O grande vantagem de se trabalhar com CSS e que as regras de negocio e o layout podem ser tratadas e desenvolvidas separadamente sem que ocorra efeito colateral entre eles. Se por exemplos quiséssemos trocar a cor de fundo da pagina, a imagem, tipo de letra do menu e etc, poderíamos fazê-lo sem se quer abrirmos o projeto, ou qualquer arquivo PHP que seja.


Propeiedade Style dos Componentes


Como vimos anteriormente, um elemento HTML pode ser identificado por um “Id” ou uma por uma “class”. Esta ultima e identificada em um arquivo CSS por um ponto (.) e a regra assim definida será aplicada a todos os elementos identificados por esta class.
A maioria dos componentes visuais no Delphi for PHP trazem em sua estrutura uma propriedade chamada Style. Nesta propriedade são publicadas as regras que porventura vierem a ser definidas como regras de class em um CSS, ou seja, todas as regras cujo seletor comece por um ponto (.).
Com isso podemos criar regras para determinados tipos de controles e aplicar essas regras aos controles que desejarmos através da propriedade Style destes controles. Por exemplo:
No arquivo CSS criado para o menu adicione mais duas regras conforme o código abaixo:

    .BtnAzul{
                    background: #0000FF;
                   font: bold 15px verdana, sans-serif;
                    border: 1px #FFF solid;
     }

      .InputAzul{
                        border: 1px #0000FF solid;
      }


Salve o arquivo css. Agora so para teste adicione dois Botões ao formulário e dois Edits também. Selecione um dos botões e va ate a propriedade style deste botão. Repare que agora esta propriedade se tornou um combo e se clicarmos nela veremos as duas regras que acabamos de criar. Observe:




Repare que o Delphi mapeou para propriedade Style todas as regras definidas como regras de class, com isso podemos atribuir um dessas regras a um ou outro controle. No caso acima somente Buttom1 e Edit1 receberam a regra, ficando o Buttom2 e o Edit2 com a aparência default.
Faca a um teste crie novas regras e aplique aos controles.


Conclusão


Estas dicas estão longe  de ser um manual de referencia para CSS, e esta também não foi a intenção. Há na internet uma gama de artigos e tutoriais mostrando o poder deste recurso e que vale a pena você dar uma olhada. No que diz respeito ao CSS no Delphi sem duvida fica claro que é muito simples fazer uso deste recurso através da IDE o mais difícil e colocar cada cor em seu devido lugar, mas com um pouco de dedicação e esforço você consegue.

Mais uma vez obrigado e ate a próxima.