Olá Pessoal, aqui estamos para mais uma Tip falando sobre variáveis no PHP. Estamos já ma PArte 5 e nesta tip falaremos da SUPERGLOBAL $_POST. Esta SUPERGLOBAL tem a mesma função da SUPERGLOBAL $_GET porém enquanto a SUPERGLOBAL $_GET recupera valores submetido ao servidor via método GET a SUPERGLOBAL $_POST recupera valores enviados via método POST. Bem sugestivo não é ?

     No ultimo post vimos que o Hypertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto - HTTP) é o protocolo de comunicação utilizado para a troca de dados entre um navegador e um servidor web. Para que o protocolo HTTP consiga transferir seus dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP/IP  tornem possível a conexão entre clientes e servidores através de sockets TCP/IP. O protocolo HTTP define oito métodos e um deles é o método POST. O método POST é muito utilizado em fomulários HTML, por exemplo aqueles famosos formularios de contato que encontramos em site na internet. Observe o Codigo abaixo:



     Nele temos um codigo de uma pagina HTML simples que possui um pseudo formulario de contato onde podemos perceber alguns detelhes. Veja que o metodo de envio deste form para o servidor e o metodo POST (method="post"), ou seja quando o usuario pressionar o botão OK os dados serão enviados para o servidor utilizando o metodo post. Outro detalhe e que os dados serão enviados para um script PHP chamado script.php :-). Isso significa que existe um script no servidor que irá receber os dados do formulario e será nele que a variável SUPERGLOBAL irá atuar. A imagem abaixo mostar a pagina HTML reinderizada.




     Agora vamos ao que interessa neste post. Como sempre vamos primeiro da definição do Manual para o método Post.

$_POST - Um array associativo de variáveis passados para o script atual via método HTTP POST. (Manual PHP)

     Como sempre temos mais um array associativo, onde a chave do array será o nome do controle que vc quer pegar o valor e o valor do array será o conteudo do campo. No nosso caso temo três controles no Form HTML. Dois Edit e um Botão. Reprare que os edits possuem um nome cada: edt_nome e edt_email. Assim o para pegar o valor digitado no Script devemos fazer o seguinte. Crie um arquivo PHP e nele coloque o código da imagem abaixo e salve-o como script.php.




    Fica claro agora como fazer um insert na base de dados partindo de um form, correto ?  Ao inves de dar um echo usariamos a SUPERGLOBAL $_POST para poder pegar o valores enviados e montar o Insert.

    Eu fico por aqui. Até o nosso próximo Tip.