodando uns app utilitário tipo wordpress, calibre web (ebook manager), rstudio e jupyter notebook (análise de dados com r e python respectivamente). Estou com um ambiente de desenvolvimento novo ASP.NET Core 2.0 e MariaDB. Quero atualizar este para o Core 2.2.

Próximos passos. Publicar os ambientes na Digital Ocean enquanto estou com Voucher ativo rsrsr.

Tem sido bem legal a experiência com containers. Tenho ido do PC para o Notebook tranquilamente, sempre deixando a pastas app/dataset/conifg/storage no host para facilitar manipulação/desenvolvimento/versionamento.

E vocês como tem sido usar o Docker?
Responder

07/01/2019

Edison Santos

Olá Estevão, muito obrigado pela resposta!

Eu cheguei a imaginar que talvez não fosse possível mesmo usar o Docker numa revenda compartilhada :(

Então o jeito é recorrer a uma hospedagem cloud mesmo. O que me preocupa mesmo é o valor, e parece que esse tipo de hospedagem custa conforme o uso. Acho que é um caso que tem analisar bem antes de adquirir o serviço.

Vlw :)


Calebe, a Digital Ocean está com uns planos legais. Tem a Amazon também mas me parece mais caro para fazer testes sem Voucher de entrada.

O Heroku também pode ter container Docker com o heroku.yml mas não olhei com detalhes...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar