Olá galera, nesta Quick Tips irei mostrar como criar um usuário utilizando o IBExpert

Abrindo o IBExpert acessando o Menu Tools / User Manager, veremos a seguinte janela. Esta tem a finalidade de administrar os usuários e senhas do seu Banco de Dados.

img

Podemos notar que existe um usuário já criado, o default SYSDBA, vamos criar nosso próprio usuário, clicando no botão ADD

img

Agora podemos ter um usuário para o Banco de Dados, diferente do SYSDBA, vamos configurar um Banco de Dados e acessar com o nosso usuário, para isso siga o passo abaixo :

img

Ao abrir a janela veremos que basta alterar o usuário antigo e a senha, para o novo usuário DEVMEDIA

img

Clicando no Botão Test Connect, podemos ver o resultado caso o usuário e senha estejam corretos.

img

Fica esta Quick Tips para aqueles que querem deixar seu sistema mais confiável, criando um usuário por banco, ou até mesmo evitando utilizar o usuário e senha que todo mundo conhece, SYSDBA e masterkey, torna-se mais complexo de roubarem nossas informações ganhando também mais segurança. Lembrando que para cada banco de dados não é obrigado ter um usuário por banco, é só uma idéia, você pode utilizar o mesmo usuário para todos os bancos, inclusive o SYSDBA, nada lhe impede de fazer isso, mas a segurança de nossos dados é uma das coisas mais importantes que temos que cuidar no desenvolvimento do sistema, e na utilização quando estiver em produção.