Web Service é sempre necessário?

06/04/2020

0

Boa noite pessoal,
estou começando a carreira de desenvolvedor mobile e sou novo aqui no devmedia.

Pesquisando e mergulhando nesse oceano de informação do stackoverflow, youtube e udemy. Percebi que é a rejeição ao acesso direto ao banco de dados por aplicação mobile é um consenso entre a comunidade de desenvolvedores. A utilização de uma Web API é sempre preferível. Li que existem diversas vantagens em relação à reutilização, escalabilidade e segurança das aplicação quando há um back-end.

No entanto, em meu contexto profissional, me deparei com alguns cenários que me encheram de dúvidas e queria compartilhar aqui em busca de ajuda.

Cenário: Loja/Restaurante

Desenvolvemos sistemas de gestão em que tanto o próprio sistema como o banco de dados estão hospedados no servidor local do cliente.
O cliente tem interesse de controlar comandas/pedidos/vendas por aplicativos móveis instalados nos celulares dos funcionários que estarão dentro da loja atendendo os clientes.
Os aplicativos e o servidor estão conectados à mesma rede local.

Dúvida 1: Faz sentido hospedar uma Web API em serviços como Azure, AWS nesse cenário? tendo em vista que o servidor é local e os dispositivos estão conectados na mesma rede.

Dúvida 2: Faz sentido hospedar a Web API no servidor do cliente? tendo em vista que provavelmente teria que fazer isso para todos os clientes interessados na aplicação? E que, provavelmente, alguns não terão servidores dedicados para hospedar a WEB API (Podendo, inclusive, não ser um windows server)?

Dúvida 3: Existe alguma possibilidade de tornar seguro o acesso direto ao banco de dados pelos dispositivos móveis através da rede local? Corrijam-se se estiver errado, mas pela minha ótica inexperiente, não seria essa uma alternativa mais prática?