Olá galera, nesta Quick Tips irei continuar mostrando a ferramenta Case Studio 2, e seguindo nossa Lista de Assuntos, agora Modelo e SubModelo.

Modelo

Visão geral de todo o projeto de Modelagem de Banco de Dados, onde temos todas as entidades envolvidas e relacionadas.

Acionaremos agora uma Entidade, e logo em seguida com o Botão direito Edi Entity


Definiremos agora alguns campos para exemplificar melhor, clique em Add


Key = Define a chave Primária

Not Null = Não aceita valores nulos

Attribute Name = Nome do Field

Datatype = Tipo do Field

Clique em OK+Add, e será permitido criar um novo Field(Adicione Nome[VarChar 50], Sexo[VarChar 1], CPF[VarChar 11]), assim podemos criar todas as entidades de nosso modelo, veja abaixo como adicionar esta entidade ao Submodelo Cadastro.

Submodelo

Visão analítica de cada parte do nosso projeto, como por exemplo termos separados por Modelo, o Financeiro, Estoque, Cadastro, Controle de Acesso de nosso Modelo de Banco de Dados, onde ao precisarmos ver uma determinada tabela, ou analisar o modelo do Financeiro, termos aquela visão onde só existem tabelas que fazem parte do Financeiro.

Clique com o Botão Direito, logo em seguida, New Submodel


Caso você tenha mais entidades, vera que todas elas são listadas, para adicionar o novo SubModelo, basta selecionar as mesmas, e definir o nome, será criado um SubModelo. Veremos a janela abaixo :


 

Observação, ao mexer no SubModelo, irá alterar também o Modelo principal, então não apague as entidades, caso tenha adicionado alguma entidade errada, seguir o passo abaixo, e desmarcar as entidades erradas.


Fico por aqui e na próxima Quick Tips, na próxima veremos a Exportação do Modelo.

Um abraço

Wesley Y

wyamazack@rwsolution.com.br

Leia todos artigos da série