BPM (Business Performance Management), é um conjunto de software, processos de negócios e medidas de sucesso dos negócios (métricas e KPI's - key performance indicators) que, quando combinados, premitem a uma organização entender, agir e influenciar a performance de seus negócios.

Outra maneira de descrever o Business Performance Management é descrever o que ele não é. BPM não é simplesmente Business Intelligence nem uma ferramenta de análise de dados a ser implementada em um único departamento. BPM também não é uma tecnologia ou um software, nem simplesmente uma ferramenta de orçamento e planejamento.
 
BPM pode ser definido como a união de componentes como orçamento, planejamento, Business Intelligence, integração de dados, previsões e simulações. Você não pode tê-lo sem estes componentes, mas eles por si só não o definem. BPM é muito mais do que qualquer um destes componentes individualmente.
 
Uma solução de BPM corretamente utilizada pode ajudar usuários a recuperar o controle sobre seu negócio, aumentar a credibilidade de sua organização e remover as barreiras dentro da empresa. Mais amplo que as atuais métricas e produtos de dashboards executivos, ele permite aos gerentes conduzir seus negócios entendendo e respondendo às mudanças e tendências que estão ocorrendo na empresa.
 
O BPM oferece a avaliação de desempenho real do negócio de modo que os usuários possam melhor compreender onde e quando seu negócio está em risco, assim como quando evitar situações potenciais de risco. Além disso, oferece relatórios e análises para integrar igualmente os dados de planejamento, orçamento, previsão e consolidação. Pode auxiliar as empresas em termos de conformidade com a legislação tal como o ato de Sarbanes-Oxley, que exige dos negócios demonstrarem a transparência, a responsabilidade e a conformidade financeira.
 
A necessidade dos negócios por uma estrutura como o BPM, vem da limitação fundamental do "gerenciamento por números". Executivos sabem bem que o gerenciamento por números, ao invés do gerenciamento dos processos de negócios que levam a estes números, ignora as verdadeiras causas da performance do negócio e conduz freqüentemente a um manuseio incorreto destes números.
 
Referências Bibliográficas
 
SCHIFF, Craig. BPM is Coming ­ and It's Not Just Hype. DM Review Magazine, Setembro 2003. 
 
MIRANDA, Steven. Beyond BI: Benefiting from Corporate Performance. Financial Executive, United States of America, n., p.58-61, 01 mar. 2004.
 
WILLIAMS, Steve; WILLIAMS, Nancy. The Profit Impact of Business Intelligence. San Francisco - United States of America: Morgan Kaufmann, 2007.
 
SCHIFF, Craig. What’s In a Name? CPM vs. BPM vs. EPM. DM Review Magazine, Agosto 2005.
 
ECKERSON, Wayne. Best Practices in Business Performance Management: Business and Technical. TDWI, 2004.