Aplicando CSS no Delphi for PHP

 

Olá Pessoal, nesta Quick Tips vamos dar início a uma série de dicas sobre como aplicar CSS no Delphi for PHP. Vermos o que é e como funciona o CSS principalmente no D4PHP. Então vamos a ela.

Para muitos programadores Delphi, e quando digo muitos falo em torno de 80%, o layout ou design de suas aplicações com certeza não é o foco principal. A preocupação maior fica a cargo das regras de negócio, da melhor tecnologia para acesso a dados, rotina para tratar o acesso à aplicação entre outras coisas. É comum vermos aplicações altamente funcionais, porém nem um pouco agradável à vista.

No ambiente Web esta ordem se inverte, ou melhor, caminha junto, pois um site deve ser funcional e mais do que isso agradável à vista.

De antemão gostaria de dizer que não sou um WebDesign mas com um pouco de criatividade, uma cor aqui, uma imagem ali e a ferramenta certa conseguimos aplicar alguns efeitos especiais ao nosso projeto.

No meu último artigo aprendemos como é fácil e rápido desenvolver uma aplicação utilizando a suíte de componentes que a ferramenta nos oferece, mas convenhamos ela não ficou nada apresentável. Então veremos como unir o útil ao agradável utilizando o melhor dos dois mundos: Delphi for PHP e CSS.


O que é CSS

 

Antes de qualquer coisa vamos aprender o que é CSS e para que serve, visto que essa pode ser a primeira vez que você ouve falar ou se já ouviu nunca se preocupou em saber o que era.

CSS (Cascading Style Sheets. — Folha de Estilos em Cascata) é uma linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML. CSS controla fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e muito mais.

HTML pode ser devidamente usado para definir o layout de website. Contudo CSS proporciona mais opções e é mais preciso e sofisticado. Atualmente todo navegador WEB suporta CSS. Basicamente a diferença entre HTML e CSS e que o primeiro é usado para estruturar conteúdos e o segundo é usado para formatar conteúdos estruturados. Bem parece meio louco isso tudo, mas tudo fará sentido em breve.

Foi-se o tempo em que marcar seus textos definindo "isto é um cabeçalho” ou "isto é um parágrafo" usando tags HTML tais como <h1> e <p> era o suficiente. A Web se expandiu ganhou mais adeptos e se tornou um verdadeiro mundo. Os designers começavam a sentir a necessidade de encontrar meios de construir layout mais apresentáveis e criados facilmente. Foi ai que fabricantes de navegadores (àquela época a Netscape e a Microsoft) inventaram novas tags HTML tais como: <font> que se diferenciava das tags originais do HTML pelo fato de destinar-se a layout e não à estrutura.

Isto despertou a criatividade de muitos designers que começaram a dar asas a imaginação e utilizar tags estruturais para melhorar seus layout como por exemplo a tag <table> que passou a ser empregadas para layout. Muitas destas novas tags para layout como a tag <blink> eram suportadas somente por um determinado tipo de navegador. Era comum nos depararmos com a frase: "Você precisa do navegador X para visualizar esta página".

A CSS foi inventada para solucionar este problema, colocando à disposição dos web designers meios sofisticados de projetar layout suportado por todos os navegadores e ao mesmo tempo separar os estilos de apresentação da marcação dos conteúdos, tornando a manutenção dos sites bem mais fácil.


Benefícios do uso de CSS


CSS é uma revolução no mundo do web design entre os benefícios podemos destacar:

 

Ø  Controle do layout de vários documentos a partir de uma simples folha de estilos;

Ø  Maior precisão no controle do layout;

Ø  Aplicação de diferentes layout para servir diferentes mídias (tela, impressora, etc.);

Ø  Emprego de variadas, sofisticadas e avançadas técnicas de desenvolvimento.


           Bem está é apenas uma pequena introdução sobre CSS. Nas próximas dicas vermos mais sobre CSS no Delphi for PHP. Abraços e até a próxima.