Olá à todos, hoje vamos aprender em rápidos passos com criar um efeito fotográfico muito utilizado em design que é a foto em dois tons de cores. E para que fique claro o que pretendemos fazer iniciarei lhes demonstrando o resultado com uma foto diversa:

Veja que, apesar de simples, esta prática pode ser aplicada em diversas situações nas quais se deseja criar efeitos personalizados em layouts de sites, aplicações e etc.

Inicialmente, abra a foto de sua preferência e duplique a camada (layer) background simplesmente arrastando-a para o ícone “Create New Layer” no canto inferior  do painel de Layers.

Feito isso, vamos deixar a imagem em tons de cinza, eliminando a saturação. Para isso vá à guia IMAGE à ADJUSTMENTS à DESATURATE . A maneira mais simples de realizar este passo é utilizar o atalho CTRL + SHIFT + U.

Na guia Filter selecione ARTISTIC e escolha a opção CUTOUT. Você deverá ajustar os níveis localizados ao lado da janela que se abrirá  da seguinte forma:

·         Number of levels: 2;

·         Edge Simplicity: 0;

·         Edge Fidelity: 3.

Clicando em OK você perceberá que o resultado não é muito agradável devido ao serrilhamento provável das margens da fotografia. Corrigiremos isso com o filtro GAUSSIAN BLUR (guia FILTER à BLUR à GAUSSIAN BLUR) deixando-o em níveis bem baixos, apenas para diminuir o efeito ‘serrote’ da foto.

Terminada esta etapa observe que a foto apresenta certo desfoque, o que é normal quando se utiliza o filtro GAUSSIAN BLUR. Vamos então diminuir a intensidade do Blur ajustando a opção CURVES da imagem.

Vá em IMAGEàADJUSTMENTSà CURVES  e deslize as setas correspondentes ao preto e branco de forma que seja possível a correta visualização da silhueta da imagem e intensidade da cor.

Pronto, sua foto agora está personalizada em preto e branco, e vale lembrar que,  de acordo com o capricho dos ajustes acima descritos o resultado poderá ser otimizado. Faça testes, mude os níveis, realize novos ajustes, pois, como cada foto se comportará de forma diferente o bom resultado dependerá também da sua dedicação para produzir um efeito de qualidade.

Muito bem pessoal, espero que este artigo tenha sido útil, obrigado pela atenção e até a próxima!

Jefferson Araújo.

Contato: tecjefferson@hotmail.com