Olá Pessoal, aqui estou para mais um Quick Tips, desta vez sobre banco dados. Para ser mais extato veremos como criar um view no MySql.

Bem como o próprio nome diz, view é uma visão de dados. Muito utilizadosquando queremos simplificar a maneira como acessamos um result set complexo ou até mesmo para dar acesso somente leituras em determinadas tabelas.

Para que você possa entender observe a imagem abaixo. Ela mostar um select simples em apenas duas tabelas. Na verdade nada de mais.



Agora imagine que surja a necessidade de se formatar a data para o formato padrão pt_br. Então nosso select mudaria e ficaria confrome a figura abaixo:



Claro que somente isso não sustificaria a criação de uma View mas pense em um select muito complexo onde teremos vários tratamentos, funções e etc. Ai já vale e muito a pena criarmos uma View. O Código abaixo mostra como isso poderia ser feito:




Simples assim, agora toda vez que quisermos obter os dados de autores e publicações com a data formatada basta fazer como na figura abaixo:




Bem pessoal, eu fico por aqui. Até a próxima dica.