Olá pessoal,

Gostaria de iniciar este post agradecendo os elogios que tenho recebido a respeito do meu artigo de ZeosDBO, publicado na edição 109 da Clube Delphi . Muitos leitores tem tido dúvidas a respeito da instalação do componente, então resolvi publicar um passo-a-passo ilustrando todo o processo. Primeiramente baixe a versão 6.6.5 no link: http://sourceforge.net/projects/zeoslib/files/Zeos%20Database%20Objects/zeosdbo-6.6.5-stable/ZEOSDBO-6.6.5-stable.zip/download
Após finalizar o download, descompacte a biblioteca dentro de um diretório qualquer de sua preferência. No meu caso criei a pasta ZeosDBO para a extração dos componentes, conforme mostra a Figura 1.


Figura 1. Diretórios após a extração do componente

Abra seu RAD Studio 2007, acesse o menu Tools>Options>Delphi Options>Library – Win32 e do lado direito em Library path selecione o caminho através do botão “...”. Clique novamente sobre o botão pontilhado para indicar o diretório dos fontes. Indique todas as pastas presentes no diretório src como mostra a Figura 2 e em seguida confirme as janelas clicando em OK.


Figura 2. Pastas a serem indicadas na instalação

Ainda no RAD, acesse o menu File>Open e aponte para a pasta packages>delphi11 abrindo o arquivo ZeosDbo.groupproj. Com isso, teremos aberto todos os pacotes de instalação do componente. Dê um duplo clique sobre o primeiro e selecione a opção build all conforme mostra a Figura 3.


Figura 3. Compilando os pacotes

Finalizando a compilação dê um duplo clique sobre o ZComponentDesign, com o botão direito do mouse selecione a opção Install para que seja exibida a mensagem de sucesso conforme a Figura 4.


Figura 4. Instalação dos componentes

Seus componentes estão instalados com sucesso! Um grande abraço e até a próxima!