Olá pessoal, hoje vamos aprender de forma bem prática como criar um menu no estilo Office 2007 em uma aplicação Delphi win32, para isso utilizaremos um elemento inovador já remanescente da versão 2009 do RAD Studio chamado Ribbon. Vamos criar aqui um menu simples mas que servirá certamente para elucidar dúvidas quanto a criação de aplicações mais complexas.

Para começar crie um novo projeto VCL Forms Application no Delphi e adicione o componente TRibbon localizado na paleta Ribbon Controls. Feito isso :

·         clique com o botão direito do mouse sobre o componente e selecione ADD TAB, dentro da aba que acabou de ser criada;

·          repita o procedimento agora clicando em ADD GROUP.

 

Muito bem, faremos apenas duas inserções neste grupo. A primeira será um botão aliado à uma imagem e a segunda inserção será um grupo de botões semelhante ao “Alinhar à Esquerda – Centralizar – Alinhar à Direita” que observamos na aba início do Word 2007. Esses dois padrões serão vastamente utilizados por qualquer aplicação em que o desenvolvedor optar pela utilização de componentes Ribbon, portanto, vamos à eles:

Para criar as ações à serem acessadas pelo Ribbon  adicione  um componente  Action Manager ao projeto , para o exemplo adicionaremos ações conforme abaixo. Preste atenção também nas propriedades de cada uma delas:

Muito bem, é hora de mostrar as ações no Ribbon, e preparem-se pois esse procedimento exige extrema perspicácia do programador. Para fazê-lo você precisará selecionar a ação dentro do Action Manager e...  arrastá-la para dentro do Ribbon. Isso mesmo, feito isso você terá o elemento posicionado como se fosse um botão no Group do Ribbon. Claro que deveremos associar uma imagem à esse elemento de forma a torná-lo mais interessante.

Adicione um componente Image List à aplicação, inclua imagensa para botões de menu. Uma dica para os iniciantes em Delphi é acessar a pasta de imagens do próprio programa. O  endereço padrão é: ~:\Program Files\Common Files\CodeGear Shared\Images\GlyFX\Icons\XP.

Lá você encontra a maioria dos ícones utilizados em aplicações básicas. Escolha as imagens de sua preferência e adicione-as ao Image List.

Atente para o seguinte, o Image List que criamos utiliza padrões de imagem 16 x16, você pode definir esse padrão ANTES de colocar as imagens do arquivo. Adicione outro Image List, só que agora altere as propriedades de tamanho(Height e Width) das imagens para 32 x 32. Insira agora imagens correspondentes à esse tamanho no Image List 2.

Agora, aponte o Action Manager para os  Image Lists da aplicação. Na propriedade IMAGES indique o Image List 1(16 x16 ), e na propriedade LARGE IMAGES o Image List 2 (32 x 32).

Para indicar qual imagem pertencerá a correspondente ação, clique na Action, seja pelo Action Manager ou pelo Ribbon e altere a propriedade IMAGE INDEX da cada uma delas. Perceba que podemos criar pequenos ícones ou de tamanho maior como segue:

Conseguimos este efeito alterando a propriedade BUTTON SIZE do item, para chegar até ela você deverá selecionar o botão no Ribbon, localizar a propriedade COMMAND PROPERTIES e expandí-la. Altere o BUTTON SIZE para bsLARGE, associe o IMAGE INDEX para a imagem devida e observe o resultado semelhante ao mostrado acima.

Por hora, ficamos com  isso, mas continuarei a tratar deste elemento nos próximos artigos, lembrando que a pesquisa nas propriedades e funções dos elementos é muito interessante para quem deseja se aprofundar na ferramenta RAD STUDIO como em qualquer outra.

Obrigado pela atenção, espero que o artigo tenha sido útil para os seus estudos.

Até a próxima.

Jefferson Araújo.

Contato: tecjefferson@hotmail.com