Segundo o estudo, é possível conhecer os empregos que vão se destacar nos próximos cinco e 10 anos. Eles cobrem muitas áreas, mercados e tecnologias, mas todos estão envolvidos em três temas:

  • Coaching: ajudando as pessoas a melhorarem a administração de suas finanças e até mesmo seus pesos.
  • Cuidado: melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
  • Conexão: trabalhando a relação homem e máquina, físico e virtual, comércio e ética.

Esses três “C’s” estão ligados a uma verdade universal de que não importa o quão tecnológica nossa idade se torne, nós queremos o contato humano.

Pronto para saber quais são as profissões do futuro e os empregos que podem bombar nos próximos anos?

profissões

Data Detective - Analista de Dados

A ideia aqui é gerar respostas de negócio significativas e recomendações a partir da investigação de dados. O candidato a uma vaga como essa deve buscar os dados e perseguir o que eles estão dizendo. Além disso, ele deve ser curioso, resiliente, diplomático e nunca aceitar não como resposta.

Desenvolvedor de sistemas internos

O candidato ideal para uma vaga como essa cria flexibilidade para os usuários com o uso de aplicativos e infraestrutura desenvolvida dentro da empresa ou em ambientes de nuvem.

Gerente de projetos

Esse profissional vai investigar, acompanhar, negociar e fazer acordos sobre o fornecimento de produtos e serviços para garantir o alinhamento nos contratos com a questão ética de um público estratégico.

Gerente de desenvolvimento de negócios AI

O objetivo aqui é estar na vanguarda dos avanços em ciência da computação e vantagens de negócios. O trabalho será próximo a áreas de vendas, marketing e ao time de sócios. O mercado nos próximos anos irá tomar grandes rumos com a evolução da inteligência artificial e estes especialistas estarão despontando no mercado.

Master of Edge Computing

Você sabe o que é Edge Computing? É um modelo que descentraliza o armazenamento e/ou processamento de dados. Assim, tudo acontece mais próximo de onde os dados são gerados ou utilizados.

Gestor de operações e logística

Investimentos em rodovias, portos, aeroportos puxam a demanda por profissionais da área de logística.

Hoje a logística assenta muito em um porto e uma rodovia, mas, com mais investimento em infraestrutura, a complexidade aumenta.

Por isso, a tendência é que a área de operações e logística ganhe destaque e abram-se novas oportunidades no ramo.

Hoje no Brasil o problema com a logística é real e soluções para este problema vai demandar procura por muitos profissionais qualificados para operações mais inteligentes em busca de reduzir custos.

Fitness Commitment Counselor

O que acha de ter alguém ao seu lado que motive você a praticar exercícios físicos, melhorar a sua nutrição e adotar um estilo de vida mais saudável? Pois é. No futuro, esse profissional vai ser bastante requisitado.

O dia a dia está cada vez mais corrido e, é bem difícil você parar o seu dia para montar um treino ou uma dieta. Hoje já é uma realidade o sucesso destes profissionais e com o apoio da tecnologia seus serviços estão ficando cada vez mais “escaláveis”.

AI-Assisted Healthcare Technician

Já pensou alguém responsável por construir um sistema de hospitais mais eficiente, que se preocupa com os pacientes e ainda é mais preciso utilizando a tecnologia? Então, isso pode ser possível no futuro com essa função de examinar, diagnosticar, administrar e prescrever tratamentos para pacientes com o auxílio da inteligência artificial e médicos que são acessíveis remotamente.

Cyber City Analyst

Se tem uma pessoa que pode assegurar um fluxo firme de informações sobre as cidades é esse profissional. Se você gosta de trabalhar com informações que envolvam dados dos cidadãos e dos recursos dos municípios, pode ser uma ótima opção.

Genomic Portfolio Director

Aqui, o profissional precisa de uma experiência comercial grande. Ele criará e executará uma estratégia para aumentar o portfólio de produtos que envolvam a ciência da vida.

Man-Machine Teaming Manager

A colaboração entre homem e máquina vai ser uma realidade. Essa ocupação vai identificar tarefas, processos, sistemas e experiências que podem ser melhorados com a tecnologia.

Especialista em e-commerce

O e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes.

Por isso, o profissional especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida garantido.

Profissionais de Big Data

As empresas estão cada vez mais cheias de dados e de informações cruzadas de diversas fontes, sejam elas internas ou externas e, com este cenário é bem nítido que a importância desse profissional.

As análises de dados são necessárias para extração de materiais que irão servir para entender os gostos e tendências do consumidor e as reações do mercado.

Quantum Machine Learning Analyst

A área de machine learning (do inglês, aprendizado de máquina), principalmente com a integração com o aspecto quântico, também é uma parte da ciência da computação que vai ganhar destaque.

Seu trabalho vai aprimorar a velocidade e a performance de algoritmos de aprendizagem e problemas reais do mundo dos negócios o mais rápido possível.

Cursos que você pode fazer para trabalhar nessas áreas

Tecnologia da Informação

Engenharia de Computação

Engenharia Civil

Educação física e nutrição

Administração

Comunicação Social

Se você ainda não sabe qual carreira ou profissão seguir, temos uma ferramenta incrível que pode te ajudar a encontrar uma formação que tenha haver com você, nosso teste vocacional já ajudou mais de 500 mil pessoas e pode te ajudar também. Confira.

Cursos para potencializar sua carreira nas áreas acima

Desenvolvimento WEB

Programador de Banco de Dados

Python

SQL

E quais serão as profissões que vão desaparecer?

Segundo as previsões do futurologista, 10% dos empregos de hoje serão substituídos por softwares nos próximos 10 ou 15 anos. Por outro lado, a tecnologia também pode criar novas profissões.

O especialista faz um alerta para os trabalhos que apresentam um risco maior de desaparecer. Aqueles que seguem uma rotina restrita, como por exemplo, o trabalho de um bancário, estão na berlinda.

Ele pode ser substituído por um software e desempenhar essa função de uma forma mais rápida.

Um jornalista, por exemplo, ainda teria emprego garantido, afinal, a criatividade e a habilidade de escrever são difíceis de ser mecanizadas (ainda).

Você pode conferir o levantamento completo sobre os empregos do futuro também, se preferir.

E aí? Alguma dessas áreas atraiu a sua atenção? Está preparado para atuar em alguma profissão do futuro?