Java Embarcado Desenvolvendo sua primeira aplicação com Java ME para Blu-ray Parte 02


Por:
Carlos Fernando Gonçalves
Thiago Galbiatti Vespa
Cássio Alexandre Sousa

Blu-ray Disk Java

A Sun Microsystems lançou e demonstrou durante o evento JavaOne de 2005 um ambiente Java que seria incluído nos players Blu-ray como um padrão obrigatório. A interatividade nos menus dos aplicativos contidos nos discos Blu-ray é construída com Java. A adição nos dispositivos de uma máquina virtual Java bem como a capacidade de conexão com rede foi proposta por James Gosling (pai do Java), que permiti, por meio da Internet, acrescentar recursos como legendas de idiomas ou recursos promocionais, que não estão incluídos na aquisição do disco.

O player Blu-Ray passa a ser desta forma não só o console para exibir conteúdo de multimídia, mas também ganha a capacidade de armazenar conteúdo e servir como base de conexão com a internet. Alguns exemplos são as possibilidades de serem utilizados como ferramentas educacionais nas escolas, negócios, engenharia, medicina, etc., abrindo o caminho para uma nova geração de aplicações que não era possível até então com o player do DVD.         

Plataforma BD-J

BD-J e é um subconjunto do padrão Globally Executable MHP (GEM). GEM é a versão mundial do padrão Multimedia Home Platform.

É possível utilizar a plataforma BD-J para desenhar um texto, uma imagem ou mesmo exibir uma animação.

Com avanços de outras API's do Java ME, ofereceu uma oportunidade no campo de aplicações de entretenimento presentes em nossos lares.

Na Figura 1 a seguir vamos observar a pilha de APIs que forma a especificação BD-J


pb_29_09_09_pic01.JPG
Figura 1- Esquema das APIs do Blu-Ray Disc Java

Na Tabela 1, os detalhes de cada pacote que compõe as APIs BD-J é exibido a seguir.


pb_29_09_09_pic02.JPG

Tabela 1. Pacotes e descrição das APIs do BD-J