Olá pessoal, neste artigo vamos mostrar como se converte um script de uma base de dados para outra, caso tenhamos a necessidade de migrar de banco de dados. Estaremos utilizando a ferramenta Case Studio para conversão da base de dados.Vamos ao exemplo:

Passo 1 - Temos uma base de dados de exemplo criada em firebird. Podemos identificar o tipo de base observando no rodapé da ferramenta que indica a base que estamos utilizando. Na tela a seguir vá até a o menu Model e escolha o item Database conversion:




Passo 2 - Depois de escolher o item acima demonstrado, vamos escolher a base que desejamos ter na conversão.




Passo 3 - Na tela acima mostrada vá até a comobox e escolha a base destino. Estaremos converetendo para Sql server 2005.


Após isto a nossa base será convertida para Sql server 2005 e o nome da base de dados no rodapé da tela será alterado.


Passo 4 – Agora vamos gerar o script para criação da nova base de dados. Vá até o menu model e escolha a opção generate script ou (F9).




Escolha agora o diretório para criar o stript e selecione as opções desejadas para criação da tabela.

Depois vá até a guia Entity List para selecionar as tabelas que serão convertidas para o nosso futuro script. Observe que nas opções podemos escolher o que será gerado para que possamos utilizar em outro banco, podemos gerar os Domains, as Primary Keys, procedures e tudo mais. No nosso exemplo estaremos utilizando somente a opção tables, em seguida clique em generate.


Passo 5 – Agora, com o nosso script gerado nós podemos utilizar para montar as nossas tabelas em outros SGBD's e não só a conversão de Firebird para Sqlserver pode serve feita. Temos outras opções com esta ferramenta simples e prática de se utilizar.




Fico aqui com mais este artigo. Um abraço e até a próxima.

Daniel Pereira

Contato : danielsantos1984@gmail.com