Olá pessoal, vamos dar seqência na série de dicas sobre Delphi for PHP e CSS, nesta vídeo veremos efetivemente como usar o CSS dentro do Delphi for PHP.


CSS no Delphi for PHP


Em primeiro lugar é importante ressaltar que todos os componentes adicionados a um Form no Delphi PHP serão de uma forma ou de outra enviados ao browser como elementos HTML, sendo assim presume-se que a todos eles ou na sua maioria podem receber um estilo de um arquivo CSS externo. Mas antes precisamos aprender como criar um arquivo CSS direto no Delphi for PHP.
Crie uma nova aplicação em File – New – Application. Salve onde achar melhor e retorne ao menu File – New desta vez selecione Other. O repositório irá se abrir, selecione a categoria CSS e clique em CSS Stylesheet:


É neste arquivo que acabamos de criar que vamos adicionar nossas regras para os elementos adicionados ao nosso form. Como disse todo componente de uma maneira ou de outra no frigir dos ovos é um elemento HMTL, ou faz uso de tal para ser criado na pagina. Para que possamos comprovar isto basta habilitar o Tag Editor na IDE para ver como determinado componente será entendido pelo browser.

Vá ao menu Tools – Options. Selecione o item Page Designer do nó Enviroment Options da TreeView. Para habilitar o Tag Editor basta selecionar o CheckBox Show Tag Editor:



Desta forma podemos observar como determinado componente será reinderizado no browser. Faça um teste. Adicione um label ao form e com o mesmo selecionado observe o código HTML gerado para ele:



Caso o código HTML não esteja visível basta pressionar CTRL + Shift + F12 para forçar a geração do código. Fica claro aqui que este label no browser será “entendido” como um DIV com um id chamado Label3. Este é o nome dado ao componente através da propriedade label no Object Inspector e pode ser alterado pelo usuário.

Assim podemos deduzir que se criarmos uma regra em um CSS para um ID #Label3 esta regra será aplicada a este label em especifico. Isso nos da uma liberdade muito grande para criarmos nossos estilos.

Bem pessoal, eu fico por aqui, até a próxima quick tips. Abraços !!!!