Como fazer parte da migração para TV Digital.

Como todos sabem, a aproximadamente 5 anos tiveram inicio as definições do padrão brasileiro de TV Digital. Depois de muitos obstaculos hoje temos um padrão completo o ISDB-TB. O padrão criado tem como base o sistema japonês ISDB pré-existente acrescentando tecnologias desenvolvidas nas pesquisas das Universidades Brasileiras.
Para iniciar a recepção Digital será necessario que a população adquira um receptor Digital no padrao ISDB-TB, e para isso será necessaria a criação de um middleware que suporte todas as caracteristicas do sistema brasileiro. Atualmente existe uma implementação OpenSource sendo desenvolvida em algumas universidades brasileiras, porém não existe nenhuma implementação na qual a população possa colaborar. Essa seria uma maneira de diminuir custos e promover a inclusão da sociedade nesse contexto, e isso é obrigatório já que em sua totalidade, o padrão brasileiro foi escolhido de maneira a ser livre de Royalts, com o intuito de reduzir custos e promover a inclusão social.

Como estudante de Ciência da Computação, e portanto curioso, eu desejava fazer parte da revolução, ajudar a cortar os cabos da TV Analôgica, porem depois de estudar um pouco descobri que ainda não é possivel trabalhar na area pois não existe um middleware pronto. Porem me perguntei o que tem de tão complexo esse tal de middleware que eu não possa colaborar no desenvolvimento? A resposta é NADA, o middleware é uma camada intermediaria que deve interpretar as aplicações de TV Digital, realizar o Demux de sinal e até mesmo dar permisão de escrita em disco quando necessario.

Com objetivo de acelerar o processo e incluir a comunidade java, iniciamos o projeto Middleware Open source de Desenvolvimento Aberto (ModaTV).


O que é o projeto ModaTV?

É uma rede de desenvolvedores distribuídos para implementação livre de um middleware para a TV Digital brasileira seguindo as normas Ginga da ABNT(15606-1). Com a colaboração de todos, teremos um middleware interativo completo, construído pela comunidade. Acreditamos que dessa maneira será possível a comercialização de um set-top-box acessível a todos, pois o custo de desenvolvimento do software será diluído, restando apenas o custo de embarcar o software e o custo de hardware. Assim, a TV Digital finalmente alcançaria um de seus principais objetivos, que é promover a inclusão social.

Quais os objetivos?

  • Incluir a comunidade no desenvolvimento da TV Digital brasileira, estimulando a criação de times de desenvolvimento distribuídos ao longo do país, aproximando universidades, órgãos de pesquisa, e empresas

  • Validar as especificações do middleware Ginga, propondo alternativas de implementação ainda não exploradas

  • Democratizar o conhecimento técnico acumulado ao longo do desenvolvimento do padrão SBTVD

  • Introduzir novos agentes a um ambiente real de desenvolvimento de componentes de software para TV Digital

  • Ao fim do projeto, teremos uma implementação do middleware mais interativo do mundo, da forma mais inovadora possível: através da própria comunidade

O que temos?

O LWUIT completo para celular, rodando em desktop, utilizando o SDL como base gráfica. Precisamos adaptá-lo ao JavaDTV 1.1, mas quem disse que a vida é fácil?

Qual a base do projeto?

A base do projeto são as especificações incluídas nas normas ABNT que definem o Ginga. O módulo LWUIT está sendo adaptado de um projeto com licença GPL, o código original do projeto LWUIMB se encontra em (http://lwuimb.thenesis.org)

Como posso Participar?

Você pode participar de muitas formas, dentre elas:

Programando

O projeto é open source e de desenvolvimento comunitário, portanto, sem programadores nunca vamos conseguir concluí-lo. Baixe o código e, se achar que pode nos ajudar, você será bem-vindo. Para atuar dessa forma, você precisará dominar pelo menos um dos seguintes requisitos: conhecimento em Java, C/C++, JNI, e ambiente Linux.

Testando

Teste-o! Um projeto de código livre garante uma qualidade muito boa pelo seu "teste comunitário". Baixe a versão do SVN, como é explicado aqui, e caso ache algum problema, nos notifique inserindo-o no Issue Tracker.

Documentando

Como todo projeto, precisamos de pessoas com habilidade para documentação. Se esse é o seu caso, por favor, não deixe de nos procurar.

Investindo

Nós bem que tentamos, mas não foi possível viver de luz. Um de nossos programadores desmaiou e quase morreu por fazer a dieta da luz. Então resolvemos começar a trabalhar em empresas normais, daquelas que ficam em prédios e pagam um salário, portanto nosso tempo é reduzido.
Dessa forma, para que possamos concluir o projeto mais rápido, contamos com a sua ajuda.

E como devo fazer para Participar?

Para ingressar no grupo mande um e-mail para middlewareadmins@gmail.com. Seu e-mail será redirecionado para todos os administradores do projeto, e assim entraremos em contato com você.

Atualmente, estamos reaproveitando os seguintes projetos:

IRC CHANNEL

  • Server: irc.unirc.org

  • Channel: #middlewareopensource

OBS

Nossa implementação é completamente open source e realizada sobre licença GPLv3, sinta-se à vontade para baixar, compilar, copiar, distribuir, reclamar ou juntar-se ao projeto.

Para saber o andamento do projeto acesse o site do projeto ou http://www.rafaelalmeida.net ou http://cbs.net.br

”Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho uma idéia e nós trocamos essas idéias, então cada um de nós terá duas idéias." (George Bernard Shaw)

Agradecimentos ao projeto Thenesis - LWIMB, pois nosso LWUIT está sendo adaptado do código deles. (LWUIMB foi liberado sobre GPL.)